Projecto internacional Workplace Innovation introduzido em Portugal na Philips

Março 23, 2011

 

Saúde e bem-estar: uma prioridade para a Philips

 

Sob a promessa da marca “Sense and Simplicity”, a Philips desenvolve diariamente a sua actividade integrando soluções tecnológicas e de design centradas na qualidade de vida das pessoas. A Philips assume a área de saúde e bem-estar como uma das suas prioridades.

 

Os seus clientes, assim como os seus colaboradores, são constantemente integrados na estratégia da empresa que resultam na criação de iniciativas que pretendem contribuir para melhorar a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida.

 

Os mais de 118 mil colaboradores Philips, distribuídos por 60 países em todo o mundo, são envolvidos num conjunto de actividades que pretendem transpor para “dentro da sua própria casa” a prioridade da Philips com a área da saúde e do bem-estar. Neste âmbito, a empresa tem vindo a adoptar o conceito  WorkPlace Innovation nas suas delegações em todo o mundo.

 

 

O que é o WorkPlace Innovation?

 

O WorkPlace Innovation (WPI) é um programa criado e desenvolvido pela Philips que integra três departamentos da empresa (Recursos Humanos, Housing e IT). Cada departamento representa uma das três áreas-chave do projecto – Pessoas/Local/Tecnologia – que actuam em conjunto e de forma articulada no sentido de alcançarem a solução mais inovadora para o local de trabalho. Seja qual for a dimensão ou antiguidade das instalações, o projecto é desenvolvido no sentido de encontrar e tirar o melhor benefício do local de trabalho.

 

WPI: vantagens previstas para as três áreas-chave 

 

 

PESSOAS: Novas formas de trabalhar

Sendo a saúde e o bem-estar as grandes prioridades da Philips, a empresa desenvolve a sua actividade no sentido de criar um ambiente de trabalho mais adequado para os seus colaboradores. O recurso às novas tecnologias e a partilha dos locais de trabalho são uma realidade nos escritórios Philips. Desta forma, o trabalho e a partilha de conhecimento é mais fácil e flexível a todos os níveis. O novo espaço de trabalho cria uma nova atitude na empresa: ideias, comportamentos, motivações, vontade de explorar, mudar e inovar vão ter influência não só na saúde dos colaboradores como aumentar o seu bem-estar.

 

A implementação do WPI representa também uma mudança no modelo de gestão na Philips que, desta forma, passa a ser mais orientada para os resultados tornando-se mais eficiente, eficaz e adaptada ao nosso quotidiano.

 

LOCAL: Actividades e locais de trabalho partilhados

O WPI transforma o escritório num local de trabalho perfeito, onde o ambiente torna os trabalhadores mais criativos, produtivos e eficazes. O design do local de trabalho é projectado em torno do trabalhador, permitindo-lhe obter o melhor desempenho para si e para a sua equipa. Sem locais de trabalho fixos predefinidos, o trabalhador é livre de utilizar os espaços livres dentro da empresa, conforme as suas necessidades em determinado momento.

 

Viver a marca

  • Espaços de trabalho convidativos que contribuem para que todos os trabalhadores se sintam bem;
  • Espaço aberto e amplo com mais de 80% da área do escritório aberta e transparente.

 

Actividades e locais de trabalho partilhados

  • Oferece uma variedade de ambientes de trabalho, para trabalho individual ou em grupo;
  • Integra espaços fechados e abertos que todos podem utilizar e partilhar;
  • Possui espaços de breakout em toda a área do escritório para conversas mais informais;
  • Possui espaços que não estão destinados a ninguém, mas são um recurso disponível para ser utilizado por todos, quando necessário;

 

Bom ambiente de trabalho

  • Integra espaços tranquilos para trabalhos que exigem uma maior concentração ou confidencialidade;
  • Tem uma qualidade acústica que impede a passagem de ruído através do escritório e entre os espaços fechados;
  • Dispõe de armazenamento aglomerado em todo o escritório, proporcionando arrumação a nível pessoal e em grupo;
  • Possui mobílias ergonómicas para que possam ser utilizadas por todas as pessoas.

 

Sustentabilidade

  • Reduz o impacto ambiental da empresa, através da redução de recursos desnecessários como deslocações, energia e utilização de papel;
  • Utilização consciente de materiais de uma forma de inovadora e sustentável;
  • Utilização mais eficaz do espaço disponível e com menos espaço vazio no escritório.

