Cuidados da mãe e do bebé
Cuidados da mãe e do bebé

As vantagens da extração

O leite materno é um dos presentes mais valiosos que pode dar ao seu bebé. Apesar de ser possível amamentar a 100% o seu bebé durante muitos meses, a extração pode ajudá-la a conseguir um pouco mais de liberdade.

Philips AVENT - The benefits of expressing

Funcionalidades

A extração de leite materno assegura que o seu bebé recebe sempre a melhor alimentação nutricional, enquanto proporciona uma maior flexibilidade. Pode estar a voltar ao trabalho, o seu parceiro poderá querer estar mais envolvido na alimentação ou pode simplesmente querer um descanso muito merecido ou uma saída à noite.

Bebés prematuros

Se o seu bebé for muito pequeno (prematuro) ou se estiver com um problema que não lhe permite mamar diretamente do peito ou extrair o seu leite materno, ele pode continuar a beneficiar dos nutrientes essenciais.

Dificuldade em agarrar o peito

Se o seu recém-nascido não estiver a conseguir agarrar o peito, a extração pode estimular a chegada do leite e reduzir a necessidade de recorrer a leite em pó. Peça ajuda a um profissional de saúde se tiver dificuldades em conseguir que o seu bebé comece a mamar no peito.

Usar uma bomba

Quando o seu leite chegar, poderá haver ocasiões em que sente o seu peito cheio e desconfortável, mas o seu bebé não está pronto para mamar. Nestas ocasiões, o uso de uma bomba pode proporcionar-lhe algum alívio. Mais tarde, quando estiver habituada à amamentação, a extração pode ajudá-la a aumentar as suas reservas de leite, juntamente com o seu bebé a mamar. Nessa altura terá um prático armazenamento de leite para quando for necessário.

Extrair leite materno é muito fácil com a prática, apesar de ser melhor aguardar quatro a seis semanas após o parto para se adaptar à amamentação antes de começar – exceto se um profissional de saúde recomendar o contrário.

Utilizar uma bomba tira leite

A forma mais rápida e simples para extrair leite é utilizando uma bomba tira leite elétrica ou manual.

Decidir que bomba tira leite é melhor para si depende da regularidade com que planeia extrair leite e de quanto tempo tem disponível.

Bombas manuais demoram entre 15 a 45 minutos para extrair leite suficiente do peito, dependendo da velocidade de fluxo de cada pessoa.

Dicas e conselhos para extrair leite materno

Depois de se habituar à sua bomba tira leite, conseguirá extrair leite de forma rápida e simples. Poderá parecer-lhe estranho inicialmente, mas vale a pena insistir. 

Extrair pela primeira vez

Quando começar a extrair leite, assegure-se de que tem tempo e privacidade e tente descontrair. Pode tentar massajar suavemente o seu peito durante alguns minutos antes de se preparar – panos húmidos quentes no peito ajudam ainda mais no início. Ter o seu bebé por perto ou uma fotografia, peça de roupa, etc muitas vezes ajuda o leite a fluir.

Esterilização

Deve esterilizar a sua bomba antes de começar. Se estiver a planear dar este leite ao seu bebé mais tarde, guarde-o num recipiente esterilizado e claramente etiquetado com a data e a quantidade. Pode guardar o leite extraído na parte posterior do seu frigorífico até 24 horas ou no congelador durante 3 meses.

Quando extrair

Muitas mães extraem uma vez todas as manhãs após amamentar o bebé, para ter um bom armazenamento de leite para utilizar quando desejarem. 

Descongelar leite materno

Para descongelar leite materno para utilizar mais tarde nesse dia (e sempre num período até 12 horas), coloque o recipiente no frigorífico e deixe-o descongelar lentamente. Para utilizar de imediato, coloque o recipiente em água quente. Ou pode simplesmente utilizar um aquecedor de biberões. Depois de o leite ser aquecido, tem de ser utilizado num intervalo de uma hora ou terá de ser eliminado. Nunca se sinta tentada a guardá-lo para uma refeição posterior.

Quando introduzir o leite extraído

Se estiver exclusivamente a amamentar, mas souber que poderá querer que o seu bebé use o biberão durante os primeiros seis meses, tente introduzir regularmente um biberão de leite extraído por volta das oito semanas, apenas algumas vezes por semana (evitando fazê-lo diariamente).

As informações fornecidas nestes artigos são apenas conselhos gerais e não devem, em circunstância alguma, ser consideradas como um substituto para os conselhos médicos de profissionais. Se os sintomas ou estados se manifestarem num membro da sua família, em si ou no seu bebé de forma grave ou persistente, necessita de aconselhamento médico especializado. Tem de procurar assistência médica profissional. A Philips Avent não pode ser responsabilizada por quaisquer danos resultantes da utilização das informações fornecidas neste Web site.

Produtos relacionados

Conselhos relacionados

Armazenar leite extraído

Armazenar leite extraído

Benefícios da amamentação para a saúde

Benefícios da amamentação para a saúde

Mudar da amamentação para o uso do biberão

Mudar da amamentação para o uso do biberão

Esterilizar artigos de alimentação do bebé

Esterilizar artigos de alimentação do bebé