Cuidados da mãe e do bebé
Cuidados da mãe e do bebé
Philips AVENT - Advice for Bottle feeding

Conselhos para alimentação com biberão

Philips AVENT - Advice for bottle feeding

Posições para alimentação com biberão

Tal como na amamentação, há determinadas posições que se adaptam melhor ao seu bebé, quando ele muda para a alimentação a biberão.

Segurar o bebé e o biberão

Segure o bebé junto a si no seu colo, numa posição semi-vertical para poder manter o contacto visual. Se necessário, coloque uma almofada no seu colo para elevar o bebé.

  • O seu bebé desfrutará mais da alimentação com biberão se sorrir e falar com ele 
  • Incline o biberão de forma a encher o gargalo e a tetina com leite, antes de colocar cuidadosamente a tetina na boca do bebé – Isto evita que o bebé engula bolhas de ar, o que poderá causas gases
  • Se o seu bebé parecer agitado durante a alimentação, a causa podem ser gases – tente esfregar suavemente as costas do seu bebé para o encorajar a arrotar
  • Tente criar o hábito de colocar o bebé a arrotar a meio do biberão e depois de terminar a refeição – isto pode ajudar a prevenir o bolçar. 

Lados alternados

Tal como na amamentação, alterne as posições em que segura o bebé entre os dois lados. Isto ajudará o bebé a desenvolver os olhos e o pescoço de modo mais uniforme. Tente alternar a meio do biberão, depois de colocar o bebé a arrotar. Se fizer isto desde o início, é mais improvável que o bebé tenha um lado preferido.

No antebraço com as pernas para trás

Segurar o bebé nesta posição invertida é uma boa opção para mães que fizeram cesarianas ou pais de gémeos. Coloque uma almofada no seu colo para ajudar a apoiar o seu bebé nesta posição.

Escolher a tetina correta

É importante ter uma tetina com um orifício do tamanho certo para o seu bebé. Pode escolher tetinas de fluxo lento, médio ou rápido. 

  • Normalmente, um recém-nascido necessita de uma tetina macia de fluxo lento
  • Se o seu bebé demorar muito tempo a terminar um biberão ou se desistir a meio, o orifício poderá ser demasiado pequeno – tente mudar para uma tetina de fluxo médio
  • Se o seu bebé se engasgar enquanto mama, o orifício da tetina pode ser demasiado grande
  • Também poderá ser uma boa ideia experimentar tetinas de fluxo variável, com as quais conseguirá fluxos lentos, médios ou rápidos com apenas uma tetina

As informações fornecidas nestes artigos são apenas conselhos gerais e não devem, em circunstância alguma, ser consideradas como um substituto para os conselhos médicos de profissionais. Se os sintomas ou estados se manifestarem num membro da sua família, em si ou no seu bebé de forma grave ou persistente, necessita de aconselhamento médico especializado. Tem de procurar assistência médica profissional. A Philips Avent não pode ser responsabilizada por quaisquer danos resultantes da utilização das informações fornecidas neste Web site.

Produtos relacionados

Conselhos relacionados

Preparar um biberão para o seu bebé

Preparar um biberão para o seu bebé

Esterilizar artigos de alimentação do bebé

Esterilizar artigos de alimentação do bebé