Cuidados da mãe e do bebé
Cuidados da mãe e do bebé

Amamentar em locais públicos

Poderá já estar habituada a amamentar o seu bebé, mas como será amamentar quando está fora de casa? Apresentamos-lhe algumas dicas para a primeira vez que amamentar em locais públicos.

Fora de casa

Sair de casa com um bebé recém-nascido pode parecer uma tarefa difícil. Mas se sentir a necessidade de se esconder em casa sempre que o seu bebé decidir que tem fome, então é provável que se sinta mais presa ou isolada. Além disso, nesta fase poderá ser benéfico para si e para o bebé passear e socializar.

A primeira coisa a ter em mente é que a maioria das novas mães passaram pelo mesmo, e é totalmente aceitável amamentar o seu bebé fora de casa. Muitas mães descobrem que muitas vezes as pessoas não se apercebem que estão a amamentar e pensam que estão simplesmente a abraçar o seu bebé.

Porquê amamentar fora de casa?

Amamentar quando está fora de casa é prático, higiénico e a forma mais saudável e natural de alimentar o seu bebé. Pode estar orgulhosa do que está a fazer e integrar-se num número crescente de mães que estão a tornar a amamentação mais visível e aceitável. Afinal, é uma parte essencial do dia do seu bebé.

Onde devo amamentar?

É cada vez mais fácil encontrar um local um pouco mais privado para amamentar num local público. Muitos centros comerciais, grandes armazéns, lojas de produtos para bebé e supermercados têm salas especiais onde pode amamentar e mudar a fralda ao seu bebé.

Sentir-se confortável

Para se sentir mais confiante, poderá ser útil praticar primeiro em casa, sem almofadas em diferentes cadeiras. Tente diferentes tipos de roupa com botões fáceis de desapertar, ou uma camisola de amamentação. 

Quando estiver pronta para experimentar a amamentação num local público, sente-se numa cadeira confortável com um bom apoio. Se achar que se vai sentir inibida, sente-se com as costas voltadas para a maioria das pessoas do restaurante ou café. Um lenço ou uma fralda de tecido podem ajudá-la a sentir-se mais discreta. Basta colocá-lo sobre as zonas expostas depois do bebé ter agarrado o mamilo.

Uma boa sugestão é ter água para beber à mão – amamentar dá muita sede! Tente não se sentar muito próxima de uma fonte de calor, pois esta aumenta a sua temperatura corporal.

As informações fornecidas nestes artigos são apenas conselhos gerais e não devem, em circunstância alguma, ser consideradas como um substituto para os conselhos médicos de profissionais. Se os sintomas ou estados se manifestarem num membro da sua família, em si ou no seu bebé de forma grave ou persistente, necessita de aconselhamento médico especializado. Tem de procurar assistência médica profissional. A Philips Avent não pode ser responsabilizada por quaisquer danos resultantes da utilização das informações fornecidas neste Web site.

Produtos relacionados

Conselhos relacionados

Comer bem durante a amamentação

Comer bem durante a amamentação

Transição para sólidos do seu bebé

Transição para sólidos do seu bebé