Resultados do quarto trimestre e anuais 2014

Philips registou vendas de 6.500 milhões de euros no quarto trimestre com resultados operacionais de € 743 milhões de euros

Janeiro 28, 2015

As contas anuais do Grupo foram atualizadas no quarto trimestre de 2014 e para os períodos anteriores para mostrar os resultados dos negócios combinados de Lumileds e mercado Automotive como operações descontinuadas  em relação ao processo de atração de investidores.

Destaques do Q4

• As vendas comparáveis do grupo desceram 2%
  • O EBITA, excluindo os gastos de reestruturação, gastos relacionados com aquisições e outros itens, ascende a 743 milhões de euros, ou 11,4 % das vendas, comparado com 12,9% no quarto trimestre de 2013
  • O EBITA ascendeu a 262 milhões, afetado pelos custos de reestruturação e outros itens, em comparação com os 789 milhões no quarto trimestre de 2013
  • Ganhos líquidos de 134 milhões de euros, frente aos 412 milhões de euros no quarto trimestre de 2013
  • O cash flow disponível melhorou até aos 559 milhões de euros, em comparação com os 481 milhões de euros no quarto trimestre de 2013

Destaques do ano 2014

•  As vendas comparáveis desceram 1% até aos 21.400 milhões
  • O EBITA, excluindo os gastos de reestruturação, gastos relacionados com aquisições e outros itens, ascende a 1.900 milhões de euros, ou 9.0% das vendas, comparado com os 2.300 milhões, ou 10,5% das vendas em 2013
  • Ganhos líquidos de 411 milhões de euros, frente aos 1.200 milhões de euros de 2013
  • O cash flow disponível melhorou até os 497 milhões de euros, em comparação com os 82 milhões de euros de 2013
  • O retorno sobre o capital investido foi de 4.5%, em comparação com 13.9% de 2013
  • Proposta de manter os dividendos a 0,80 euros por ação

Frans van Houten, CEO de Philips

"O quarto trimestre sublinhou um  desafiante 2014 para a Philips. Os nossos esforços de transformação continuaram a mostrar bons resultados, incluindo quando abordamos problemas de rendimento, com a progressão normal em mercados finais como China e Rússia, e impactos significativos com as mudanças cambiais mais fortes  do que o previsto, especialmente nos mercados emergentes. Cuidados de Saúde (Health Care), baixou de forma geral, devido principalmente a questões operacionais e mercados menos fortes. Sentimo-nos encorajados pelos aumentos da quota de mercado em terapia guiada pela imagem e registamos grandes pedidos na Europa e Medio Oriente, onde assinamos quatro acordos de soluções multianuais. A nossa fábrica Cleveland retomou os envios a clientes em Janeiro, marcando um importante êxito. Consumo e Estilo de Vida (Consumer &Lifestyle), teve um desempenho muito bom no trimestre, continuando a tendência que mantém desde há três anos de desempenho destacado no mercado. O nosso negócio de Health &Wellness teve um crescimento de dois dígitos e vimos um forte crescimento geral no EBITA. Iluminação (Lighting) registou um aumento nas vendas de LED de 20%, e ampliou as suas margens em LED apesar da forte erosão dos preços. O rendimento foi, no entanto, afetado negativamente pelos resultados na China, Soluções de Iluminação Profissional nos Estados Unidos e iluminação convencional. Tomámos medidas para reestruturar ainda mais essa área de fabricação em iluminação convencional”.

Atualização de objetivos financeiros

"Em genal, 2014 supôs um retrocesso na nossa trajetória. Entretanto tomámos ações claras para impulsionar um rendimento operacional mais forte em todos os nossos negócios e esperamos melhorias no crescimento das vendas e na margem de EBITA em 2015 e nos anos seguintes. No entanto, perspetivando o futuro, continuamos a ser cautelosos no que diz respeito fatores macroeconómico, esperando alguma volatilidade em alguns dos nossos mercados finais. Também antecipamos outros gastos em 2015 e 2016, principalmente relacionados com a reestruturação e a separação.

