Amsterdão, Países Baixos – No seguimento de uma atualização no dia 26 de abril de 2021, Royal Philips (NYSE: PHG; AEX: PHIA) divulga hoje uma atualização à notificação de segurança* relativa aos dispositivos ventiladores mecânicos e ao Philips Bi-Level Positive Airway Pressure (Bi-Level PAP) e Continuous Positive Airway Pressure (CPAP), por forma a abordar potenciais riscos de saúde originados pela componente abafadora de som à base de poliéster poliuretano (PE-PUR) existente nesses dispositivos. A maioria dos dispositivos afetados dentro dos aconselhados 5 anos de vida útil encontram-se na família de produtos DreamStation de primeira geração.
Até à data, a Philips produziu milhões de dispositivos BiPAP, CPAP e de ventilação mecânica usando espuma abafadora de som PE-PUR. Apesar de uma reduzida taxa de queixas, (0,03% em 2020), a Philips determinou, com base em testes, que este tipo de espuma pode originar possíveis riscos para os utilizadores. Entre os riscos existe a possibilidade da espuma PE-PUR se degradar em partículas que podem entrar no circuito de ar do dispositivo e serem ingeridas ou inaladas pelo utilizador, podendo a espuma ao desintegrar-se libertar determinados produtos químicos. A degradação da espuma pode ser acelerada através da utilização de métodos de limpeza não aprovados, tais como ozono,** sendo que ambientes com elevado nível de calor e humidade podem também contribuir para a degradação da espuma.
Assim, a Philips decidiu emitir voluntariamente um aviso de segurança* a informar os pacientes e clientes sobre os potenciais impactos na saúde dos pacientes e na utilização clínica, assim como instruções e ações a serem tomadas.
“Lamentamos profundamente que as medidas proactivas que anunciamos hoje para garantir a segurança dos doentes, possam gerar qualquer apreensão e inconveniente aos doentes que utilizam os dispositivos afetados,” afirmou Frans van Houten, CEO da Royal Philips. “Ao consultar as agências reguladoras relevantes e em estreita colaboração com os nossos clientes e parceiros, estamos a trabalhar arduamente com vista a encontrar uma solução, que incluirá a implementação de instruções de utilização atualizadas e um programa abrangente de reparação e substituição dos dispositivos afetados. A segurança dos pacientes está no centro de tudo aquilo que fazemos na Philips.”