Resultados do primeiro trimestre de 2014

Abril 22, 2014

  • As vendas comparáveis do grupo mantêm-se estáveis, com um crescimento nas vendas superior a 5% nos mercados emergentes.
  • A carteira de encomendas cresce 1% em Healthcare, comparativamente a período homólogo.
  • Os efeitos de alterações em taxas de câmbio impactaram de forma negativa as vendas em 5% e em 1,8% no EBITA
  • 314 milhões de euros de EBIT, comparativamente aos 402 milhões de euros do Q1 de 2013.
  • O EBITA, excluindo os gastos de reestruturação e relacionados com a aquisições, atinge os 368 milhões de euros, representando 7,3% nas vendas, comparando com  8,0% do primeiro trimestre de 2013.
  • Lucro líquido de 137 milhoes de euros, comparando com 162 milhões de euros do Q1 de 2013.
  • Free cash outflow de 72 milhões de euros, excluindo 273 milhões de euros de contribuição especial relacionada com diminuição de riscos do plano de pensões holandês.
  • Os inventários foram melhorados em cerca de 0,6 pontos percentuais, representando  14,9% nas vendas.
  • A companhia reitera a determinação em  cumprir as metas financeiras fixadas para 2016.

 

Frans van Houten, CEO:
“Os resultados financeiros do primeiro trimestre reflectem um começo de ano desafiante. O impacto significativo do mercado cambial, os obstáculos em alguns mercados, entre outros a China e a Rússia, e o impacto no negócio criado com a suspensão voluntária da produção nas nossas instalações de Healthcare em  Cleveland, resultou na manutenção do crecimento das vendas comparaveis e na diminuição do EBITA, em 130 pontos base das vendas. Registamos um nível mais baixo de rentabilidade em Healthcare, enquanto Lighting e Consumer Lifestyle continuaram a apresentar  uma melhoria da margem operacional em relação ao ano passado.”

 

Em Lighting, as vendas baseadas em tecnologia LED cresceram 37% e recebemos uma encorajante e positiva reação por parte dos nossos Clientes a toda a vasta gama de soluções de iluminação, apresentadas na feira de Light + Building na Alemanha. Consumer Lifestyle cresceu 7%, com uns resultados particularmente fortes em Aspiradores e Purificadores do Ar. Em relação a Healthcare há uma evolução encorajadora na nossa carteira de pedidos e um crescimento de oportunidades devido a  acordos plurianuais.

 

O nosso programa de transformação multianual Accelerate! contínua mostrando um forte impulso, graças ao processo de inovação sólida, aos investimentos no crescimento futuro e ao enfoque de toda a companhia na melhoria do rendimento operacional e financeiro. Também estão a ser tomadas medidas para aumentar a eficácia do nosso sistema de gestão de qualidade Philips Excellence, em estreita colaboração com especialistas da indústria. O nosso programa de redução de gastos gerais e o nosso programa Design for Excellence estão no bom caminho, o que tem ajudado a compensar o impacto negativo do mercado cambial.

 

Olhando para o futuro, 2014 será um ano desafiante, mas continuamos muito confiantes em que conseguiremos cumprir os nossos objetivos financeiros de curto prazo para 2016.

 

Resultados financeiros do primeiro trimestre
As vendas em Healthcare decresceram 2% em relação ao período homólogo de 2013.. Home Healthcare Solutions conseguiu um crescimento dum só dígito médio, enquanto Customer Services e Patient Care & Clinical Informatics alcançaram um crescimento ligeiramente inferior.. Imaging Systems registou uma diminuição de dois dígitos. Nos mercados emergentes, as vendas comparáveis anotaram uma diminuição de um  dígito médio em relação ao ano passado. Patient Care & Clinical Informatics aumentou 1% na entrada de pedidos de equipamentos, registando um crescimento de duplo dígito, enquanto Imaging Systems registou uma diminuição dum dígito médio. A margem EBITA, excluindo os gastos de reestruturação e os gastos relacionados com aquisições, sofreu um declinio de até 8,8%, um decréscimo de 1,7 % em termos anuais.

 

As vendas comparáveis em Consumer Lifestyle aumentaram 7% com um crescimento dum dígito alto em Domestic Appliances e aumentaram um dígito médio em Health % Wellness e Personal Care. Nos mercados emergentes, as vendas comparáveis mostraram um aumento de dois dígitos, enquanto os mercados maduros lograram um crescimento dum dígito inferior. A margem EBITA, excluindo os gastos de reestruturação e os gastos relacionados com aquisições 10,6%, apresentando uma melhoria de 0,7 pontos percentuais  comparado com 2013.

 

As vendas comparáveis em Lighting mantêm-se estáveis. Lumileds e Automotive alcançaram um crescimento de duplo dígito, enquanto Light Sources & Electronics e Professional Lighting Solutions anotaram uma diminuição dum dígito inferior e Consumer Luminaires registrou uma diminuição dum dígito alto. As vendas baseadas em tecnologia LED cresceram 37% em comparação com o Q1 de 2013 e agora representam 33% nas vendas totais de Iluminação. Nos mercados emergentes, as vendas comparáveis (excluindo OEM Lumileds) mostraram um crescimento dum dígito inferior. A margem EBITA, excluindo os gastos de reestruturação e os gastos relacionados com aquisições, foi de 9,0% apresentando uma melhoria de  0,6 pontos percentuais comparado com igual período de 2013.

 

No fim de março, a Philips completou 14% do programa no valor de 1.500 milhões de euros, relativo à  recompra de ações.

 

Relatório trimestral de Q1 2014 
Mais informação sobre Frans van Houten e Ron Wirahadiraksa

 

Frans van Houten CV e imagens 
Ron Wirahadiraksa CV e imagens 

 

Para mais informação:

Ángeles Barrios 
Directora de Comunicação, RRPP e RSC
Philips Iberia
Tel: +34 91 566 90 40
E-mail: angeles.barrios@philips.com

 

Joost Akkermans
Corporate Communications
Tel: +31 20 5977 406
E-mail: joost.akkermans@philips.com 

.

Sobre Royal Philips

A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHI) é uma empresa cujas atividades cobrem todos os aspetos de Cuidado de Saúde e Bem-estar, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas através das inovações nas áreas de Consumo e Estilo de Vida, Cuidado da Saúde e Iluminação. Com sede na Holanda, a Philips tem um volume de negócios de 23.300 milhões de euros em 2013 e emprega aproximadamente 115.000 funcionários em mais de 100 países. A companhia é líder global em cuidados críticos e problemas cardíacos, tele-monitorização, em soluções para iluminação baseada na eficiência energética e novas aplicações de iluminação, bem como uma sólida posição de liderança no barbear, cuidado masculino e saúde oral. Para conhecer as últimas notícias sobre a Philips consulte o site: www.philips.pt

.

Forward-looking statements

This release may contain certain forward-looking statements with respect to the financial condition, results of operations and business of Philips and certain of the plans and objectives of Philips with respect to these items. By their nature, forward-looking statements involve risk and uncertainty because they relate to events and depend on circumstances that will occur in the future and there are many factors that could cause actual results and developments to differ materially from those expressed or implied by these forward-looking statements.

.