Amamentação

Amamentar naturalmente

Não há nada melhor para dar ao seu bebé do que o leite materno, que possui vastos benefícios para a sua saúde. A gama Philips AVENT de bombas tira leite e acessórios foi concebida para lhe facilitar esta tarefa ao máximo durante o período de amamentação desejado. O design revolucionário das nossas bombas conquistou louvores entre as mães e os profissionais de saúde do mundo inteiro.

Informações sobre nutrição

  • O leite materno é a melhor nutrição para bebés. Durante os primeiros 6 meses recomenda-se que a alimentação seja exclusivamente a amamentação, que se poderá prolongar para além da introdução de alimentos sólidos.
  • Quando está a amamentar, uma boa nutrição é essencial para si e para o seu bebé. Continue com a alimentação variada e saudável que estava a seguir durante a gravidez e tente fazer todas as refeições.
  • A combinação da amamentação e da alimentação a biberão pode afectar a produção de leite materno, a não ser que tome medidas para evitar isto.
  • Se decidir não amamentar, poderá ser difícil voltar atrás com esta decisão caso mude de opinião.
  • Se decidir utilizar leite em pó para lactantes, é muito importante que seja indicado o tipo correcto de leite em pó e que o leite seja preparado correctamente. Aconselhe-se junto do seu médico ou farmacêutico. O equipamento de alimentação do leite deve ser esterilizado nos primeiros 12 meses utilizando um método apropriado.

Como amamentar

Apesar de algumas novas mamãs considerarem a amamentação fácil desde o início, outras precisam de um pouco de prática e paciência até conseguirem fazê-lo. Lembre-se de que a sua parteira, o seu médico ou outros profissionais dos cuidados de saúde estão disponíveis para a apoiar e para a ajudar a começar. Entretanto pode consultar esta compilação de noções básicas sobre amamentação que a Philips AVENT preparou para si.

Leia as nossas Sugestões práticas ou o Guia de amamentação passo a passo apresentado abaixo.

O início da amamentação

Sabia que o seu corpo necessita de um "activador" para começar a produzir leite? Este é fornecido pela sucção do bebé, por isso amamente o seu recém-nascido logo que possível após o parto. A parteira poderá ajudá-la a encontrar a posição mais confortável para si e para o seu bebé.

Durante os primeiros dias, o seu peito produz uma pequena quantidade de um líquido espesso de cor amarela chamado colostro. Trata-se de um alimento excelente para o seu bebé, rico em nutrientes e anticorpos. Quanto maior for a frequência com que amamenta o bebé, mais rapidamente começará a produzir leite, o que geralmente sucede em cerca de 3 dias.

Quando o leite "chegar", sentirá provavelmente um formigueiro no peito sempre que estiver pronta a amamentar. Também poderá ocorrer gotejamento de leite. Este fenómeno denomina-se reflexo de ejecção. Poderá ainda sentir uma leve dor de barriga, provocada pela contracção do útero.

Vídeos úteis

Como amamentar
Como extrair leite

Sugestões práticas:

Lembre-se...

Os bebés não se alimentam sugando o mamilo, mas sim o peito. É importante que o bebé agarre o peito correctamente pois facilita a alimentação do bebé, estimula a produção de leite e evita mamilos gretados. Deverá sentir a sua língua e mandíbulas a trabalhar no peito e ver as suas orelhas a movimentar-se ligeiramente. Se o peito não estiver suficientemente introduzido na boca do bebé, utilize o dedo mindinho para abrir suavemente o canto da boca do bebé e parar a sucção para começar de novo.

Frequência da amamentação

Quantas mais vezes amamentar o bebé, tanto mais leite produzirá o seu peito. Se amamentar o bebé com a frequência por ele imposta, deverá produzir a quantidade de leite de que ele necessita. A maior parte dos bebés amamentados chora quando têm fome, o que habitualmente sucede em intervalos de 2-3 horas nas primeiras semanas, sendo que cada mamada poderá demorar até meia hora.