Devido a estes fatores, estamos 1 ponto percentual atrás no caminho até conseguir cada um dos nossos objetivos para 2016 em crescimento das vendas comparáveis, EBITA, e objetivos ROIC do Grupo. Estamos convencidos de que isto não muda o nosso potencial de rendimento a longo prazo, tendo em conta o atrativo dos mercados de Soluções de Iluminação e HealthTech e a nossa posição competitiva. No final do ano, à medida que avançarmos com a separação na Philips e a realocação do Innovation Group and Services, atualizaremos o mercado sobre os nossos objetivos integrais de desempenho para cada uma das duas empresas. ".

Accelerate! E atualização sobre a separação

O programa Accelerate! continua a impulsionar melhorias em toda a organização, o que resulta no aumento da centralização no cliente, melhorados níveis de atenção ao cliente, maior rapidez de colocação das nossas inovações no mercado e melhores custos de produtividade. Em HealthCare Informatics, Solutions & Services (HISS), implementou-se uma nova metodologia de desenvolvimento de software Agile que aumenta o número de lançamentos de novas versões de software por quatro ao ano, o que nos permitiu introduzir um número record de novas soluções de informática clínica na família IntelliSpace no Congresso da Sociedade de Radiologia da América do Norte (RSNA). Em Consumo e Estilo de Vida, o nosso profundo conhecimento das necessidades dos compradores locais permitiu-nos lançar com êxito uma otimizada gama de produtos de grooming masculino em França, respondendo ao preço e às necessidades dos clientes.
Esta proposta de valor relevante a nível local resultou num aumento de dois pontos percentuais de quota de mercado desde o seu lançamento e um número recorde de produtos Philips listados no retalhista Carrefour. Em Iluminação, a área Soluções de Iluminação Profissional melhorou a sua carteira de produtos para o canal indireto na Europa, o que impulsionou um crescimento das vendas em mais de 60% como consequência da sua forte relação preço-desempenho, proposta de valor localmente relevante e com um compromisso de entrega em 5 dias. "

A poupança de gastos gerais ascendeu a 35 milhões de euros no trimestre, fazendo com que a poupança total de gastos gerais em 2014 tenha sido de 284 milhões de euros. O programa Design for Excellence (DfX) gerou 123 milhões de euros de poupanças adicionais em compras no quarto trimestre, sendo que o total de poupança de DfX para 2014 foi de 284 milhões de euros. O programa de produtividade End2End conseguiu poupanças de 22 milhões de euros no trimestre, o que eleva o total de poupanças de produtividade End2End a 79 milhões de euros para todo o ano 2014. A Philips espera custos de reestruturação em 2015 de aproximadamente 250 milhões de euros.

Em setembro do ano passado, a Philips anunciou o seu plano de separar-se em duas companhias independentes, posicionando cada uma delas de modo a melhor capitalizar as atrativas oportunidades em HealthTech e Soluções de Iluminação. A Philips confia na sua capacidade para gerar um crescimento adicional e criar mais valor através de uma maior concentração e agilidade. Como se indicou anteriormente, o processo de separação levará aproximadamente entre 12 e 18 meses, e mais atualizações serão disponibilizadas no decorrer do ano. Atualmente, a companhia estima que os custos da separação estarão entre os 300 e os 400 milhões de euros em 2015.

A companhia está em conversações com investidores externos para os negócios de iluminação combinada Lumileds e Automotive e espera completar uma transação no primeiro semestre de 2015.

A 31 de diciembre de 2014, Philips tinha completado 41% do programa de recompra de ações no valor total de 1.500 millones de euros.

