Os portugueses face à saúde

Março 24, 2011

 

O Philips Index é um índice de bem-estar desenvolvido a partir de um inquérito realizado pela consultora TNS a 200 indivíduos em todo o território nacional no início de 2011.

 

A análise dos resultados deste estudo permite identificar diferentes atitudes ou personalidades dos portugueses face à saúde e ao seu cuidado.

 

Foram estabelecidos quatro grupos ou categorias, que correspondem a distintos perfis, e que se distribuem da seguinte forma:

 

 

INDEPENDENTES 

Representam 30% da população e demonstram uma personalidade nada convencional face à saúde. Na sua maioria, são indivíduos maiores de 55 anos. Gostam de estar informados sobre a saúde mas normalmente evitam ao máximo ir ao médico, a saúde é um tema que lhes interessa, porém preferem tratá-lo independentemente.

 

Paralelamente, confiam na tecnologia médica para melhorar a saúde e até estão dispostos a experimentar novos aparelhos que contribuam para melhorar a saúde e o bem-estar.

 

 

DEPENDENTES 

Este é o segundo grupo mais numeroso, engloba 27% da população, na sua maioria com mais de 55 anos de idade.

 

Apesar de serem tão positivos como outros grupos ao valorizar o seu estado geral de saúde e bem-estar como bom, qualificam em menor medida a sua saúde física como excelente ou geralmente boa. Em média, são mais frequentemente fumadores, padecem em maior número de doenças crónicas e consideram que não fazem todo o exercício físico que deveriam.

 

 

CÉPTICOS

Representam 23% da população, são na sua maioria mulheres (72%) e têm menos de 34 anos. 6 em cada 10 considera que o seu estado de saúde geral é bom ou muito bom – acima da média – ainda que em termos de saúde física estejam entre a média nacional.

 

Este grupo não vai ao médico, evita ao máximo fazê-lo e quando vai não faz o que o lhe é recomendado.

 

São cépticos quanto às melhoras através da cirurgia plástica e quanto a experimentarem novos aparelhos que melhorem a sua saúde.

 

 

NÃO INTERESSADOS

Representam 20% da população, predominando os homens (70%), na sua maioria com mais de 55 anos. Uma percentagem alta (65%) considera que o seu estado de saúde física é boa ou excelente e 52% considera que é bom ou muito bom.

 

Não vão ao médico habitualmente e a grande maioria considera que nem sequer é necessário, pois estão completamente saudáveis para a sua idade. Não têm medo nem ficam nervosos ao ir ao hospital, de facto sentem-se relaxados ao falar com o seu médico. Acreditam que as operações deveriam ser evitadas ao máximo e que se pode melhorar a aparência sem recurso à cirurgia plástica.

 

 

Mais informações:

Ángeles Barrios

Directora de Comunicação

Philips Ibérica, S.A.U.                                             

Tel. : +34 91 566 93 00/ 90 40

angeles.barrios@philips.com

 

Ipsis

Ana Cristina Costa

96 486 50 20

cristina.costa@ipsis.pt

   

 

Royal Philips Electronics

A Royal Philips Electronics da Holanda (NYSE: PHG, AEX: PHI) é uma empresa cujas actividades cobrem todos os aspectos de Cuidado de Saúde e Bem-estar, com o objectivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas, proporcionando-lhes as necessárias inovações no momento certo. Como líder global em cuidado de saúde, consumo e estilo de vida e iluminação, a Philips integra tecnologia de ponta e soluções de design contemporâneo, sempre desenvolvido em torno das necessidades das pessoas e com base num conhecimento profundo do consumidor e na sua promessa de marca "Sense and Simplicity". Com sede na Holanda, a Philips emprega aproximadamente 119.000 funcionários em mais de 60 países. Com um volume de negócios de 25.400 milhões de euros em 2010, a companhia é líder global em cuidados críticos e problemas cardíacos, e telemonitorização, em soluções para iluminação baseadas na eficiência energética e novas aplicações de iluminação, bem como soluções de consumo para melhorar a qualidade de vida e lazer das pessoas, com uma sólida posição de liderança em Flat TV, barbear e cuidados masculinos, sistemas portáteis de entretenimento e saúde oral. Pode obter mais notícias da Philips em www.philips.com/newscenter ou www.philips.pt.