O arranha-céus de escritórios Torre Europa, em Madrid, converte-se no edifício mais inteligente da cidade com a Philips Lighting

A Torre Europa é o primeiro edifício em Espanha a ser convertido num escritório inteligente com a tecnologia Power-over-Ethernet para a iluminação sustentável ligada

16 de novembro, 2016

Barcelona, Espanha – A Philips Lighting (Euronext Amesterdão: LIGHT), líder global em iluminação, apresentou hoje um novo projeto de iluminação ligada que transforma o magnífico arranha-céus Torre Europa num escritório inteligente, altamente seguro e ligado. Este é o primeiro edifício em Espanha com um sistema de iluminação de escritórios Power-over-Ethernet (PoE) da Philips e vai permitir que os funcionários personalizem o espaço de trabalho através dos seus smartphones e que os administradores do edifício otimizem a utilização do espaço e a eficiência do mesmo.

Situado no coração do centro financeiro de Madrid, com 121 metros de altura, a Torre Europa é um dos edifícios mais altos da cidade e conta com uma localização privilegiada para acolher as principais empresas. O edifício, inaugurado em 1985, foi sujeito a uma vasta renovação, que permitiu implementar importantes melhorias em termos de design e tecnologia, tanto no exterior como no interior. Juntamente com o Grupo Infinorsa, proprietário maioritário do imóvel, 14 dos 32 pisos que compõem o edifício foram equipados com 5400 luminárias ligadas, cobrindo 19 600 m2 de escritórios.

O sistema de iluminação ligado da Philips permite criar ambientes de trabalho que podem antecipar e responder às necessidades específicas dos utilizadores. Para maior comodidade e produtividade, os funcionários dos escritórios podem personalizar e ajustar os níveis de iluminação e outros serviços, como o ar condicionado, através de uma aplicação para smartphone.

"A conectividade está a transformar a forma como as pessoas interagem com a informação e entre si", afirmou Josep Martínez, Presidente e Diretor geral da Philips Lighting Espanha e Portugal. "A iluminação está em toda a parte e é central na Internet das Coisas. A iluminação de escritório rica em sensores, alimentada e integrada na rede do edifício, poupa energia e permite atingir novos níveis de produtividade e formas de trabalho mais inteligentes e flexíveis".

O novo sistema de iluminação utiliza Power-over-Ethernet (PoE) para ligar as luminárias à rede informática do edifício. O sistema recolhe, armazena, partilha e distribui dados anónimos obtidos através de sensores integrados nas luminárias. É possível utilizar informações como a ocupação das divisões ou a temperatura para ajustar os níveis de iluminação, o aquecimento ou ar condicionado ou para otimizar a utilização do espaço do escritório, assim como a programação de serviços de limpeza ou manutenção. A utilização eficiente da iluminação LED ligada aos sensores assegura que as luzes se apagam quando as pessoas saem de uma sala. Simultaneamente, ao combinar com dados precisos e em tempo real do edifício Torre Europa, a utilização da energia destinada à iluminação pode ser reduzida até 70%, o que representa uma redução anual de 15 toneladas de CO2 por piso.

A adoção do sistema de iluminação ligado da Philips sublinha o compromisso da Infinorsa com a inovação e é um passo firme para um ambiente de trabalho sustentável, colocando a Torre Europa na vanguarda dos escritórios do futuro", afirmou Fernando Ferrero, Diretor de operações do grupo Infinorsa. "A conectividade do sistema é um facilitador da Internet das Coisas, o que permite novas formas de integração, colaboração, inovação e socialização entre os funcionários, ao mesmo tempo que aumenta o valor dessa propriedade no futuro".

Dean Freeman, Vice-presidente de investigação da Gartner, referiu num Guia de mercado, no qual a Philips Lighting figurava como um vendedor representativo, que "em 2020, 70% das novas instalações de iluminação de edifícios comerciais implementarão a iluminação inteligente. Felizmente, estão a surgir sistemas de iluminação em rede com análise. As grandes corporações com vários polos estão a começar a implementar a fase 4 (controlo da iluminação LED/sensores de conectividade analítica). A fase 5 (controlos de iluminação LED/sensores de conectividade de inteligência analítica) – na qual os algoritmos são utilizados para retroalimentar o sistema para gerar poupanças adicionais de energia – ainda não é muito comum, uma vez que poucas empresas de iluminação têm a capacidade analítica e de algoritmo disponível".

Para más información:

Leticia Alonso

Infinorsa / Grupo Albion

lalonso@grupoalbion.net

Eeva Raaijmakers

Philips Lighting

Email: eeva.raaijmakers@philips.com

Jordi Manrique

Philips Lighting Spain and Portugal

jordi.manrique@philips.com

Esther Robledo / Ana Moreno

Ketchum

Tel: +34 618 27 61 44/ +34 680 44 91 26

equipo.philips@ketchum.es

Acerca da Philips Lighting

Philips Lighting (Euronext Amesterdão ticker: LIGHT), líder global em produtos, sistemas e serviços de iluminação, oferece inovações que criam novas oportunidades de negócio, oferecem experiências enriquecidas aos utilizadores e ajudam a melhorar a vida. Atendendo ao mercado profissional e ao consumo, somos líderes do setor ao aproveitar a Internet das Coisas para transformar os lugares, os edifícios e os espaços públicos. Com vendas de 7500 milhões de euros em 2015, contamos com cerca de 36 000 funcionários em mais de 70 países. As notícias da Philips Lighting estão em www.philips.es/prensa

Acerca de Torre Europa

Um dos edifícios de escritórios mais representativos de Madrid. Situado em pleno centro do Paseo de la Castellana, na consolidada zona de Azca, o coração financeiro da cidade. Dispõe de 32 pisos e uma superfície total de 54 000 m2 (42 000 m2 de escritórios e 12 000 m2 para estacionamento).

Projetado por Miguel Oriol e Ybarra, foi construído em 1985. Com 121 metros de altura, ocupa o 7.º lugar entre os arranha-céus mais altos de Madrid.

Acerca de Grupo Infinorsa

Empresa imobiliária patrimonial de âmbito europeu criada em 1974 e avalizada por importantes sócios nacionais e internacionais. Especializada na aquisição, construção e reforma integral de edifícios emblemáticos, localizados nas melhores zonas de negócios das capitais europeias para posterior arrendamento e gestão integral. Opera em Madrid e Berlim, com uma carteira de propriedades que somam mais de 140 000 m2 de superfície sob gestão.