Cuidados da mãe e do bebé
Cuidados da mãe e do bebé

Conselhos e dicas sobre amamentação

Como começar a

O leite materno é a melhor nutrição para bebés e é aconselhável que seja a única alimentação do seu bebé durante os primeiros seis meses. Aqui encontrará dicas para amamentação úteis, que a irão ajudar a começar da melhor forma.

Aulas de amamentação

Antes do bebé chegar, poderá ser útil aprender como funciona a amamentação assistindo a aulas ou workshops próximos de si, para estar mais confiante quando chegar a hora de começar. Também pode conversar com amigas ou familiares que tenham passado pelo processo de amamentação e pedir ao seu parceiro e à sua família para estarem envolvidos desde o início, para ter o maior apoio possível.

Escolher uma posição confortável

A amamentação é uma capacidade que a maioria das mães consegue gerir com relativa facilidade mas, por vezes, pode demorar algum tempo até encontrar a melhor posição para si e para o seu bebé. Estar confortável e encontrar uma posição confortável tornará tudo mais fácil para ambos.

Posição tradicional

Sente-se na cama ou numa cadeira confortável que apoie as suas costas. Mantenha os joelhos ligeiramente elevados em relação às suas ancas – poderá precisar de um banco para isto.

  • Utilize almofadas para apoiar o seu bebé à altura do peito. Deite o bebé de lado; com a cabeça confortavelmente apoiada na curva interior do seu cotovelo
  • Depois do bebé estar posicionado corretamente, segure a parte de baixo do peito com quatro dedos e apoio o polegar suavemente na parte superior

No antebraço com as pernas para trás

Segurar o bebé nesta posição invertida é uma boa opção para mães com peitos generosos, que fizeram cesarianas ou que têm gémeos.

  • Sente-se colocando uma almofada ao seu lado para apoiar o braço
  • Deite o bebé ao longo do seu antebraço, apoiando a parte de trás da cabeça do bebé com a mão
  • Posicione os pés do bebé de forma a ficarem aconchegados por baixo do seu braço, com os joelhos do bebé diretamente sobre o seu ombro
  • Para bebés pequenos, poderá ser necessário utilizar uma almofada para aproximar o bebé do peito

Deitada de lado

A posição deitada de lado permite-lhe estar deitada enquanto amamenta, o que significa que pode descontrair na cama enquanto alimenta o bebé.

  • Deite-se confortavelmente de lado, colocando uma almofada de apoio atrás das costas numa posição estável
  • Posicione outra almofada entre as pernas, com o joelho que está por cima dobrado e apoiado na almofada
  • Coloque o bebé ao seu lado, barriga com barriga para que a boca do bebé fique ao nível do seu mamilo
  • Apoie o seu peito com a mão oposta, para ajudar o bebé a agarrar o mamilo

Agarrar o mamilo

Depois de encontrar a posição mais confortável, leve o bebé até ao peito, não o peito até ao bebé. Além disso, assegure-se de que o bebé consegue inclinar a cabeça ligeiramente para trás enquanto mama.

O bebé vai colocar na boca o mamilo, a aréola (a aréola é a zona de pele mais escura à volta do mamilo) e algum do tecido circundante, dependendo do tamanho da aréola. Saberá que o seu bebé agarrou o peito corretamente, se vir mais aréola junto ao seu nariz do que junto ao seu queixo.

Depois de agarrar corretamente, o bebé começará a mamar rapidamente para estimular o fluxo de saída de leite e, em seguida, começará a mamar mais lentamente quando o leite começar a fluir.

Alimentações completas

Quando começar a ter leite (2 a 5 dias após o nascimento), deve encorajar o bebé a esvaziar o primeiro peito antes de oferecer o segundo. Isto permite que o bebé beba o leite final mais rico em nutrientes que o ajudará a sentir-se satisfeito e a ganhar peso. Nem todos os bebés continuarão a mamar no segundo peito, por isso deixe o bebé decidir.

Ajude o seu bebé a fazer uma refeição completa estimulando-o caso ele fique sonolento após um breve período de tempo. Tente mudá-lo de posição, remover uma camada de roupa e fazer-lhe cócegas.

A duração de cada amamentação varia em função de cada mãe e de cada bebé – pode durar entre 10 a 40 minutos. Depende da idade do bebé, da técnica e do seu fluxo de saída de leite. 

Agarrar correto

Se o seu bebé não agarrar o peito corretamente, o leite não flui de forma adequada e o bebé pode não receber leite suficiente. Também não será confortável para si, pois o seu peito poderá ficar inchado se estiver muito cheio e os mamilos podem ficar doridos. 

Os seus mamilos podem ficar doridos por se encontrarem demasiado à frente na boca do bebé. A posição correta é atrás, junto ao palato mole. Se os problemas persistirem, aconselhe-se junto do seu profissional de saúde.

Feliz e satisfeito

Finalmente o seu bebé parece feliz e satisfeito entre as amamentações e está a ganhar peso a um ritmo constante. Pode ter a certeza de que o seu leite está a fluir de forma adequada e a amamentação está a correr bem.

As informações fornecidas nestes artigos são apenas conselhos gerais e não devem, em circunstância alguma, ser consideradas como um substituto para os conselhos médicos de profissionais. Se os sintomas ou estados se manifestarem num membro da sua família, em si ou no seu bebé de forma grave ou persistente, necessita de aconselhamento médico especializado. Tem de procurar assistência médica profissional. A Philips Avent não pode ser responsabilizada por quaisquer danos resultantes da utilização das informações fornecidas neste Web site.

Produtos relacionados

Conselhos relacionados

Benefícios da amamentação para a saúde

Benefícios da amamentação para a saúde

Esterilizar artigos de alimentação do bebé

Esterilizar artigos de alimentação do bebé

Mudar da amamentação para o uso do biberão

Mudar da amamentação para o uso do biberão

Armazenar leite extraído

Armazenar leite extraído