O novo NeuroSuite da Philips revela a rede vascular do cérebro como nunca antes

Junho 24, 2014

Amsterdam, Holanda – A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA) anunciou no dia de hoje o lançamento de NeuroSuite, uma nova solução integrada desenhada para apoiar e melhorar as intervenções neurológicas minimamente invasivas com imagiologia guiada. A nova solução intervencionista de raios X da Philips oferece uma melhoria na orientação de dispositivos e sua colocação em procedimentos neurológicos.

 

O primeiro sistema NeuroSuite foi instalado recentemente no Hospital Universitário Karolinska, em Estocolmo, na Suécia. Este hospital é um dos líderes mundiais em ensino universitário médico e um centro de excelência em tratamentos de derrame cerebral. 

 

A neurorradiologia é um ramo da radiologia que abrange os diagnósticos e os tratamentos minimamente invasivos do cérebro, a cabeça, o pescoço e a coluna vertebral. Estes tratamentos requerem a inserção dum cateter, que deve ser guiado através duma vasculatura muito estreita e tortuosa (com vasos sanguíneos duma largura inferior aos 2 mm) até o lugar do tratamento com a ajuda de imagiologia em tempo real. Os novos dispositivos (por exemplo, os stents e os desviadores de fluxos) oferecem novos tratamentos para os derrames cerebrais isquemicos ou grandes aneurismas no pescoço, mas a sua configuração incrivelmente pequena torna mais difícil de ver os dispositivos com imagiologia de raios X. Isto pode apresentar desafios adicionais na colocação de dispositivos e avaliação do tratamento.

 

Para lidar com estes desafios o NeuroSuite da Philips  compõem-se de um sistema de raios X de intervenção biplano com uma combinação única de dois novos detetores: o detetor frontal FD20 que oferece imagens 2D e 3D em tempo real que proporciona uma exploração em direto e um feedback imediato sobre a terapia. O detector lateral FD15, mais pequeno, pode ser colocado além dos ombros e muito perto da cabeça. Esta distância mais curta e a combinação única dos detetores proporciona imagens cerebrais nítidas e completas com uma dose baixa de raios X e otimizadas imagens em 3D para intervenções neurológicas e intervenções na coluna vertebral.

 

"Nas intervenções de imagiologia guiada o objetivo final é ver com claridade e navegar com eficácia, enquanto gere a doses de raios X para os pacientes, o staff e os médicos", disse Ronald Tabaksblat, Diretor Geral de Raios X de Intervenção da Philips Healthcare. "O NeuroSuite da Philips, desenvolvido em colaboração com parceiros clínicos de todo o mundo, foi desenhado para esse efeito e confirma a posição da Philips como líder mundial em imagiologia guiada".

 

"Em neurorradiologia de intervenção, o comportamento do sistema angiográfico é crucial para a segurança do paciente", disse o Dr. Michael Söderman, Professor Associado e Chefe de Neuroangiografia e Estereotaxia do Departamento de Neurroradiologia do Hospital Universitario Karolinksa. "A última inovação da Philips é o NeuroSuite com um novo detetor de 20 polegadas no plano frontal, com fantásticas imagens em 3D e suficientemente grande para obter imagens da coluna vertebral. No plano lateral, o novo detetor de 15 polegadas oferece a visualização da vasculatura cerebral completa, com a redução de riscos de colisão e uma maior liberdade de projeção".

 

No centro do NeuroSuite encontra-se o sistema Philips AlluraClarity, descendo a doses de radiação até um 73% sem comprometer a qualidade de imagem 2,3 e o VasoCT que visualiza os dispositivos incranianos no contexto dos vasos, e a morfología desses vasos até os vasos perfurantes 1.

 

"Nos últimos anos, tem-se feito muitos progressos na visualização em alta resolução de dispositivos", disse o professor Jacques Moret da faculdade de medicina de Bichat-Beaujon da Universidade de Paris, França. "O seguinte passo na nossa colaboração com a Philips é o NeuroSuite, que oferece uma melhor visualização de vasos e dispositivos e uma cobertura total da cabeça. A nova combinação de detetores poderia ser especialmente útil para o tratamento dos derrames cerebrais."

 

O Philips NeuroSuite será apresentado oficialmente no Live Interventional Neuroradiology & Neurosurgery Course (LINNC) em Paris do dia 23 até o dia 25 de junho de 2014.

NeuroSuite não se encontra disponível em EEUU.

 


1Kizilkilic O , et al, Utility of VasoCT in the treatment of intracranial aneurysm with flow-diverter stents, J. Neurosurg, 2012 May 4. [Epub ahead of print].
2 Radiation dose in neuroangiography using image noise reduction technology: a population study based on 614 patients - Michael Söderman, Mauti, Boon, Omar, Marteinsdóttir, Andersson, Holmin, Hoornaert - 15 August 2013
3 Image Noise Reduction Algorithm for Digital Subtraction Angiography: Clinical Results1 - Söderman, Holmin, Andersson,Palmgren, Babi, Hoornaert - Radiology: Volume 269: Number 2—November 2013
1Van der Bom IMJ, et al. BMJ Case Rep 2013. doi:10.1136/bcr-2013-010763

 

Para mais infomação sobre o NeuroSuite:

 

www.philips.com/neurosuite-case

Para mais informação ou entrevistas:

Departamento de Comunicación, RRPP y RSC – Philips Ibérica 

 

Philips Atención al cliente

 

Philips Ibérica
Ángeles Barrios
Diretora de Comunicação e RSC
+34 91 566 90 40
angeles.barrios@philips.com

 

Philips Ibérica
Jordi Manrique
Responsavel projetos comunicação Iluminação
+34 91 566 93 06
jordi.manrique@philips.com

 

Philips Ibérica
Beatriz Jiménez
Responsavel projetos comunicação Saúde
+34 91 566 91 86
beatriz.jimenez@philips.com 

.

Sobre a Royal Philips Electronics

A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHI) é uma empresa cujas atividades cobrem todos os aspetos de Cuidado de Saúde e Bem-estar, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas através das inovações nas áreas de Consumo e Estilo de Vida, Cuidados de Saúde e Iluminação. Com sede na Holanda, a Philips tem um volume de negócios de 23.300 milhões de Euros em 2013 e emprega aproximadamente 112.000 funcionários em mais de 100 países. A companhia é líder global em cuidados críticos e problemas cardíacos, telemonitorização, em soluções para iluminação baseada na eficiência energética e novas aplicações de iluminação, bem como uma sólida posição de liderança no barbear, cuidados pessoais e saúde oral. Para conhecer as últimas notícias sobre a Philips consulte o site: www.philips.pt

.