Resumo geral do quarto trimestre

Cuidado de Saúde

As vendas comparáveis de Cuidado de Saúde foram inferiores em 3%. A margem de EBITA, excluindo gastos de reestruturação, gastos relacionados com aquisições e outros itens, foi de 14,8%, descendo desde de 19,% do ano anterior. Os  pedidos de equipamentos, em termos comparáveis, mostram uma descida de meio dígito, ainda que tenha melhorado na Europa Ocidental. O impacto de Cleveland nas vendas e na entrada de pedidos foi de aproximadamente 4 pontos percentuais, o que também terá um impacto no aumento do rendimento em 2015.

" Em Cuidados de Saúde, o nosso foco estratégico em grande escala, e nos contratos plurianuais continua a ganhar força. Além disso, a nossa aquisição pendente da Volcano, anunciada em dezembro, permitirá aprofundar ainda mais o relacionamento com os clientes, ganhar quota de mercado e acelerar o crescimento da receita para o negócio da terapia guiada por imagem Philips.

O sistema de gestão da qualidade atualizado no nosso centro de Cleveland foi recentemente aprovado em  auditoria de terceiros e já retomou os envios dos nossos sistemas Brilliance iCT. Devido à quebra de produção e envio, mais lento do que o esperado, o impacto sobre EBITA em 2014 foi maior do que o esperado. Passar a auditoria de terceiros na produção de sistemas de Brilliance iCT é um marco importante que nos permite centrar no processo de construção enquanto oferecemos inovações de imagem aos nossos clientes. Também estamos aumentando a produção dos sistemas de Tomografia Compotadorizada (TC) nas nossas instalações em Haifa e Suzhou, inicialmente para os clientes fora dos Estados Unidos. Vamos continuar a trabalhar duro para resolver em 2015 e esperamos que a nossa produção mundial de sistemas TC e o volume de entregas volte gradualmente ao nível de 2013 até o final do corrente ano”.

Consumo e Estilo de Vida

Em Consumo e Estilo de Vida as vendas comparáveis aumentaram 6%. A margem de EBITA, excluindo encargos de reestruturação e outros itens, melhorou 260 pontos base para 16,0%. O aumento da margem foi principalmente devido a volumes mais elevados e melhores margens brutas.

"Em Consumo e Estilo de Vida, estamos contentes de ver que a nossa abordagem centrada continuou a fornecer bons resultados, resultando num melhor mix de produtos e vendas, especialmente em Health&Wellness. A nossa linha Mother & Child Care continuou a apresentar um forte crescimento de dois dígitos por meio de inovações que suportam o desenvolvimento saudável das crianças. Em particular, o novo biberão Philips Avent Classic+ clinicamente comprovado na redução das cólicas e do excesso de comida, permitindo aos recém nascidos controlar o fluxo de leite. Os nossos produtos de Beauty, Male Grooming e Oral HealthCare tiveram um significativo sucesso durante as férias e nas temporadas de presentes, incluindo o evento de compras 'Double 11' na China”.

Iluminação

As vendas comparáveis em Iluminação (excluindo os negócios combinados da Lumileds e Automotive) caíram 3% em relação ao ano anterior. As vendas baseadas em LED cresceram 20%, compensando uma redução de 14% nas vendas globais de iluminação convencional. As vendas de LED agora são responsáveis por 37% das vendas totais de iluminação, em comparação com 31% no quarto trimestre de 2013. A margem de EBITA, excluindo custos de reestruturação, custos relacionados com aquisições e outros itens, foi de 9,0% versus 8,8% no quarto trimestre de 2013.

