Cuidados da mãe e do bebé
Cuidados da mãe e do bebé
Philips AVENT - Toddler food - a balanced diet

Comida para bebé – uma dieta equilibrada

Os bebés a partir de um ano gastam muita energia e necessitam de um bom equilíbrio de nutrientes e proteínas. Uma dieta variada com os cinco grupos alimentares assegura um crescimento saudável para o seu bebé.

Philips AVENT - Toddler food - a balanced diet

1. Pão, arroz, batatas, massa

Alimentos deste tipo com amido, incluindo inhame, são ótimas fontes de energia e devem compor a maior parte de cada refeição. Selecione algumas opções de produtos refinados e de produtos integrais.

2. Frutas e vegetais

Estes contêm vitaminas, minerais e fibras. Planeie oferecer fruta ao pequeno-almoço e legumes e frutas nas outras duas refeições principais. Os bebés a partir de um ano – tal como os adultos – também devem consumir cinco ou mais doses de fruta fresca, congelada, em conserva ou desidratada.

3. Carne, peixe, ovos, leguminosas e outras fontes de proteína não lácteas

Isto também inclui alimentos como frutos secos, lentilhas e tofu, sendo todos fontes de ferro e zinco. Adicione alimentos deste grupo às refeições duas vezes por dia e ofereça peixes gordos uma ou duas vezes por semana.

4. Leite, queijo e iogurte

Ofereça três doses por dia destes alimentos. O leite continua a ser importante, mas um bebé com mais de um ano de idade tem necessidades menores do que anteriormente. Três copos de 90 a 120 ml por dia serão suficientes. No entanto, diminua a quantidade de leite, se o bebé consumir iogurte e queijo. Os biberões de leite devem ser parados por volta dos 12 meses de idade. A partir do primeiro ano, pode consumir leite gordo fresco de vaca em vez de leite em pó, exceto se continuar a amamentar.

5. Alimentos ricos em gordura e/ou açúcar

As crianças gostam naturalmente destes alimentos, mas é aconselhável mantê-los a um nível mínimo. Ofereça sempre uma sobremesa nas duas refeições principais, mas não permita que estes alimentos substituam outros alimentos nutritivos dos restantes grupos alimentares.

Uma nota sobre suplementos de vitamina A e D

No Reino Unido, recomenda-se que crianças pequenas com idade até cinco anos tomem um suplemento vitamínico com vitaminas A e D, pois não recebem uma quantidade suficiente destas vitaminas naturalmente na sua alimentação. Isto ajuda o sistema imunitário das crianças e assegura que os seus ossos se desenvolvem normalmente.

Alimentos a evitar

Evite refeições com um alto teor de gordura e sal. Alimentos processados e comida pronta devem ser dados muito raramente, exceto se forem preparados especificamente para crianças pequenas.

Não dê comida de dieta ou de emagrecimento. Alimentos pobres em calorias não são adequados para crianças, pois elas necessitam de calorias extra para ajudar o seu crescimento.

Refeições familiares saudáveis e completas são a melhor opção. São nutritivas e económicas, permitindo-lhe preparar quantidades grandes de comida e, em seguida, separá-las em doses individuais para armazenamento no frigorífico ou congelador. Os copos de armazenamento Philips Avent são ideais para armazenar e servir a sua comida.

Apresentar novos sabores

O segredo está em manter a alimentação interessante e variada. Apresente novos alimentos à criança em doses pequenas. Deixe-a experimentar alguns bocadinhos, em vez de um prato cheio. Poderá ter de apresentar um novo alimento várias vezes antes da criança o aceitar. Isto é muito comum, por isso não desanime, continue a tentar. Ofereça muitos alimentos de comer à mão à criança e permita sempre que ela decida quando comeu o suficiente.

As informações fornecidas nestes artigos são apenas conselhos gerais e não devem, em circunstância alguma, ser consideradas como um substituto para os conselhos médicos de profissionais. Se os sintomas ou estados se manifestarem num membro da sua família, em si ou no seu bebé de forma grave ou persistente, necessita de aconselhamento médico especializado. Tem de procurar assistência médica profissional. A Philips Avent não pode ser responsabilizada por quaisquer danos resultantes da utilização das informações fornecidas neste Web site.

Produtos relacionados

Conselhos relacionados

Receitas simples para crianças

Receitas simples para crianças

Comida mais consistente para o seu bebé

Comida mais consistente para o seu bebé

Esterilizar artigos de alimentação do bebé

Esterilizar artigos de alimentação do bebé

Receitas para bebés e crianças

Receitas para bebés e crianças