Gases e cólicas

Muitos bebés amamentados sofrem de gases ou cólicas. Se o seu sofrer, após a amamentação, coloque-o sobre o ombro até que arrote. Se o bebé mamar dos dois peitos, poderá ainda provocar o arrotar no intervalo.

Aumento de peso

Se o seu bebé nasceu com pouco peso (menos de 2,5 kg) ou se teve um parto difícil, é muito importante que estabeleça uma boa rotina de amamentação e que controle o peso do bebé nas primeiras semanas. Não hesite em pedir ajuda à sua parteira ou ao seu médico.

Guia de amamentação passo a passo:

1. Posicionamento da mãe

Se se encontrar deitada na cama, peça à sua parteira que a ajude a encontrar a melhor posição. Caso contrário, sente-se direita numa cadeira e segure o seu bebé no colo ao mesmo nível que o seu peito. Visto que, provavelmente, estará a amamentar durante cerca de 30 minutos, é importante que estejam ambos tão confortáveis e descontraídos quanto possível. A colocação estratégica de almofadas sob o bebé ou dos seus pés sobre um banco baixo podem proporcionar-lhe apoio.

2. Posicionamento do bebé

Segure o corpo do bebé próximo de si e voltado na sua direcção. A cabeça deve pousar no seu antebraço, não ao nível do cotovelo. Poderá segurar no pescoço e cabeça do bebé a partir de trás com a outra mão. Lembre-se: aproxime o bebé do peito e não o peito do bebé.

3. "Agarrar o peito"

Toque com os lábios do bebé no mamilo até ele abrir a boca como se estivesse a bocejar. Aproxime suavemente a boca do bebé em direcção ao peito de forma a que esta cubra a maior área possível da aréola, com o mamilo bem dentro da boca, e não à frente. Deverá existir um pequeno intervalo entre o peito e o nariz do bebé. Seja paciente. Pode precisar de várias tentativas até o bebé "agarrar o peito" correctamente.

4. Durante a amamentação

Depois do bebé começar a mamar, descontraia! O leite do início é mais aguado e destina-se a saciar a sede do bebé. O leite rico em calorias para satisfazer a fome virá depois. Por este motivo, é importante não apressar a amamentação. Deixe o bebé mamar tanto quanto desejar de um peito e depois ofereça o outro. Se ele não quiser mais, ofereça o "segundo" peito primeiro na próxima mamada.

Bombas tira leite Philips AVENT

Não há nada melhor para dar ao seu bebé do que o leite materno, que possui vastos benefícios para a sua saúde. A gama Philips AVENT de bombas tira leite e acessórios foi concebida para lhe facilitar esta tarefa ao máximo durante o período de amamentação desejado. O design revolucionário das nossas bombas conquistou louvores entre as mães e os profissionais de saúde do mundo inteiro.

Como extrair leite

Bomba tira leite manual Philips AVENT

A Bomba tira leite manual Philips AVENT foi a primeira bomba tira leite a estimular o fluxo de leite de uma forma que imita a acção de sucção de um bebé. Não existe uma forma mais suave, rápida e natural de extrair leite. Testes clínicos feitos à nossa bomba tira leite manual comprovaram que ela apresenta um desempenho tão eficaz como uma bomba eléctrica de utilização hospitalar, mas a sua utilização é significativamente mais agradável e confortável. Leia o estudo clínico independente (em inglês).

Bomba Tira Leite Electrónica Philips AVENT

As Bombas Tira Leite Electrónicas Simples e Dupla Philips AVENT atingem um novo patamar de inovação tendo por base o design clinicamente comprovado da nossa bomba manual. Para a ajudar a extrair o leite com maior rapidez, naturalidade e eficiência, e sem esforço, graças a uma memória electrónica. Esta regista a sua velocidade, ritmo e nível de sucção e mantém-nos automaticamente.

A Almofada massajadora patenteada

O segredo por trás das Bombas tira leite Philips AVENT consiste na integração da Almofada massajadora patenteada. Esta suave almofada de silicone possui 5 secções em pétala que massajam delicadamente a área em torno do mamilo durante a extracção, exactamente como o seu bebé quando está a mamar, estimulando o reflexo de ejecção. Se aplicar uma ligeira pressão sobre a pega, poderá optimizar o nível de sucção.

