Philips Center for Health and Wellbeing

Março 24, 2011

 

O Philips Center for Health and Wellbeing (Centro Philips de Saúde e Bem Estar) é uma das mais importantes iniciativas da empresa na área da saúde e bem-estar. Através da actividade deste Centro, a Philips promove conhecimento e gera debates que vão contribuir para melhoria da qualidade de vida das pessoas de todo o mundo.

 

Responder aos grandes desejos comuns a todos os cidadãos – ter uma boa saúde – é o grande objectivo do Centro Philips que defende uma visão alargada do termo “bem-estar”. Mais do que um sentimento de desfrute da vida, de forma plena e segura, o Centro Philips defende que é importante integrar a comunidade onde o indivíduo está inserido, preocupando-se com toda a sua segurança e bem-estar ao seu redor: na sua casa, no seu trabalho, na sua cidade…

 

Dentro deste âmbito, o Centro estuda o impacto das tendências sociais e demográficas nos sistemas de saúde e investiga como as cidades mudam e se desenvolvem com a rápida urbanização, tendo sempre como principal finalidade perceber o impacto desta mudança na saúde e no bem-estar das pessoas.

 

A discussão, identificação e análise de obstáculos para a área da saúde e bem-estar é uma das principais funções do Centro Philips que, para tal, conta com grupo de reflexão global composto por um conjunto de peritos independentes das mais diversas áreas que trabalham e colaboram em conjunto com os especialistas Philips. Experiências várias, culturas distintas, opiniões diversas marcam o trabalho deste grupo de reflexão que se dedica a criar soluções para problemas relacionados com a saúde e bem-estar estudando o seu impacto positivo no presente e no futuro.

 

O trabalho resultante da actividade do Centro Philips é regularmente publicado em relatórios, é tema de fóruns, conferências e inúmeras vezes é materializado na elaboração de propostas de novos produtos. Saiba mais sobre o Centro Philips em www.philips.com-thecenter.org

 

 

PRINCIPAIS ÁREAS DE ACTUAÇÃO

 

Cidades mais habitáveis

 

Actualmente 50% da população vive em cidades ou zona urbanas e prevê-se que este valor aumente até 66%, até ao ano de 2050. Dentro deste âmbito, o Centro Philips dedica-se a estudar e a encontrar, em conjunto com governos e instituições, soluções para a construção de ambientes mais agradáveis e sustentáveis que proporcionem um elevado bem-estar às populações.

 

Por definição, uma cidade habitável é aquela que inclui recursos básicos para os seus habitantes como por exemplo, acesso permanente a ar limpo, a água potável, a alimentos nutritivos, à eliminação de resíduos e à conservação da energia. No entanto, para o Centro Philips, a noção de cidade habitável é muito mais abrangente e integra outros conceitos básicos que contribuem para a saúde e bem-estar das populações:

 

  • Segurança: a população sente-se realmente segura no seu ambiente urbano?
  • Coesão social: é possível eliminar entraves ao desenvolvimento social, económico e étnico, às variações de rendimentos, ao crime e à desordem? É possível criar um sentimento de unidade e orgulho numa cidade ou região?
  • Acesso a cuidados de saúde contínuos e apropriados: é possível fornecer cuidados de saúde de igual qualidade a todos os habitantes de uma cidade, como um factor essencial?
  • Vida Independente: A Organização Mundial da Saúde apresenta uma série de sugestões para a não descriminação pela idade e pelo incentivo a uma vida independente como por exemplo a segurança, os espaços verdes com disponibilidade de lugares adequados e cómodos, acesso fácil aos serviços comunitários e transportes públicos, a acessibilidade a lojas, teatros e serviços sanitários para apoio de pessoas idosas, como a assistência domiciliária.

 

 

Sistemas de saúde sustentáveis

 

O número de pessoas com mais de 60 anos crescerá de 500 para 2.000 milhões em 2050. A esperança de vida está a aumentar e tendo em conta que ao envelhecerem as pessoas precisam cada vez mais de cuidados médicos, o sistema de saúde torna-se num grande desafio para os governos num futuro muito próximo.

 

Dentro deste âmbito é necessário encontrar novas soluções que permitam continuar a acompanhar as pessoas que requerem assistência médica. As tendências actuais apontam para a solução da gestão da saúde a partir de casa e, neste sentido, o Centro Philips de Saúde e Bem-Estar tem vindo a desenvolver a sua actividade estudando o papel que a tecnologia pode ter no apoio ao atendimento de doentes nas suas casas, assim como analisando as barreiras (económicas, culturais ou politicas) que existem actualmente para atender os pacientes nas suas casas. 

 

Mais informações:

Ángeles Barrios

Directora de Comunicação

Philips Ibérica, S.A.U.                                             

Tel. : +34 91 566 93 00/ 90 40

angeles.barrios@philips.com

 

Ipsis

Ana Cristina Costa

96 486 50 20

cristina.costa@ipsis.pt