Cuidados da mãe e do bebé
Cuidados da mãe e do bebé
Philips AVENT - A baby routine that works for you

Uma rotina para o bebé que resulta para si

Ter um bebé é um acontecimento que muda a sua vida radicalmente. As primeiras semanas podem ser uma enorme mudança enquanto pais e bebé tentam adaptar-se à nova vida. Após algum tempo, criar uma rotina será útil para todos.

Philips AVENT - A baby routine that works for you

Um novo bebé pode ser muito intimidante e cansativo, apesar do bebé passar a maior parte do tempo a dormir. Além disso, há ainda a questão da alimentação. Um recém-nascido precisa de se alimentar em média a cada três horas. Também demora algum tempo até o bebé se habituar ao dia e à noite, por isso, nesta fase inicial não deve preocupar-se em manter uma rotina rígida para o bebé. Basta concentrar-se em conhece-lo, habituar-se à alimentação, criar uma rotina para dormir e assegurar-se que descansa e cuida também de si.

Após algumas semanas, pode começar a pensar em criar uma rotina para o bebé. Isto ajudá-la-á a sentir que tem um maior controlo da sua vida e também pode ajudar o bebé a sentir-se mais seguro. A maioria dos bebés sente-se mais confortável ao saber que chegou a hora de brincar, comer ou dormir. Para os pais, é ótimo saber que conseguem ter ocasionalmente um pouco de tempo para si próprios.

Todos os bebés são diferentes

Não há certo ou errado quando se trata de criar uma rotina para o bebé. Todos os bebés são diferentes. Criar uma rotina na hora de ir dormir é um bom começo. No final do dia, quando o bebé tiver cerca de dois a três meses, experimente um banho, uma massagem rápida, uma refeição e uma música ou canção de embalar tranquila. Quando o bebé tiver seis meses, poderá adicionar uma história e talvez um boneco de peluche. Pode encorajar o bebé a dormir mais durante a noite alimentando-o regularmente durante o dia. À noite, mantenha uma baixa luminosidade, evite demasiados estímulos e mude a fralda do bebé apenas se necessário. Bons hábitos de sono irão beneficiar pais e filhos por muitos anos.

Chupetas

Uma chupeta também pode ajudar a acalmar o bebé. Os bebés têm um instinto forte de sucção e essa simples ação é naturalmente relaxante. Tente escolher uma chupeta ortodôntica, indicada para os dentes em desenvolvimento. Não se esqueça de esterilizar as chupetas regularmente e faça-o sempre que caiam ao chão.

Intercomunicadores para bebés

Apesar de ser aconselhável que o bebé durma no quarto dos pais durante os primeiros seis meses, num berço sozinho, nem sempre irá estar na mesma divisão que o seu bebé. Nessa altura, um bom intercomunicador pode ser muito útil. É uma ótima forma para se manter atento ao bebé sem ter de se apressar para o quarto sempre que ouve um ruido. Deixar o bebé tentar acalmar-se sozinho, irá ajuda-lo a criar bons hábitos de sono a longo prazo.

Não há regras obrigatórias

Lembre-se de que não há regras fixas relativamente às rotinas dos bebés. O seu bebé é único e pode demorar algum tempo a descobrir que rotina funciona para ambos. Além disso, alguns pais querem uma rotina fixa e outros não sabem como iriam conseguir organizar-se sem nenhuma rotina. Este é o seu bebé e o seu tempo enquanto mãe ou pai. Por isso, siga os seus instintos e não tenha medo de pedir conselhos, caso precise.

As informações fornecidas nestes artigos são apenas conselhos gerais e não devem, em circunstância alguma, ser consideradas como um substituto para os conselhos médicos de profissionais. Se os sintomas ou estados se manifestarem num membro da sua família, em si ou no seu bebé de forma grave ou persistente, necessita de aconselhamento médico especializado. Tem de procurar assistência médica profissional. A Philips Avent não pode ser responsabilizada por quaisquer danos resultantes da utilização das informações fornecidas neste Web site.

Produtos relacionados

Conselhos relacionados

As melhores dicas para criar uma rotina para o bebé

As melhores dicas para criar uma rotina para o bebé

Dicas para as refeições das crianças

Dicas para as refeições das crianças