Cuidados da mãe e do bebé
Cuidados da mãe e do bebé
Philips AVENT - Toddler feeding difficulties

Dificuldades de alimentação dos bebés

Ser muito selectivo a comer é um dos problemas mais comuns com a alimentação. No entanto, poderá ficar aliviado ao saber que ser selectivo a comer é uma fase passageira no desenvolvimento do seu bebé.

Philips AVENT - Toddler feeding difficulties

Alguns bebés são mais seletivos do que outros. Um bebé muito seletivo pode fazer parte de uma família com duas ou mais crianças. Mesmo no caso dos pais terem tratado todas as crianças da mesma forma, um bebé pode tornar-se claramente mais esquisito a comer. No entanto, alguns pais têm bebés que continuam a comer bem durante esta fase, e muitas vezes têm a felicidade de nem notar que esta fase de desenvolvimento existe.  

Se o seu filho for muito cauteloso ao experimentar novos alimentos, provavelmente isto será muito desesperante. Tente lembrar-se de que esta cautela e medo dos alimentos não é culpa do bebé e a sua reação pode piorar as coisas, por exemplo:

  • Esperar que o seu filho como mais do que o necessário
  • Ficar ansioso à hora da refeição
  • Gerir incorretamente as horas das refeições
  • Esperar que o seu bebé ganhe mais peso do que o normal para a sua idade

Mas há boas notícias. Frequentemente, os hábitos alimentares das crianças em idade pré-escolar melhoram significativamente quando elas começam a comer com outras crianças no infantário ou na escola.

Dicas para pais preocupados

Gráficos de crescimento

Peça a um profissional de saúde que meça o peso e a altura do seu filho com instrumentos corretamente calibrados e gráficos de crescimento. Poderá descobrir que ele está a crescer normalmente e que comer uma quantidade pequena é o suficiente.

Registo diário da alimentação

Registe todos os alimentos e bebidas que a criança consome. Em seguida, solicite a sua avaliação a um nutricionista para verificar se a alimentação é adequada e se a criança necessita de um suplemento vitamínico e mineral para compensar alguma falha.

Encher o estômago com bebidas

Verifique o número de bebidas que a criança consome. Algumas crianças preferem beber a comer e enchem facilmente o estômago com bebidas. Cerca de seis a oito copos de 85 a 110 ml são o suficiente. Se continuar a dar bebidas à criança em biberões, ela poderá estar a encher o estômago com demasiados líquidos, ficando sem apetite para os sólidos.

Lanches

Algumas crianças recusam as refeições para receber pequenos lanches, que têm tendência para ser ricos em gordura, açúcar e sal. Uma criança dificilmente irá comer uma refeição adequada e equilibrada se puder comer pequenos lanches em sua substituição. Por isso, tente reduzir os lanches a apenas dois por dia e assegure-se de que são nutritivos – fruta ou pequenas sanduíches são ótimas escolhas.

Controlo do tempo

Limite o tempo de refeição entre 20 a 30 minutos e ofereça sempre um alimento que tem a certeza que o seu filho gosta.

Gerir o comportamento de uma criança muito seletiva a comer

É essencial uma abordagem coerente relativamente à comida. Por isso, todas as pessoas que cuidam do seu filho – incluindo familiares e educadoras infantis – têm de cumprir o mesmo plano. Ninguém deve ameaçar ou forçar a criança a comer determinados alimentos. Se um alimento oferecido às refeições for rejeitado, simplesmente retire-o sem comentários. Não o substitua por outros alimentos antes da próxima refeição planeada.

Estratégias simples para os pais

  • Ofereça refeições e lanches pequenos e bem divididos
  • Para começar, dê alimentos que sabe que o seu filho gosta
  • Defina um tempo limite para a duração das refeições, por ex. 30 minutos
  • Elogie muito o seu filho, mesmo que ele coma uma quantidade muito pequena de comida
  • No final da refeição, retire os alimentos não comidos sem comentários
  • Não converse sobre a comida e os hábitos de alimentação do seu filho com outras pessoas, à frente dele
  • Não persuada nem force o seu filho a comer
  • Mantenha a calma

Hábitos alimentares duradouros

São poucas as crianças que não ultrapassam a fase de rejeição de alguns alimentos com o crescimento. Se a criança ingerir alimentos suficientes dos que gosta para fornecer a energia que necessita, e se tomar um suplemento vitamínico e mineral para complementar eventuais défices, ela continuará a desenvolver-se naturalmente.

As informações fornecidas nestes artigos são apenas conselhos gerais e não devem, em circunstância alguma, ser consideradas como um substituto para os conselhos médicos de profissionais. Se os sintomas ou estados se manifestarem num membro da sua família, em si ou no seu bebé de forma grave ou persistente, necessita de aconselhamento médico especializado. Tem de procurar assistência médica profissional. A Philips Avent não pode ser responsabilizada por quaisquer danos resultantes da utilização das informações fornecidas neste Web site.

Produtos relacionados

Conselhos relacionados

Diferentes fases da transição para sólidos

Diferentes fases da transição para sólidos

Transição para sólidos do seu bebé

Transição para sólidos do seu bebé

Dicas para as refeições das crianças

Dicas para as refeições das crianças

Esterilizar artigos de alimentação do bebé

Esterilizar artigos de alimentação do bebé