Pacientes com Distrofia Muscular revelam sua arte na Exposição Arte em Papel dos Artistas da ABDIM

Agosto 21, 2013

São Paulo, Brasil – A Philips Healthcare, empresa líder global em soluções para disfunções respiratórias, patrocina a II Exposição Arte em Papel dos Artistas da Associação Brasileira de Distrofia Muscular (ABDIM). O evento acontece de 1º a 30 de agosto, no Memorial da Inclusão, na Barra Funda, em São Paulo.

A exposição terá entrada franca e apresentará obras produzidas por artistas com distrofia muscular durante sessões de terapia ocupacional. "A Philips Healthcare acredita que essa exposição serve de inspiração para muitas famílias e pessoas portadoras da doença. Apesar das limitações físicas, a grande maioria dos afetados pelas distrofias musculares tem preservada sua capacidade intelectual e esse evento é uma prova disso." afirma Vanessa Toscano, Diretora de Marketing e Vendas da linha Respironics Philips no Brasil.

No total, serão expostas 30 peças feitas com tiras de papel, sem recortes ou colagens, utilizando técnicas como quiling, trabalho manual realizado com tiras de papel enroladas e modeladas, e o Origami, arte japonesa muito tradicional que consiste em construir objetos e figuras apenas dobrando folhas de papel.

O que é a distrofia muscular?

A distrofia muscular é uma das alterações genéticas mais comuns existentes no mundo, a cada 2.000 nascidos vivos, um é portador de algum tipo de distrofia muscular. Essa incidência supera a de doenças como o câncer infantil, que é de aproximadamente um para 4.500 nascidos, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Nos últimos anos, a expectativa de vida desses pacientes em países desenvolvidos passou de 20 a 25 anos para mais de 35 anos. No Brasil, por exemplo, a existência dos BiPAPs – aparelhos não-invasivos de respiração artificial – sozinha aumentou, de 12 a 15 anos, a expectativa de vida de pacientes com Distrofia de Duchenne, uma doença genética de caráter recessivo, degenerativa e incapacitante. Já os portadores de distrofias mais brandas podem ter uma vida praticamente normal, se diagnosticados precocemente e tratados de forma adequada.

Serviço – Exposição: “Arte em Papel II"

Local: Memorial da Inclusão
Horário: das 10h às 17h
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564, Portão 10, Barra Funda. Próximo à estação Barra Funda do Metrô.
Data: de 1º a 30 de agosto

Informações para Imprensa:

In Press Porter Novelli – Relações com a imprensa

Daniel Cesaroni / (11) 3330-3837 / daniel.cesaroni@inpresspni.com.br
Érica Sato / (11) 3330-3829 / erica.sato@inpresspni.com.br
Camila Francis / (11) 3323-1533 / camila.francis@inpresspni.com.br

Philips – Relações com a imprensa

Juliana Ugarte / (11) 997-765-247 / juliana.ugarte@philips.com

Sobre a Philips

A Philips do Brasil é uma subsidiária da Royal Philips da Holanda e atua no País há 89 anos. Líder dos mercados locais de eletroeletrônicos, eletrodomésticos portáteis, produtos para cuidados pessoais, lâmpadas, aparelhos de raios-X e sistemas de monitoramento de pacientes. Outras informações para a imprensa estão disponíveis no site da Philips do Brasil: www.philips.com.br

A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA) é uma empresa diversificada de saúde e bem-estar, com foco em melhorar a vida das pessoas por meio de inovações oportunas nas áreas de Healthcare, Consumer Lifestyle e Lighting.  Com sede na Holanda, a Philips computou em 2012 um volume de venda de 24.8 bilhões de euros e emprega aproximadamente 116.000 mil funcionários, com vendas e serviços em mais de 100 países. A empresa é líder em soluções para cuidados cardíacos, cuidados com a saúde em casa, soluções eficientes em iluminação e novas aplicações de iluminação, bem como em produtos de consumo e estilo de vida para o bem-estar pessoal, com forte posicionamento em barbeadores elétricos e saúde bucal. Mais informações sobre a Philips podem ser encontradas no site www.philips.com/newscenter