História da marca Philips

A marca Philips é uma imagem familiar em milhões de lares e edifícios em todo o mundo, reconhecida instantaneamente por sete letras azuis escritas em maiúsculas e o emblema do escudo com estrelas e ondas. Durante mais de 120 anos, a Philips desenvolveu-se e cresceu, tornando-se numa marca líder com elevada confiança nos mercados de todo o mundo. A identidade visual da empresa permaneceu fiel ao seu legado, enraizado nos primeiros anos do início do século XX.

História da marca Philips

A marca Philips atualmente: "innovation and you"

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Em 2013, a Philips revelou o posicionamento da marca que assenta no legado da empresa na criação de inovações úteis para as pessoas. Como parte deste posicionamento, a Philips apresentou o novo slogan da marca "innovation and you", que está enraizado na forte crença da Philips de que a inovação só é significativa se for baseada numa compreensão profunda das necessidades e dos desejos das pessoas. O design do escudo da Philips também foi modernizado para utilização em canais digitais e móveis, mantendo as tradicionais estrelas e ondas. A direção da marca ganhou vida através do lançamento de uma plataforma digital contadora de histórias, que apresenta uma vasta gama de inovações Philips que fazem uma diferença significativa para pessoas de todo o mundo.

A Philips a entrar no século XXI: "sense and simplicity"

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Em Setembro de 2004, a Philips apresentou a sua promessa de "sense and simplicity", que marcou um novo rumo para a empresa. O lema "Sense and simplicity" reflectiu o compromisso da Philips para ser uma empresa impulsionada pelo mercado que fornece produtos e serviços que cumprem a promessa de serem "concebidos a pensar em si, fáceis de experimentar e avançados". A empresa focou-se na saúde das pessoas e no bem-estar, através do fornecimento de produtos e soluções nas áreas Healthcare, Consumer Lifestyle e Lighting.

A construir uma presença global consistente nos anos 90: "Let’s make things better"

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Até meados dos anos 90, todas as campanhas publicitárias e de marketing eram executadas ao nível do produto, com base no mercado local. Isto resultou na apresentação simultânea de demasiadas campanhas diferentes, o que não transmitia uma imagem da Philips enquanto empresa global.
 
Para estabelecer uma presença global consistente, a Philips lançou a primeira campanha global em 1995 sob o slogan "Let’s make things better". Este tema capta o conceito de "One Philips" e foi apresentado globalmente em todos os mercados para todos os produtos Philips. Esta foi a primeira campanha que uniu toda a empresa, transmitindo aos funcionários a sensação de pertença e projetando a imagem de uma empresa unificada para um público externo.

A identidade da marca Philips registada nos anos 30: origens e o emblema do escudo

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Nesta altura, as actividades empresariais da Philips estavam em rápida expansão e a empresa queria encontrar uma marca registada que representasse exclusivamente a Philips, mas uma que evitasse problemas legais com os proprietários de outros emblemas circulares muito conhecidos. Este desejo resultou na combinação do círculo Philips e na palavra da marca com o emblema do escudo.
 
Em 1938, o escudo fez a sua primeira aparição. Apesar de ter sido modificado com o passar dos anos, o design básico manteve-se desde então e, juntamente com a palavra, este confere à Philips a identidade distinta que continuamos a reconhecer.
 
Nos anos 1930, as quatro estrelas junto a três ondas foram colocadas juntas num círculo pela primeira vez. Em seguida, as estrelas e as ondas começaram a aparecer em rádios e gramofones, apresentando o círculo como parte do seu design. Gradualmente a utilização do emblema circular estendeu-se a materiais publicitários e outros produtos. Desde então, esta marca comercial tem sido utilizada em todo o mundo e tornou-se num dos identificadores da Empresa Philips, enquanto única fonte de produtos com a marca Philips.
 
As ondas e estrelas tão familiares da Philips apareceram pela primeira vez em 1926 na embalagem de válvulas de rádio miniwatt, bem como no Philigraph, um dos primeiros dispositivos de gravação de som. As ondas simbolizavam as ondas de rádio e as estrelas representam o éter do céu nocturno pelo qual viajavam essas ondas. A certa altura, estes dois elementos foram colocados num círculo que, supostamente, simbolizava o globo terrestre.

A Philips no século XX: a primeira publicidade a lâmpadas

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Estabelecida em 1891 em Eindhoven, nos Países Baixos, a Philips & Co. foi fundada para satisfazer a procura crescente por lâmpadas resultante da comercialização da eletricidade.
 
Nos primeiros anos da Philips & Co., a representação do nome da empresa assumiu muitas formas: uma foi o emblema formado pelas letras iniciais de Philips & Co., outra foi a palavra Philips impressa no vidro das lâmpadas com filamentos metálicos.
 
Uma das primeiras campanhas foi lançada em 1898, quando Anton Philips utilizou um conjunto de postais com os trajes nacionais neerlandeses como ferramenta de marketing. Cada letra da palavra Philips era impressa numa linha de lâmpadas na parte superior de cada postal. No final dos anos 20, o nome Philips começou a assumir a forma que reconhecemos actualmente.