História Local

As fundações daquela que havia de se tornar numa das maiores companhias de electrónica do mundo remontam a 1891 quando Anton e Gerard Philips criaram uma empresa em Eindhoven, Holanda, para o fabrico de lâmpadas incandescentes e outros produtos eléctricos.

 

A Philips está presente em Portugal desde 9 de Novembro de 1927, através da Philips Portuguesa, S.A., e, desde então, tem sido colaboradora, fornecedora, sócia e amiga de gerações de famílias portuguesas que têm confiado nos seus serviços e produtos.

Tendo iniciado a actividade na Rua da Betesga, em 1930 as instalações mudaram para a Avenida da Liberdade.

 

Em 1931, o General Óscar Carmona presidiu à apresentação da aparelhagem Philisonor que veio a equipar, nos anos seguintes, a maioria dos cinemas do País.

 

Outro marco importante foi a inauguração, em 1937, do novo emissor do Rádio Clube Português – ao tempo um dos mais potentes da Europa – construído pela Philips.

A fabricação de lâmpadas de incandescência teve início em 1943, na FAPAE – Fábrica Portuguesa de Artigos Eléctricos. Em 1949 é galardoada com o Prémio de Qualidade para a melhor lâmpada Philips produzida no mundo.
A espectacular aparição da televisão e os seus futuros efeitos sociais incentivaram a orientação investigadora da Philips em todo o mundo.

A primeira televisão aparece em Portugal no ano de 1957 e, de imediato, a Philips guinda-se a uma posição de relevo no mercado nacional.

 

A 12 de Março de 1970 é inaugurada a nova Sede, em edifício próprio, na Av. Engº Duarte Pacheco, com a presença do então Presidente da República, Gen. Américo Thomaz. O Parque Industrial de Ovar iniciou a sua actividade nesse mesmo ano, dedicando-se ao fabrico de componentes electrónicos, na sua maioria para exportação.

O ano de 1993 assistiu à transferência da sede da Philips em Portugal para umas novas instalações no Arquiparque em Miraflores.

 

A década de 90 foi uma década de significativas mudanças para a Philips. A empresa levou a cabo um importante programa de que resultou a concentração cada vez maior no desenvolvimento das suas actividades-chave.

 

Na actualidade, a Philips é uma empresa diversificada nas áreas de Saúde e Bem Estar, líder em inovação aplicada às necessidades dos seus clientes e consumidores, nas áreas de Healthcare, Lighting e Consumer Lifestyle.

 

Em Dezembro de 2010, transferimos a nossa Sede para o Edifício 14 do Lagoas Park em Porto Salvo (foto no topo).

lorem ipsum

O nosso objectivo é simplificar a vida das pessoas. Acreditamos que a tecnologia serve para melhorar a nossa qualidade de vida e, por isso, os nossos produtos e soluções são inovadores, pensados para os consumidores, fáceis de usar e intuitivos.

 

A Philips já se reinventou várias vezes mas, apesar de tudo, a sua essência manteve-se intacta e uma coisa nunca mudou: a nossa missão.

 

Desde a fundação em 1891 que temos a paixão de…

 

“Melhorar a qualidade de vida das pessoas através da introdução atempada de inovações com sentido”