Cuidados da mãe e do bebé
Cuidados da mãe e do bebé
Philips AVENT - Weaning your little one

Transição para sólidos do seu bebé

É gratificante para todos os pais ver como os seus bebés recém-nascidos crescem rapidamente. Iniciar a transição para alimentos sólidos juntamente com a alimentação com leite dará ao seu bebé energia e nutrientes extra, necessários para ele continuar a crescer de forma saudável e feliz.

Philips AVENT - Weaning your little one

O meu bebé está preparado para alimentos sólidos?

Normalmente, após o primeiro mês, os bebés ganham em média 400 a 900 g por mês, nos primeiros seis meses. O leite materno é ideal como primeiro alimento, mas após esta fase, é necessário leite e alimentos sólidos para ajudar o seu bebé a crescer e continuar a ganhar cerca de 400 g por mês.

Muitos bebés esperam alegremente até aos seis meses para iniciar a transição para sólidos e, com esta idade, conseguem aprender muito rapidamente as capacidades necessárias para comer alimentos sólidos. No entanto, os bebés desenvolvem-se a diferentes ritmos e o seu filho pode estar pronto antes dos seis meses. Certifique-se sempre que o seu bebé bebe exclusivamente leite até aos quatro meses, pois os seus rins e sistema digestivo não estarão completamente desenvolvidos.

Começar a comer sólidos é uma fase muito emocionante, pois o seu bebé aprende a gostar de sabores novos e diferentes.

Sinais de que o seu bebé está pronto para a transição para alimentos sólidos:

  • O seu bebé consegue sentar-se com apoio e demonstra controlo da cabeça – significa que tem menos probabilidades de se engasgar com sólidos
  • O bebé começa a explorar chupando brinquedos e outros objetos – um sinal de que quer experimentar novas sensações, incluindo comida
  • O bebé observa-o com interesse enquanto come
  • Poderá notar que o bebé parece menos satisfeito com refeições de apenas leite

Se tiver dúvidas sobre quando deve iniciar a introdução de alimentos sólidos, aconselhe-se com um profissional de saúde. Pode também dar ao seu bebé uma colher para bebé para ele agarrar e se habituar a esta antes de tentar comer.

Acordar durante a noite nem sempre significa que está de barriga vazia.

Se o seu bebé começar a acordar durante a noite depois de já estar habituado a dormir a noite toda, isto não é necessariamente um sinal de fome. Os bebés têm tendência para mudar os seus padrões de sono por volta desta idade. O sono varia entre sono profundo e sono mais leve, com breves períodos de alerta quando os bebés acordam e choram por atenção.

Bebés prematuros

O seu médico terá de avaliar o seu bebé prematuro antes de iniciar a transição para alimentos sólidos. A melhor altura para iniciar a transição será provavelmente cinco a oito meses após o nascimento do bebé. No entanto, é aconselhável aguardar até três meses após a data provável de parto (DPP) para permitir o desenvolvimento da coordenação muscular. Bebés prematuros com esta idade poderão ainda não ter um bom controlo da cabeça, por isso terá de se certificar que a cabeça e o pescoço do seu bebé estão bem apoiados quando o alimentar com sólidos.

As informações fornecidas nestes artigos são apenas conselhos gerais e não devem, em circunstância alguma, ser consideradas como um substituto para os conselhos médicos de profissionais. Se os sintomas ou estados se manifestarem num membro da sua família, em si ou no seu bebé de forma grave ou persistente, necessita de aconselhamento médico especializado. Tem de procurar assistência médica profissional. A Philips Avent não pode ser responsabilizada por quaisquer danos resultantes da utilização das informações fornecidas neste Web site.

Produtos relacionados

Conselhos relacionados

Diferentes fases da transição para sólidos

Diferentes fases da transição para sólidos

Mudar da amamentação para o uso do biberão

Mudar da amamentação para o uso do biberão