Como amamentar


Testado clinicamente

Um estudo clínico independente, conduzido por pediatras e especialistas em nutrição de bebés do Reino Unido, comparou o desempenho da Bomba tira leite manual Philips AVENT com o de uma bomba eléctrica de utilização hospitalar. Segundo os resultados do estudo aleatório, publicado em Junho de 2001 (no jornal oficial da Academia Americana de Pediatria), as mães que utilizaram a Bomba tira leite manual Philips AVENT extraíram uma maior quantidade de leite no mesmo período de tempo que as mães que utilizaram uma bomba tira leite eléctrica hospitalar.


Leia o estudo clínico completo (em Inglês)

Sugestões de amamentação

Todos sabemos que ter um bebé pode representar a experiência mais compensadora que alguma vez terá, mas também pode ser assustador. Compilámos uma lista de Perguntas e Respostas habituais para guiar o seu caminho

As mulheres com seios pequenos podem amamentar?

Todos os peitos produzem leite e a maior parte das mulheres pode amamentar, mas, por vezes, a adaptação demora algum tempo. Peça ajuda à sua parteira ou médico se necessitar. Mesmo que tenha tido problemas com a amamentação do seu primeiro filho, volte a tentar com o segundo. É provável que seja mais fácil.

Como posso envolver o meu parceiro e outros membros da família?

Além da amamentação, os bebés precisam de atenção constante, por exemplo, dando-lhes mimos, banhos, mudando as fraldas, brincando com eles ou levando-os a passear. Quando a sua rotina de amamentação estiver bem estabelecida, poderá extrair e guardar o leite para que outra pessoa lhe possa dar um biberão de leite materno, se desejar sair sozinha, com outra criança ou com o seu parceiro.

Como sei se o bebé está a receber leite suficiente?

Se o seu bebé mamar bem, se o fizer 8-12 vezes em 24 horas, esvaziando os dois peitos, e se parecer feliz, saudável e satisfeito, for activo e estiver alerta quando desperto e contente depois de uma mamada, está certamente a receber leite suficiente. Outro sinal positivo é a mudança de cerca de 8 fraldas molhadas num período de 24 horas. Se estiver preocupada, consulte a sua parteira ou médico. Poderá ainda levar o bebé ao hospital local para pesagem.

Vale a pena amamentar se vou regressar ao trabalho em breve?

Quando mais tempo passar com o bebé durante os primeiros 4 meses, tanto melhor para os dois, pois as primeiras semanas em casa são o período em que o leite materno é mais benéfico para o bebé. Mesmo depois de voltar ao trabalho, poderá continuar a amamentar de manhã, à noite e durante o fim-de-semana e, nos intervalos, o bebé poderá ser alimentado com biberões de leite extraído. A Bomba tira leite Philips AVENT é fornecida com instruções detalhadas para a extracção e conservação de leite, sendo muito fácil e confortável de utilizar. Os Biberões e Tetinas para recém-nascidos da Philips AVENT foram especificamente desenhados para imitar o comportamento do peito, permitindo que o bebé se adapte facilmente.

Quando devo parar de amamentar?

A amamentação durante os primeiros 6 meses constitui um excelente alicerce para a vida do seu bebé. No final desse período, o bebé deverá estar pronto a comer sólidos. No entanto, poderá continuar a amamentar o bebé tanto tempo quanto os dois desejem. Não se recomenda o leite normal durante o primeiro ano, assim sendo, se deixar de amamentar ou de utilizar leite extraído, utilize leite em pó, também designado como fórmula para lactentes.

Como posso resolver o problema dos mamilos planos ou invertidos?

Uma em cada dez mulheres tem um ou os dois mamilos planos ou invertidos. Se os seus mamilos costumam ficar salientes quando sente com frio ou se reagem ao teste da beliscadura, não deverá ter dificuldades para amamentar.

