A Philips amplia o seu portefólio de oncologia intervencionista com o EmboGuide, para poder ver, alcançar e tratar lesões tumorais

Maio 19, 2014

 

Best, Países Baixos – A Royal Philips (NYSE: PHG; AEX: PHI) anunciou hoje o lançamento do EmboGuide, a última inovação em oncologia intervencionista, para apoiar o aumento do número de procedimentos minimamente invasivos que visam o tratamento de tumores de difícil acesso ou tumores de pacientes que não podem ser submetidos a uma intervenção cirúrgica. O EmboGuide é uma ferramenta de investigação médica guiada, com imagem 3D,  em tempo real, desenhada para funcionar em conjunto com o sistema de raios X de intervenção da Philips, para realizar procedimentos de embolização tumoral. Estes procedimentos envolvem o bloqueio das artérias que alimentam um tumor para privá-lo de nutrientes e oxigénio. Requerem a inserção de um catéter, que deve ser conduzido até à localização do tumor com a ajuda de imagiologia em tempo real.

 

Desenvolvido em estreita colaboração com especialistas clínicos e parceiros da indústria como a BTG, inovadora em oncologia de intervenção, o EmboGuide vai ao encontro da necessidade duma solução melhorada em imagiologia 3D, que possibilita realizar procedimentos mais eficazes e fáceis em intervenção oncológica e, finalmente, para melhorar o resultado no tratamento de pacientes. É com este fim que o EmboGuide oferece aos radiologistas de intervenção a capacidade de visualizar e caracterizar os tumores cerebrais, planificar processos intervencionistas e a realização dos mesmos com a ajuda de avançadas técnicas de imagem.

 

"A oncologia de intervenção é uma área de rápido crescimento na medicina, já que oferece ao médico uma opção viável de tratamento para pacientes que não estejam aptos para a extração cirúrgica de tumores," diz Gene Saragnese, o CEO de Imaging Systems em Philips Healthcare. "Em conjunto com os nossos parceiros, vamos tirar proveito da nossa experiência em intervenções e tratamentos guiados por imagem para acelerar esta transformação de procedimentos cirúrgicos em tratamentos minimamente invasivos de oncologia."

 

Um exemplo específico de um procedimento de embolização tumoral é a quimioembolização transarterial (TACE), que é utilizada para os tratamentos paliativos em tumores do fígado. Envolve a administração local simultânea de quimioterapia e “micro-esferas” que bloqueiam as artérias que alimentam o tumor.

 

"Só aquilo que conseguimos ver pode ser tratado; contudo a chave para um procedimento TACE efetivo é a embolização de todos os vasos sanguíneos que alimentam as lesões do tumor do fígado", diz Shiro Miyayama, Diretora Médica, do Departamento de Radiologia Diagnóstica do Hospital Fukuiken Saisekai (Japão). "A imagiologia guiada 3D, em tempo real, do EmboGuide ajuda a melhorar o êxito técnico do procedimento, já que consegue identificar automaticamente os pequenos vasos que alimentam o tumor e que são difíceis de identificar com os métodos de imagens angiográficas 2D convencionais".

 

Ver

 

EmboGuide aproveita a dose ultra baixa de raios X do sistema intervencionista Philips Allura Clarity e a imagem rápida e de alta qualidade de abdómem do XperCT Dual. XperCT Dual é uma avançada técnica de imagem (feixe cónico multifase) que oferece esplêndidas imagens 3D de lesões durante o procedimento, com uma precisão na deteção de lesões que provou ser superior aos métodos de imagens angiográficas 2D convencionais e comparável à RM, considerada o ‘padrão de ouro’ [1,2]. O XpertCT Dual oferece aos médicos uma melhor visão dos objetivos no tratamento, para uma toma de decisões informada durante a realização do procedimento. 

 

Alcançar
O EmboGuide ajuda a definir as lesões dos tumores e a identificar de forma automática os vasos sanguíneos que alimentam essas lesões. Oferece uma melhoria de 50% na deteção dos vasos, em comparação com os métodos de imagem convencionais (Digital Subrstration Angiography – DSA) [3]. Isto permite que os radiologistas de intervenção possam otimizar a localização dos catéteres para a embolização e planificar uma rota até eles. Durante a administração do agente de embolização, o EmboGuide sobrepõe de forma precisa a informação do planeamento às imagens em direto do sistema de raios X de intervenção para monitorizar o progresso do tratamento e determinar o fim do mesmo. [6]

 

Tratar
"Em TACE, uma abordagem holística do agente de embolização e da imagem guiada é decisiva para o resultado do tratamento", diz Mike Motion, o BTG General Manager, de oncologia intervencionista. "Como líderes em micro-esferas de embolização, investimos na melhoria da segurança e eficácia do procedimento. A parceria com a Philips tem reforçado a nossa habilidade para continuar a desenvolver esta abordagem no uso da DC Bead e o EmboGuide de Philips com o nosso objetivo de avançar na oncologia de intervenção".