 

TECNOLOGIA: Soluções tecnológicas inteligentes

 

 

A área das novas tecnologias é uma das mais importantes na implementação do WPI. A Philips utiliza e explora soluções tecnológicas inteligentes que dão liberdade de movimentos aos seus colaboradores durante a sua permanência no escritório, de modo a que possa trabalhar em equipa em qualquer local na empresa. Para uma maximização da mobilidade, a Philips disponibiliza ainda a todos os colaboradores computadores portáteis, telemóveis e rede wireless. 

 

Conectividade

A utilização do e-mail, calendário e a edição de documentos pode ser sempre partilhada de forma a manter o contacto permanente com a empresa, colegas e parceiros de trabalho.

 

Rede Wireless

Todo o escritório está equipado com uma rede wireless possibilitando, em qualquer local, o acesso à Internet e à intranet Philips.  

 

Telecomunicações

Todos os trabalhadores Philips dispõem de dispositivos móveis que lhes permitem personalizar o seu perfil e responder da melhor forma às suas necessidades de trabalho. Aplicações de softphone estão também disponíveis para utilização entre colegas e parceiros de negócio chave.

 

Conferência

Funcionalidades globais de vídeo-conferência, como por exemplo Connect Meeting e Connect Webmeeting, disponíveis para utilização de todos em qualquer hora e em qualquer lugar.

 

Arquivo

As ferramentas tecnológicas, como Connect Share, permitem que os trabalhadores acedam facilmente aos seus documentos e aos documentos da sua equipa, em qualquer local.

 

Impressão e digitalização

O projecto WPI equipa o escritório com impressoras localizadas numa única área de impressão e cópia central. Todas as impressoras dispõem de um leitor que assegura a segurança de utilização através da inserção de um código PIN pessoal. Quando digitalizados, os documentos podem ser de imediato arquivados digitalmente da forma mais correcta.

 

WPI: Princípios Básicos

O projecto WPI baseia-se nos mesmos princípios básicos:

  • Partilha dos locais de trabalho – cria um espaço convidativo para o trabalho individual e colaborativo que todos partilham. Deixam de existir locais de trabalho fixos, passando a haver espaços em torno do trabalho que cada um desenvolve. 
  • Flexibilidade – permite trabalhar de onde e quando é mais eficaz, através da utilização de tecnologias e abordagens de desempenho orientadas para os resultados.
  • Mobilidade – utilização de soluções tecnológicas inteligentes que apoiam o trabalho a partir de qualquer local.
  • Sustentabilidade – reduz o impacto ambiental da empresa através da redução de custos desnecessários como viagens, energia, utilização de papel, etc.
  • Partilha e colaboração – cria um excelente ambiente de trabalho que inspira e envolve todos os colaboradores de forma mais eficaz, existindo, consequentemente maior partilha de informação.
  • Justifica a promessa da marca - confere uma sensação de saúde e bem-estar aos seus colaboradores, oferecendo-lhes a oportunidade de desenvolverem um melhor equilíbrio entre o seu trabalho e a sua vida privada. A promessa da marca “sense and simplicity” é transportada para dentro da sua própria casa, uma vez que os colaboradores Philips trabalham de uma forma mais eficaz utilizando menos recursos.

 

Porquê implementar o WPI?

A implementação do WPI tem vindo a tornar a Philips numa organização mais dinâmica onde se trabalha mais eficazmente com pessoas de todo o mundo. Espaços de trabalho mais transparentes e flexíveis traduzem-se em pessoas mais estimuladas e envolvidas – uma solução perfeita para ambas as partes.

 

“Todos passamos uma grande parte das nossas vidas no local de trabalho. Seja em reuniões com colaboradores, parceiros ou clientes, queremos trabalhar da forma mais entusiástica e eficiente possível. O ambiente de trabalho é um factor essencial no nosso bem-estar, por isso estamos tão empenhados em torná-los modernos e flexíveis e onde as pessoas podem interagir de maneira mais produtiva, inspiradora e criativa”, extracto de anúncio da implementação do WPI que o Conselho de Administração da Royal Philips Electronics, Amsterdam fez em Setembro de 2007.

 

Mais informações:

Ángeles Barrios

Directora de Comunicação

Philips Ibérica, S.A.U.                                             

Tel. : +34 91 566 93 00/ 90 40

angeles.barrios@philips.com

 

Ipsis

Ana Cristina Costa

96 486 50 20

cristina.costa@ipsis.pt