Belisque a área em torno do mamilo entre o indicador e o polegar. Se o mamilo ficar saliente, não deverá ter problemas para amamentar, com a condição de que o bebé seja posicionado correctamente, a sucção deverá puxar o mamilo para fora. No entanto, se não conseguir adaptar-se à amamentação, poderá utilizar o Niplette da Philips AVENT nos primeiros dias. Aplique-o durante alguns minutos antes de cada amamentação para tornar o mamilo saliente antes de posicionar o bebé.

O Niplette da Philips AVENT cpode ainda ser utilizado antes da gravidez ou no início da mesma, se os peitos não estiverem demasiado doridos, para corrigir os mamilos planos ou invertidos de forma permanente.

Como posso resolver o problema do peito ingurgitado?

Quando o leite chega (ver "Como amamentar"), poderá sentir os peitos duros e desconfortáveis. Amamente o bebé o maior número de vezes possível e, se necessário, extraia leite com a Bomba tira leite Philips AVENT antes da amamentação, se precisar de suavizar o peito para permitir que o bebé agarre. Poderá diminuir o inchaço aplicando gelo envolto num pano ou cubos de gelo.

Amamente o bebé o tempo suficiente para remover o inchaço e os grânulos e, entre mamadas, utilize as Conchas para peito da Philips AVENT no interior do soutien. As conchas recolherão as gotas de leite libertadas e a leve pressão por elas exercida aliviará o inchaço.

Se os seus peitos ficarem muito cheios e desconfortáveis entre mamadas e não quiser acordar o bebé, utilize a Bomba tira leite Philips AVENT para extrair o leite. Poderá assim manter um stock de leite.

Como posso resolver o problema do peito ingurgitado?

O embaraço da perda de leite entre mamadas pode ser evitado utilizando os Discos de amamentação reutilizáveis ou descartáveis da Philips AVENT. Os discos reutilizáveis são 100% algodão, podendo ser lavados e secos na máquina.

Os discos descartáveis são fabricados em algodão macio com um revestimento à prova de perdas que afasta a humidade dos peitos e evita as manchas na roupa. Não se esqueça de mudar de discos com frequência de forma a evitar mamilos doridos.

Como posso evitar os mamilos doridos ou gretados?

Se o bebé for posicionado correctamente para a amamentação desde o início, não deverá sofrer de mamilos doridos ou gretados. Uma das medidas preventivas consiste em extrair uma ou duas gotas do seu leite após cada amamentação e espalhá-las pela aréola. Mantenha os mamilos secos e mude os discos com frequência.

Vicki Scott, especialista em nutrição

O meu nome é Vicki Scott e eu fui nomeada pela Philips AVENT para os aconselhar sobre todos os fantásticos produtos que eles fabricam para facilitar a vida da mãe, do pai e do bebé.

Também estarei disponível para a ajudar a resolver quaisquer problemas que surjam na alimentação e cuidado do seu bebé. Por isso, esteja atenta aos meus artigos nas revistas Mother & Baby e Prima Baby. Também publico actualizações mensais com sugestões úteis e artigos relativos a este tema no site Web de aconselhamento da Philips Avent www.mybabytalk.co.uk

Eu já trabalho com mães e os seus bebés há mais de 17 anos. Durante este período obtive formação e trabalhei como enfermeira de berçário, parteira registada, enfermeira de maternidade, conselheira de cuidados do bebé, conselheira de amamentação e formadora pré/pós natal.

Também dou aulas a novas e futuras mães em cursos pré-natais em vários locais de Londres e apresento uma workshop de amamentação para amas nocturnas. Há quatro anos, lancei o meu próprio serviço de aconselhamento, o Babyconference, que ajuda as mães e os pais com conselhos práticos e apoio no cuidado dos seus recém-nascidos.

Também dou aulas a novas e futuras mães em cursos pré-natais em vários locais de Londres e apresento uma workshop de amamentação para amas nocturnas. Há quatro anos, lancei o meu próprio serviço de aconselhamento, o Babyconference, que ajuda as mães e os pais com conselhos práticos e apoio no cuidado dos seus recém-nascidos.





Vicki Scott
Perita em nutrição da Philips AVENT (Reino Unido)

Sei exactamente aquilo por que está a passar, porque eu também estou a viver essa experiência na minha vida...