Cuidados da mãe e do bebé
Cuidados da mãe e do bebé

Alergias ao leite

Apesar de ser muito raro, eczemas, cólicas, vómitos e perda de peso podem ser sintomas causados por alergias ao leite. Isto pode ser muito perturbador para si enquanto mãe, por isso, damos-lhe algumas informações úteis como ponto de partida. No entanto, aconselhe-se junto do seu profissional de saúde se suspeitar que o seu bebé poderá ter uma alergia ao leite.

Sintomas a que deve ter atenção:

  • problemas de pele
  • vómitos
  • diarreia crónica
  • cólicas
  • dor abdominal
  • baixo ganho de peso
  • perda de peso 
  • baixo crescimento

Bebés alimentados a leite em pó

Alguns bebés podem ser alérgicos à proteína do leite em pó para lactentes. Se o seu profissional de saúde suspeitar disto, pode experimentar colocar o seu bebé numa dieta especializada para ver se os sintomas desaparecem.

Leite em pó hidrolisado para lactentes

A proteína do leite neste tipo de leite foi decomposta em elementos muito mais pequenos, para evitar uma reação alérgica. Este tipo de leite tem um sabor diferente – os bebés mais pequenos aceitam-nos facilmente, mas os bebés mais velhos podem não gostar muito.

Leite em pó de fórmula elementar

Se não for verificada nenhuma melhoria dos sintomas depois de experimentar o leite em pó hidrolisado, o leite em pó de fórmula elementar poderá ser outra opção.

Leite em pó de soja 

O leite em pó de soja não contém lactose, mas não é recomendado para bebés com menos de seis meses, visto que o leite de soja contém um alto teor de fitoestrogénio e pode causar problemas hormonais, especialmente em bebés mais novos.

Para assegurar que o leite do seu bebé continua a fornecer todos os nutrientes necessários para um crescimento e um desenvolvimento perfeitos, deve aconselhar-se junto de um nutricionista especializado.

Bebés amamentados

É extremamente raro um bebé ser alérgico ao leite materno. No entanto, se suspeitar que uma alergia ao leite materno é a causa dos problemas do seu bebé, pode tentar excluir determinados alimentos da sua dieta. Se quiser evitar alimentos como peixe, carne, determinados legumes ou fruta, normalmente estes podem ser substituídos por alimentos do mesmo grupo alimentar. Mas se excluir leite e produtos lácteos da sua dieta irá precisar de um suplemento de cálcio (1250–1350 mg diariamente).

Voltamos a salientar, deve discutir estas medidas com um nutricionista especializado para poder certificar-se de que a sua dieta continua a ser suficientemente nutritiva para si e para o seu bebé.

As informações fornecidas nestes artigos são apenas conselhos gerais e não devem, em circunstância alguma, ser consideradas como um substituto para os conselhos médicos de profissionais. Se os sintomas ou estados se manifestarem num membro da sua família, em si ou no seu bebé de forma grave ou persistente, necessita de aconselhamento médico especializado. Tem de procurar assistência médica profissional. A Philips Avent não pode ser responsabilizada por quaisquer danos resultantes da utilização das informações fornecidas neste Web site.

Produtos relacionados

Conselhos relacionados

Esterilizar artigos de alimentação do bebé

Esterilizar artigos de alimentação do bebé

Mudar da amamentação para o uso do biberão

Mudar da amamentação para o uso do biberão