O meu tubo acumula água durante a noite. O que devo fazer?

A condensação acumula-se, pois o ar no quarto pode estar mais frio do que o ar que vem do equipamento. Para evitar que essa condensação se forme, tente colocar os tubos sob os cobertores para aquecê-los. Também pode solicitar ao seu serviço de cuidados respiratórios no domicílio uma proteção para os tubos.

 

O que devo fazer se tiver dificuldade em expirar contra o fluxo de ar constante? Essa sensação pode melhorar com o passar do tempo conforme se vai adaptando à pressão positiva nas vias aéreas. Pergunte ao seu médico sobre funcionalidades de conforto, como tecnologia de alívio de pressão ou terapia Bi-nível, que facilita expirar contra a pressão.

 

O que fazer se os tubos me atrapalharem enquanto estou a dormir?

Pode ajustar a maneira como os tubos estão posicionados na sua cama colocando-os sob a extremidade da sua almofada, de forma a que não se deite sobre eles bloqueando o fluxo de ar. Pode posicionar os tubos sobre a parte superior de sua cabeceira ou através da cabeceira se a sua estrutura permitir. Se possui a máscara Nuance ou Wisp, estas têm uma presilha no topo do arnês que permite aos tubos serem posicionados apontados para cima.

Como lidar com os tubos CPAP durante a noite?

Não parece fluir ar suficiente para mim. O que devo fazer?

Verifique se o ar do equipamento está a ser enviado. Depois, verifique se há obstrução ou poeira acumulada na entrada de ar e no filtro. Inspecione o tubo em busca de furos. Caso ainda esteja com problemas, peça assistência ao seu serviço de cuidados respiratórios no domicílio ou ao seu médico.

 

O equipamento parece não estar a funcionar. O que devo fazer?

Verifique o cabo de alimentação para garantir que está inserido firmemente no equipamento e na tomada elétrica. Caso esse não seja o problema, entre em contato com seu serviço de cuidados respiratórios domiciliários. Não tente reparar a turbina sozinho.

 

O que é um equipamento de tratamento CPAP System One?

Os equipamentos de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) oferecem um fluxo de ar constante e suave durante a noite e são bastante eficazes no tratamento da apneia do sono. O seu médico prescreve uma pressão para abrir as suas vias aéreas e é essa pressão que o seu equipamento depois de ajustado fornece durante a noite. Os dispositivos estão equipados com várias funcionalidades que ajudam a tornar a terapia mais confortável.

E se eu acordar com o nariz seco depois de utilizar o CPAP System One?

O que é a rampa nos equipamentos System One?

Permite adormecer com umapressão mais baixa. Pode escolher o período de tempo em que a pressão aumenta gradualmente até atingir o seu nível prescrito de pressão.

 

O que é a tecnologia A-Flex nos equipamentos System One?

É uma tecnologia exclusiva que suaviza a transição na pressão da inspiração para expiração para aumentar o conforto. A tecnologia A-Flex facilita a respiração, tornando-a mais natural em comparação com um equipamento PAP standard (pressão positiva nas vias aéreas).

 

O que é a tecnologia C-Flex nos equipamentos System One?

É uma tecnologia que ajuda a reduzir a quantidade de pressão ao exalar, tornando a expiração mais confortável comparativamente com um equipamento PAP standard.

 

O que é a tecnologia Bi-Flex nos equipamentos System One?

É uma tecnologia de conforto que torna mais confortáveis a inalação e a exalação comparativamente com um equipamento Bi-nível.

 

Como preparo o meu equipamento PAP System One para o poder utilizar?

Coloque o equipamento numa superfície nivelada e sólida próximo do local onde vai dormir. Ligue-o a uma tomada elétrica.

 - Verifique o filtro de entrada de ar para garantir que esteja bem colocado e livre de poeira.

 - Caso esteja a utilizar um humidificador, adicione água destilada à câmara de água fora do equipamento, depois utilize de acordo com as instruções do fabricante.

 - Conecte uma extremidade do tubo na saída de fluxo de ar do equipamento e a outra extremidade à máscara (ou válvula). Ligue o equipamento, coloque o arnês sobre a sua cabeça e a máscara no seu rosto. Verifique se o ar está a fluir continuamente para a máscara.

 - Caso a máscara tenha sido ajustada adequadamente sob pressão PAP, poderá não haver necessidade de mais ajustes. Não deve haver fugas de ar entre o rosto e a máscara. No entanto, haverá sempre uma pequena fuga de ar da máscara pela válvula de exalação e isso é considerado normal. A pressão da máscara no rosto deve ser mínima. Apertar muito a máscara não só é desconfortável, como também pode causar fugas.

 

Como limpo meu equipamento CPAP System One?

Para limpar seu equipamento, certifique-se de:

 - Retirar o equipamento da tomada.

 - Limpar a parte externa do dispositivo com um pano levemente humedecido com água e detergente neutro.

 - Deixar o equipamento secar completamente antes de conectar o cabo de alimentação.

O que preciso fazer para ligar o meu equipamento CPAP System One enquanto viajo internacionalmente?

Ao fazer uma viagem internacional, poderá ser necessário um transformador ou conversor de tensão para o seu equipamento PAP System One da Philips Respironics, pois ele possui uma fonte de alimentação internacional que se ajusta a diferentes tensões. É muito provável que precise comprar um adaptador para tomadas. Muitos países possuem mais do que uma configuração, pelo que poderá ser necessário mais do que um adaptador. As tabelas de conversão de eletricidade estão disponíveis na internet para identificar qual o adaptador necessário para o país para o qual vai viajar.

 

Posso usar o meu equipamento CPAP System One num avião?

Caso precise utilizar o seu equipamento PAP num avião, as companhias aéreas exigem que lhes comunique antecipadamente. A alimentação elétrica nas cadeiras do avião estão disponíveis num número limitado de aviões, pelo que é necessário verificar com a companhia aérea e informar-se sobre quaisquer requisitos e restrições aplicáveis. Caso uma fonte de alimentação esteja disponível, poderá utilizaro seu equipamento PAP a bordo do avião. A companhia aérea informará qual o tipo de tomada elétrica que estará disponível no seu voo e, se necessário, deverá adquirir os adaptadores adequados.

Observação: atualmente, a tipologia mais comum de tomada elétrica nos aviões denomina-se EmPower. Pode adquirir um adaptador EmPower para 12 V e conectar o seu equipamento PAP usando o Cabo CC da Philips, Referência 1097568 para a série 60, e Referência 1001956 para a série 50 e anteriores.

Como viajo com meu equipamento CPAP System One?
Como instalo o tubo aquecido no meu equipamento de tratamento do sono System One?
Como configuro o controle de resistência no meu equipamento de tratamento do sono System One?
Como configuro a funcionalidade rampa no meu equipamento de tratamento do sono System One?