1
Produtos

Uma chávena de café

Café

 

110 ml de café de filtro

 

Este é um café grande preparado vertendo água a ferver sobre café moído num filtro de café. Pode ser preparado manualmente ou com uma máquina de café de filtro. Visto que não é preparado a alta pressão, não possui uma camada de creme em cima, mas tem um sabor mais equilibrado do que um café expresso.

 

Na Alemanha, o café de filtro tradicional é servido em chávenas de 125 ml, enquanto a chávena de café americana tem capacidade para cerca de 250 ml. O leite é opcional e normalmente é adicionado simples e sem espuma. O açúcar ou adoçante é adicionado ao gosto de cada um, sendo os brasileiros o povo que gosta do café mais doce. A última tendência é adicionar manteiga de animais alimentados em pasto ao café de filtro, o que, supostamente, ajuda na sua dieta e nível de energia.

 

O gosto pelo café de filtro foi reavivado recentemente e está a tornar-se numa tendência crescente na Europa. Por vezes, também é preparado frio e por filtragem lenta. A filtragem lenta tem o mesmo processo de preparação, mas é utilizado um filtro de café muito menos permeável, o que resulta num café de filtro muito suave.

 

A quantidade de cafeína num filtro de café depende de vários factores: o tempo de preparação, a temperatura da água, o tempo de espera, a densidade de moagem de café, o tempo de torrefacção, a qualidade dos grãos e o tipo de grãos. Em média, pode dizer-se que o café de filtro contém menos cafeína por mililitro do que um café expresso. Mas, visto que a chávena média do café de filtro é muito maior, consome cerca de 90 mg de cafeína por dose, em comparação com 40 mg num café expresso médio. Assim, considerando a quantidade por chávena, o café de filtro tem mais cafeína do que o café expresso.

 

Encontrar máquinas para preparar café