Cuidados da mãe e do bebé
Cuidados da mãe e do bebé
Philips AVENT - Moving from breastfeeding to bottle feeding

Mudar da amamentação para o uso do biberão

É melhor aguardar até o seu bebé ter 3 a 4 semanas e estar habituado à amamentação antes de começar a usar um biberão. Se está a planear voltar ao trabalho, tente começar a usar o biberão, no mínimo, duas semanas antes da sua data de início, para poder resolver eventuais dificuldades atempadamente.

O seu bebé pode demorar algum tempo a habituar-se à alimentação através de um biberão.

As melhores dicas para uma transição sem problemas do peito para o biberão:

  • Ofereça o biberão ao seu bebé um pouco mais tarde do que a sua hora habitual de comer, para ele estar com fome e interessado.
  • Deixe que seja outra pessoa a oferecer o biberão ao bebé pela primeira vez, para ele não ficar confuso com o facto de não estar a amamentar.
  • Tente estar fora de casa quando alguém alimentar o seu bebé com o biberão pela primeira vez. Os bebés conseguem sentir o cheiro da mãe a uma distância de 6 metros, no mínimo, e ele poderá saber que está por perto, mesmo que esteja noutra divisão.
  • Para que o bebé sinta menos a transição, poderá abraça-lo e acarinha-lo tal como a mãe faz durante a amamentação.
  • O seu bebé poderá não se alimentar bem quando não está em casa e, se estiver fora o dia inteiro, o seu bebé poderá começar a acordar com maior frequência durante a noite. Não fique surpreendida se isto acontecer e utilize esses momentos calmos e íntimos para restabelecer a sua ligação com o bebé.

Se o seu bebé resistir ao uso do biberão, pode experimentar as seguintes técnicas:

  • Utilize uma tetina para o biberão semelhante à chupeta do bebé.
  • Aqueça a tetina com água quente para a tornar mais apelativa.
  • Coloque um pouco de leite materno na tetina para encorajar o bebé a mamar. 
  • Deixe o bebé brincar com a tetina para se familiarizar com esta.
  • Tente segurar o bebé numa posição diferente. Coloque-o numa cadeira de bebé ou numa cadeira auto para estar sentado quase na vertical e, em seguida, alimente-o com o biberão enquanto está voltada para ele.
  • Depois do bebé estar habituado ao biberão, tente voltar às suas técnicas habituais de alimentação.
Philips AVENT - Moving from breastfeeding to bottle feeding

As informações fornecidas nestes artigos são apenas conselhos gerais e não devem, em circunstância alguma, ser consideradas como um substituto para os conselhos médicos de profissionais. Se os sintomas ou estados se manifestarem num membro da sua família, em si ou no seu bebé de forma grave ou persistente, necessita de aconselhamento médico especializado. Tem de procurar assistência médica profissional. A Philips Avent não pode ser responsabilizada por quaisquer danos resultantes da utilização das informações fornecidas neste Web site.

Produtos relacionados

Conselhos relacionados

Diferentes fases da transição para sólidos

Diferentes fases da transição para sólidos

Alergias ao leite

Alergias ao leite