Cuidados da mãe e do bebé
Cuidados da mãe e do bebé
Philips AVENT - The importance of sleep

A importância do sono

Philips AVENT - The importance of sleep

Os primeiros meses com o seu recém-nascido podem ser muito cansativos, por isso é importante que os pais também tentem dormir o suficiente.

Os novos pais podem perder entre 400 a 750 horas de sono no primeiro ano do seu bebé. A boa notícia é que pode usar várias estratégias para ajudar a tornar a vida um pouco mais relaxada para todos.

A maioria dos novos pais gosta de manter o seu bebé por perto nas primeiras semanas. Uma alcofa ou um pequeno berço é ideal, pois estes podem ser transportados pela casa para o bebé poder estar sempre por perto.

Recomenda-se que os bebés durmam no quarto dos pais durante os primeiros seis meses, num berço separado. No entanto, após as primeiras semanas pode começar a sentir-se um pouco mais confiante para deixar o bebé dormir noutra divisão. Mas manter-se atento ao bebé quando não está junto dele é muito importante. Um bom intercomunicador poderá ser a solução.

Mantenha-se atento mesmo quando não está com o seu bebé

Os intercomunicadores permitem-lhe manter o bebé debaixo de olho mesmo quando não estão na divisão. A gama de intercomunicadores da Philips Avent oferece aos pais uma tranquilidade extra. Para além de ficar a saber quando o bebé está a chorar, também pode falar com o bebé através do intercomunicador e reconfortá-lo com o som da sua voz.

Os intercomunicadores também podem notificá-lo remotamente sobre a temperatura e a humidade no quarto do seu bebé. O sono e a descontração do seu bebé podem ser facilmente afetados por ligeiras variações de temperatura, pois os bebés não são capazes de regular eficazmente a sua própria temperatura corporal. Os intercomunicadores DECT mais recentes permitem-lhe monitorizar os níveis de temperatura e humidade, a partir de qualquer ponto da sua casa, e verificar se o ambiente no quarto do seu bebé está confortável e saudável.

Estabelecer uma rotina

Alguns bebés acalmam-se com maior facilidade do que outros. Estabelecer uma rotina para a hora de ir dormir, como um quarto mais escuro, uma determinada música ou canção de embalar e um saco de bebé para dormir em vez de lençóis e cobertores, pode ser muito útil. Uma chupeta também pode ajudar a acalmá-los. Os bebés têm um instinto forte de sucção e essa simples ação é naturalmente relaxante.

Tente que o seu bebé esteja preparado para dormir, mas encoraje-o a adormecer quase sozinho, dizendo "boa noite" e saindo do quarto de forma silenciosa. Volte para o acalmar se necessário, mas saia antes do bebé adormecer completamente. Gradualmente, será mais fácil para ele acalmar-se sozinho. Um bebé que sabe como adormecer sozinho quase sempre começa a dormir a noite inteira mais cedo, pois é mais fácil voltar a adormecer. A maioria dos bebés consegue dormir uma noite completa de 10 a 12 horas por volta dos 6 a 7 meses.

Aprender bons hábitos de sono pode demorar um pouco, mas seja persistente e em breve obterá resultados.

As informações fornecidas nestes artigos são apenas conselhos gerais e não devem, em circunstância alguma, ser consideradas como um substituto para os conselhos médicos de profissionais. Se os sintomas ou estados se manifestarem num membro da sua família, em si ou no seu bebé de forma grave ou persistente, necessita de aconselhamento médico especializado. Tem de procurar assistência médica profissional. A Philips Avent não pode ser responsabilizada por quaisquer danos resultantes da utilização das informações fornecidas neste Web site.

Produtos relacionados

Conselhos relacionados

Dentição infantil: os primeiros dentes do seu bebé

Dentição infantil: os primeiros dentes do seu bebé

As melhores dicas para ajudar o seu bebé a dormir

As melhores dicas para ajudar o seu bebé a dormir

Dicas para as refeições das crianças

Dicas para as refeições das crianças

Comida para bebé – uma dieta equilibrada

Comida para bebé – uma dieta equilibrada