A ajudar os profissionais de saúde e os pais a lidar com a icterícia em recém-nascidos

 

A elevada percentagem de recém-nascidos que desenvolvem icterícia combinada com a tendência para internamentos mais curtos na maternidade criam a necessidade de encontrar formas cada vez mais eficazes de diagnosticar e gerir esta doença comum para evitar a readmissão.

 

Se não for tratada, a icterícia pode provocar graves problemas de saúde, incluindo danos cerebrais, pelo que os profissionais de saúde precisam de ferramentas clinicamente eficazes para os ajudar no seu diagnóstico e tratamento, com o menor desconforto possível para o lactente e a menor perturbação possível para a mãe e a família.

 

Estamos empenhados em ajudar os prestadores de cuidados a fornecer programas de gestão da icterícia e amamentação, dando aos pais o apoio de que necessitam durante os críticos primeiros dias de vida do lactente.

A icterícia ocorre em 60% dos lactentes de termo e em 80% dos lactentes prematuros. A hiperbilirrubinemia é uma das principais causas das readmissões hospitalares.¹ ²

  Perspetivas acerca da gestão da icterícia

A whole systems team approach to combat jaundice and encourage breastfeeding

 

An integrated hospital and community-based care program is helping new parents and newborns at risk for jaundice make positive strides to fight the condition.

 

Read on

Unbound bilirubin – a predictor of kernicterus

 

Research findings on a novel relationship between skin bilirubin levels and free,unbound circulating bilirubin in the newborn baby.

 

Read on

Medições transcutâneas de bilirrubina na avaliação e gestão da icterícia neonatal

A Academia Americana de Pediatria (AAP) publicou orientações para avaliar os recém-nascidos em risco de sofrerem de icterícia. O objetivo deste documento técnico é analisar a importância da deteção prematura da icterícia e examinar de forma crítica a variabilidade na prática atual de modo a promover a abordagem mais segura, eficaz e económica aos cuidados.

 

Transferir documento técnico

Mais sobre cuidados materno-infantis

 

Centro de especialidade

 

A sua paixão, o nosso compromisso

 

Leia mais

Connecting with your tiniest patients

Tópico

 

Estabelecer uma ligação com os pacientes mais pequeninos

 

Leia mais

1 Bhutani VK, Johnson L. A proposal to prevent severe neonatal hyperbilirubinemia and kernicterus. J Perinatol2009;29 Suppl 1:S61-S67.

2 Kumar RK. Neonatal jaundice. An update for family physicians. Aust Fam Physician 1999;28:679-682.