"Como um dos principais fornecedores de soluções - para as empresas, cidades e consumidores - que oferecem valor para além da iluminação, assinámos um contrato para fornecer à cidade de Madrid, a que é a renovação da iluminação pública maior do mundo até à data, consistindo na substituição de 225 mil luminárias. O nosso desempenho na América do Norte foi insatisfatório e nosso negócio na China foi afetada pela deterioração das condições de mercado. Temos tomado medidas adicionais, incluindo a nomeação de um novo responsável para reforçar significativamente a nossa capacidade de oferecer novos níveis de valor de negócio. Também colocámos em marcha novas e interessantes ofertas, tais como SlimSurface LED downnight, a luminária mais fina do mercado, que será muito eficaz para os clientes proprietários de locais comerciais. "

Innovation, Group & Services

O EBITA teve um custo líquido de 339 milhões de euros, incluindo uma provisão de 201 milhões de euros para questões legais em curso. As vendas diminuíram de € 224 milhões no Q4 de 2013 para 184 milhões de euros no Q4 de 2014, devido principalmente ao maior número de royalties de propriedade intelectual de uma só vez no quarto trimestre de 2013.

“Tivemos o prazer de receber a marca CE para o nosso sistema e software Philips Digital Pathology no quarto trimestre. Os patologistas podem agora usar a solução totalmente digital como um auxílio no diagnóstico de patologia de rotina, o que irá melhorar os fluxos de trabalho e colaboração e, por sua vez, aumentará a eficiência e produtividade. No trimestre, é emocionante ver que as vendas em Healthcare Incubator quase triplicaram. Também abrimos uma nova fábrica na Holanda de recondicionamento de sistemas de imagens para o cuidado de saúde, que marca o caminho para levar os benefícios financeiros e ambientais da "economia circular" para a indústria de cuidados de saúde. "

Forward-looking statements

This document and the related oral presentation, including responses to questions following the presentation, contain certain forward-looking statements with respect to the financial condition, results of operations and business of Philips and certain of the plans and objectives of Philips with respect to these items. Examples of forward-looking statements include statements made about the strategy, estimates of sales growth, future EBITA, future developments in Philips’ organic business and completion of the tender offer and merger of Volcano Corporation and its benefits. By their nature, these statements involve risk and uncertainty because they relate to future events and circumstances and there are many factors that could cause actual results and developments to differ materially from those expressed or implied by these statements.

These factors include but are not limited to domestic and global economic and business conditions, developments within the euro zone, the successful implementation of Philips’ strategy and the ability to realize the benefits of this strategy, the ability to develop and market new products, changes in legislation, legal claims, changes in exchange and interest rates, changes in tax rates, pension costs and actuarial assumptions, raw materials and employee costs, the ability to identify and complete successful acquisitions, including Volcano, and to integrate those acquisitions into the business, the ability to successfully exit certain businesses or restructure the operations, the rate of technological changes, political, economic and other developments in countries where Philips operates, industry consolidation and competition. As a result, Philips’ actual future results may differ materially from the plans, goals and expectations set forth in such forward-looking statements. For a discussion of factors that could cause future results to differ from such forward-looking statements, see the Risk management chapter included in the Annual Report 2013 and the “Risk and uncertainties” section in the semi-annual financial report for the six months ended June 29, 2014. Third-party market share data Statements regarding market share, including those regarding Philips’ competitive position, contained in this document are based on outside sources such as research institutes, industry and dealer panels in combination with management estimates. Where information is not yet available to Philips, those statements may also be based on estimates and projections prepared by outside sources or management. Rankings are based on sales unless otherwise stated.

Use of non-GAAP information

In presenting and discussing the Philips Group financial position, operating results and cash flows, management uses certain non-GAAP financial measures. These non-GAAP financial measures should not be viewed in isolation as alternatives to the equivalent IFRS measures and should be used in conjunction with the most directly comparable IFRS measures. Non-GAAP financial measures do not have standardized meaning under IFRS and therefore may not be comparable to similar measures presented by other issuers. A reconciliation of these non-GAAP measures to the most directly comparable IFRS measures is contained in this document. Further information on non-GAAP measures can be found in the Annual Report 2013.

