A Câmara Municipal de Barcelona e a Philips assinaram um acordo para promover a inovação no campo da iluminação LED conectada

Maio 22, 2014

Barcelona – A Câmara Municipal de Barcelona e a Royal Philips (NYSE: PHG; AEX: PHIA) têm assinado um acordo de parceria na área de Smart Cities. O acordo procura fazer a cidade mais eficiente energeticamente através da iluminação LED conectada. Em colaboração com a Câmara Municipal, a Philips tem como objetivo fazer de Barcelona uma pioneira na área das Smart Cities, do ponto de vista dos benefícios económicos, medioambientais e sociais para os cidadãos.

 

O presidente da Câmara, a Sua Excelência D. Xavier Trias, e o Chief Market Leader da Royal Philips a nível global, Mr. Ronald de Jong, reiteraram o seu compromisso de parceria para reforçar o posicionamento da Barcelona como a Capital Europeia da Inovação nas áreas da saúde, iluminação e eficiência energética.

 

O presidente da Câmara de Barcelona, Xavier Trias, afirmou "a aliança da Barcelona com grandes empresas como a Philips está orientada a melhorar o funcionamento dos serviços públicos com critérios de cidade inteligente. A Barcelona aposta por ser referente no campo das cidades inteligentes, e também é uma oportunidade para desenvolver um novo modelo de crescimento económico, baseado na tecnologia, na inovação urbana e nos serviços avançados. O trabalho conjunto com outras cidades, empresas, centros de investigação e instituições de todo o mundo, como a Comissão Europeia, tem como objetivo desenvolver novos projetos que melhorem claramente o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida das pessoas".

 

O Ronald de Jong comentou "a colaboração com a Câmara Municipal de Barcelona, para desenvolver inovações pensadas para as cidades, é mais um passo para a construção de cidades inteligentes e habitáveis. O avanço neste campo só se faz visível nos modelos de parceria público - privada".

 

Uma das principais áreas de ação centra-se na iluminação vial, funcional e monumental da cidade, onde a incorporação de sistemas de gestão conectados e a tecnologia LED podem oferecer poupanças energéticas importantes, além de melhorar a qualidade e o confort da iluminação para os cidadãos, assim como fortalecer a imagem da marca Barcelona. Ao mesmo tempo, ambas organizações estão a trabalhar em conjunto em projetos dentro da área de Smart Cities, no enquadramento  do programa Horizon 2020 da Comissão Europeia.

 

A Philips e a Câmara Municipal de Barcelona já têm desenvolvido projetos comuns - em parceria público – privada - para melhorar a eficiência das instalações da iluminação pública e assim aumentar o nível de segurança nas ruas através da iluminação. Graças a utilização dos sistemas de controlo e gestão LumiMotion y CityTouch, e a tecnologia LED, os lugares onde se realizaram as intervenções conseguiram poupanças energéticas superiores a 60%. Por isso, City Touch vai ser a plataforma de gestão inteligente de iluminação do Paseo de Gracia, uma vez finalize a reforma do paseio, com 300 pontos de luz nos seus arredores.

 

Por outro lado, a Philips está a desenvolver um projeto de inovação, no plano da melhora da avenida Paral•lel, com uma proposta de iluminação que ligue o sistema City Touch com a iluminação funcional, com a iluminação arquitetónica e com as aplicações de controlo.

 

No campo da saúde, o acordo firmado entre a Philips e a Câmara Municipal inclui um projeto que tem como objetivo fazer da cidade de Barcelona a "primeira capital europeia cardioprotegida". A iniciativa tenciona dispor de desfribiladores e protocolos de atuação para cassos de paragem cardíaca repentina em lugares públicos, especialmente em aqueles com maior afluência de pessoas.

Para mais informação:

Câmara Municipal de Barcelona   
Anna Franco Madrenas
Prensa Ayuntamiento de Barcelona
690995427
afrancoma@bcn.cat

 

Philips Ibérica
Ángeles Barrios
Diretora de Comunicación y RSC
+34 91 566 90 40
angeles.barrios@philips.com

 

Philips Ibérica
Jordi Manrique
Responsavel projetos comunicação Iluminação
+34 91 566 93 06
jordi.manrique@philips.com

 

Philips Ibérica
Beatriz Jiménez
Responsavel projetos comunicação Saúde
+34 91 566 91 86
beatriz.jimenez@philips.com 

.

Sobre a Royal Philips Electronics

A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHI) é uma empresa cujas atividades cobrem todos os aspetos de Cuidado de Saúde e Bem-estar, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas através das inovações nas áreas de Consumo e Estilo de Vida, Cuidado da Saúde e Iluminação. Com sede na Holanda, a Philips tem um volume de negócios de 23.300 milhões de euros em 2013 e emprega aproximadamente 112.000 funcionários em mais de 100 países. A companhia é líder global em cuidados críticos e problemas cardíacos, telemonitorização, em soluções para iluminação baseada na eficiência energética e novas aplicações de iluminação, bem como uma sólida posição de liderança no barbear, cuidado masculino e saúde oral. Para conhecer as últimas notícias sobre a Philips consulte o site: www.philips.pt

.