Cuidados da mãe e do bebé
Cuidados da mãe e do bebé

As melhores dicas para ajudar o seu bebé a dormir

Se o seu bebé dormir bem, tem muita sorte. Mesmo assim, por vezes poderá ser necessário ajudar o seu bebé na hora de ir para a cama, para o ensinar a dormir.

Philips AVENT - Top tips for helping your baby sleep

Recém-nascidos

Os recém-nascidos gostam do contacto de pele com pele e de muito carinho, mesmo os mais agitados. Para eles, o movimento é muito calmante. Eente embalá-los suavemente nos seus braços, na alcofa ou no berço. Mamar também é muito calmante, por isso tente amamentar ou usar uma chupeta. Mamar também é muito calmante, por isso tente amamentar ou usar uma chupeta.

Intercomunicadores

Um intercomunicador ajuda-o a estar sempre atento ao seu bebé a partir de outra divisão. Assim o bebé pode dormir sossegado sem interrupções contínuas para ver como ele está. Alguns intercomunicadores têm um termómetro integrado, que medem a temperatura ambiente e o alertam no caso do quarto ficar muito quente ou frio. É importante não deixar que o seu bebé aqueça demasiado enquanto dorme. Se o seu bebé já for mais crescido (e ruidoso a dormir), procure um intercomunicador com sensibilidade ajustável. Não ouvirá todos os sons, mas saberá se o bebé precisa de si.

Acalmar-se autonomamente

Tente deixar o seu bebé acalmar-se autonomamente, após as primeiras semanas. Coloque-o no berço num estado descontraído e sonolento e, se tudo correr bem, o bebé adormecerá sem muita agitação. Se conseguir, não precisa de voltar até à próxima refeição, no entanto, se o bebé ficar muito agitado pode voltar para o acalmar.

Canções de embalar

As canções de embalar podem ajudar a acalmar o bebé até voltar a adormecer. Pode cantá-las ou reproduzi-las através da unidade dos dos pais, caso o seu intercomunicador disponha de um. A função de talkback permite-lhe reconfortar o bebé sem entrar no quarto. Isto é muito útil para ensinar o bebé a dormir e também permite que ele saiba que está a caminho.

Luzes de presença

Uma luz de presença é reconfortante para muitos bebés e é útil quando quer ver como ele está, quando o quarto está escuro. Pode utilizar a luz de presença do seu intercomunicador, por exemplo, pois esta não perturbará o bebé.

Sacos de dormir para bebé

Um saco de bebé especial para dormir é uma ótima alternativa a lençóis e cobertores, pois o bebé não consegue sair do seu interior. Estes são classificados de acordo com valores Tog, segundo as diferentes estações e mantêm o seu bebé a uma temperatura constante enquanto dorme.

Rotina na hora de ir para a cama

Bebés e pais beneficiam muito de uma rotina fixa na hora de ir para a cama, a partir dos dois ou três meses. Ao final do dia, experimente um banho quente, uma massagem rápida, o leite e talvez uma canção de embalar especial. Por volta dos seis meses, adicione uma história e talvez um boneco de peluche.

Comer durante o dia

Tente que o seu bebé durma mais à noite alimentando-o bem e regularmente durante o dia. À noite, mantenha uma baixa luminosidade, evite demasiados estímulos e mude a fralda do bebé apenas se necessário.

As informações fornecidas nestes artigos são apenas conselhos gerais e não devem, em circunstância alguma, ser consideradas como um substituto para os conselhos médicos de profissionais. Se os sintomas ou estados se manifestarem num membro da sua família, em si ou no seu bebé de forma grave ou persistente, necessita de aconselhamento médico especializado. Tem de procurar assistência médica profissional. A Philips Avent não pode ser responsabilizada por quaisquer danos resultantes da utilização das informações fornecidas neste Web site.

Produtos relacionados

Conselhos relacionados

Crianças com problemas para dormir

Crianças com problemas para dormir

A importância do sono

A importância do sono

Uma rotina para o bebé que resulte para si

Uma rotina para o bebé que resulte para si

As melhores dicas para criar uma rotina para o bebé

As melhores dicas para criar uma rotina para o bebé