Use of fair-value measurements

In presenting the Philips Group financial position, fair values are used for the measurement of various items in accordance with the applicable accounting standards. These fair values are based on market prices, where available, and are obtained from sources that are deemed to be reliable. Readers are cautioned that these values are subject to changes over time and are only valid at the balance sheet date. When quoted prices or observable market data are not readily available, fair values are estimated using appropriate valuation models and unobservable inputs. Such fair value estimates require management to make significant assumptions with respect to future developments, which are inherently uncertain and may therefore deviate from actual developments. Critical assumptions used are disclosed in the Annual Report 2013. Independent valuations may have been obtained to support management’s determination of fair values.

All amounts are in millions of euros unless otherwise stated. All reported data is unaudited. Financial reporting is in accordance with the accounting policies as stated in the Annual Report 2013, unless otherwise stated. Prior-period financials have been restated for the treatment of the combined businesses of Automotive and Lumileds as discontinued operations and for two voluntary accounting policy changes applied as of January 1, 2014. The first voluntary accounting policy change relates to a reclassification of cost by function in the income statement. Company-wide overhead and indirect Business function costs will be brought more in line with the actual activities performed in the markets. This change has no net effect on Income from operations. The second voluntary accounting policy change relates to a change in the presentation in the cash flow statement. Up and until 2013 the cash flows related to interest, tax and pensions were presented in a table separate from the primary consolidated statement of cash flows. The presentation change results in the separate presentation of the interest and tax cash flows in cash flow from operating activities. The pension cash flows are separately presented as part of the pension disclosures. The presentation change has no impact on the net cash flows from operating activities nor the total net cash balance as these cash flows previously used to be part of other aggregated sub lines of the primary consolidated statement of cash flows.

An overview of the revised 2014 and 2013 figures per quarter is available on the Philips website, in the Investor Relations section.

Additional Information

This communication is neither an offer to purchase nor a solicitation of an offer to sell any shares of common stock of Volcano or any other securities. Philips has filed a tender offer statement on Schedule TO with the SEC and a Solicitation/Recommendation Statement on Schedule 14D-9 has been filed with the SEC by Volcano. The offer to purchase shares of Volcano common stock will only be made pursuant to the offer to purchase, the letter of transmittal and related documents filed as a part of the Schedule TO. INVESTORS AND SECURITY HOLDERS ARE URGED TO READ BOTH THE TENDER OFFER STATEMENT, AS FILED AND AS IT MAY BE AMENDED FROM TIME TO TIME, AND THE SOLICITATION/ RECOMMENDATION STATEMENT, AS FILED AND AS MAY BE AMENDED FROM TIME TO TIME, BECAUSE THEY CONTAIN IMPORTANT INFORMATION REGARDING THE OFFER. Investors and security holders may obtain a free copy of these statements and other documents filed with the SEC at the website maintained by the SEC at www.sec.gov or by directing such requests to Georgeson Inc., the Information Agent for the offer, at (866) 856-2826.

Apresentação do trimestre e de 2014: Faz clique aqui para descarregar do trimestre y de 2014:

Para mais informação:

Directora de Comunicación, RRPP Y RSC
E-mail: angeles.barrios@philips.com

Joost Akkermans
E-mail: joost.akkermans@philips.com

A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHI) é uma empresa cujas atividades cobrem todos os aspetos de Cuidado de Saúde e Bem-estar, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas através das inovações nas áreas de Consumo e Estilo de Vida, Cuidados de Saúde e Iluminação. Com sede na Holanda, a Philips tem um volume de negócios de 23.300 milhões de Euros em 2013 e emprega aproximadamente 114.000 funcionários em mais de 100 países. A companhia é líder global em cuidados críticos e problemas cardíacos, telemonitorização, em soluções para iluminação baseada na eficiência energética e novas aplicações de iluminação, bem como uma sólida posição de liderança no barbear, cuidados pessoais e saúde oral. Para conhecer as últimas notícias sobre a Philips consulte o site: www.philips.pt