 

O lançamento do EmboGuide é outro resultado do investimento global da Philips em Inovação e Desenvolvimento em Healthcare, que aumentou para um total de 780 milhões de euros em 2013, acentuando o compromisso da Philips em aumentar a sua presença em oncologia de intervenção – um mercado de rápido desenvolvimento com uma taxa de crescimento anual na ordem dos 15% - através dum processo de contínua inovação e colaboração com especialistas clínicos e parceiros industriais.

 

Clique aqui para descarregar um breve vídeo de como se realiza um procedimento de embolização guiado por EmboGuide 

 

Clique aquí para descarregar um breve vídeo de como EmboGuide faz um analisis das artérias que alimentam o tumor 

 

Clique aqui para descarregar uma imagem de doutores realizando uma embolização utilizando EmboGuide 

 

Clique aqui para descarregar imagens clínicas de EmboGuide 


Referências:

[1] Lesion detection for HCC with XperCT is superior to standard DSA. Miyayama et al.; J. Vasc. Interv. Radiol. 2013 Apr;24(4): 501-8. doi: 10.1016/j.jvir.2012.12.022. Epub 2013 Feb 26. 
[2] DualPhase Lesion detection in HCC with XperCT is comparable to gold standard CE-MRI. Loffroy et al.; Cardiovasc Intervent Radiol. 2012 Feb;35(1):97-104. doi: 10.1007/s00270-011-0118-x. Epub 2011 Feb 17.
[3] Feeder detection up to 50% higher compared to standard DSA. Miyayama et al.; J Vasc Interv Radiol. 2013 Apr;24(4):501-8. doi: 10.1016/j.jvir.2012.12.022. Epub 2013 Feb 26.
[4] Dual Phase XperCT after DEB-TACE for HCC can be used to predict tumor response at 1-month MRI. Loffroy et al., Radiology, Vol.266 No.2 p.346-368, Feb. 2013
[5] Intraprocedural monitoring of lipiodol TACE with XperCT improves technical success and leads to reduced local tumor recurrence. Miyayama et al.;  Cardiovasc Intervent Radiol. 2013 Jun 19
[6] High marginal contrast saturation on XperCT after DEB-TACE is predictive of short term tumor response in HCC. Sukh et al.;  J Vasc Interv Radiol. 2013 Apr;24(4):483-9. doi: 10.1016/j.jvir.2013.01.001. Epub 2013 Feb 26.

Para mais informação, contactar:

Steve Klink
Philips Group Communications
Tel.: +31 6 1088 8824
E-mail: steve.klink@philips.com 


Ángeles Barrios
Comunicación, RRPP y RSC
Philips Ibérica
Tel.: +34 91 566 90 40
Email: angeles.barrios@philips.com 

 

Philips Ibérica
Jordi Manrique
Responsavel projetos comunicação Iluminação
+34 91 566 93 06
jordi.manrique@philips.com

 

Philips Ibérica
Beatriz Jiménez
Responsavel projetos comunicação Saúde
+34 91 566 91 86
beatriz.jimenez@philips.com 

.

Sobre a Royal Philips Electronics

A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHI) é uma empresa cujas atividades cobrem todos os aspetos de Cuidado de Saúde e Bem-estar, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas através das inovações nas áreas de Consumo e Estilo de Vida, Cuidados de Saúde e Iluminação. Com sede na Holanda, a Philips tem um volume de negócios de 23.300 milhões de Euros em 2013 e emprega aproximadamente 112.000 funcionários em mais de 100 países. A companhia é líder global em cuidados críticos e problemas cardíacos, telemonitorização, em soluções para iluminação baseada na eficiência energética e novas aplicações de iluminação, bem como uma sólida posição de liderança no barbear, cuidados pessoais e saúde oral. Para conhecer as últimas notícias sobre a Philips consulte o site: www.philips.pt

.