Um medidor de fluxo de pico é um dispositivo portátil e simples para pessoas com asma que é utilizado para medir a forma como o ar se expulsa pelos pulmões. Medir o seu fluxo de pico com um medidor é importante para gerir os sintomas da sua asma e prevenir ataques, e deve fazer parte do seu plano de ação pessoal2.
Por que razão devo medir a força da minha respiração?
O fluxo de pico é uma medida da rapidez com que consegue expelir o ar dos pulmões quando expira todo o ar após ter inspirado profundamente. Esta medida denomina-se "fluxo expiratório de pico" ou "PEF". Manter o registo do PEF é uma forma de saber se a sua asma está sob controlo ou a piorar1. Em seguida, em conjunto com o plano de tratamento prescrito para a asma, pode tomar as ações adequadas para voltar a ter a sua asma sob controlo.
Monitorizar a asma
Se a sua asma está bem controlada, deverá ter as vias respiratórias abertas, pelo que é capaz de expelir o ar dos pulmões rapidamente, o que dará uma leitura de fluxo de pico elevada. Contudo, se a asma não estiver controlada, as vias respiratórias diminuem e não será capaz de expelir o ar tão depressa, o que dará uma leitura de fluxo de pico baixa.
Como é efetuada a medição2?
O fluxo de pico é medido através de um pequeno dispositivo portátil, como por exemplo o medidor de fluxo de pico. A escala é em unidades de litro por minuto (lpm). Quando soprar para o bocal, o pequeno marcador move-se dependendo da rapidez do sopro. O local onde o marcador para indica a leitura do fluxo de pico. A leitura mais alta de três tentativas deve ser registada como a leitura do melhor fluxo de pico.
O seu profissional de saúde define indicadores de zonas de cor com base à melhor taxa de fluxo expiratório do utilizador ou da criança (a melhor medição do fluxo de pico obtida quando a asma está sob controlo). A medição do fluxo de pico mostrará uma de três zonas, conforme mostrado abaixo.
O "melhor" fluxo expiratório de pico (PEF) é o valor de fluxo de pico mais elevado atingido pelo utilizador ou pela criança ao longo de um período de duas a três semanas, com a asma sob controlo. Sob controlo significa que se sente bem e não apresenta qualquer sintoma de asma. A determinação do melhor PEF é importante, pois trata-se do valor ao qual todas as outras leituras do fluxo de pico serão comparadas. O plano de ação contra a asma, desenvolvido em conjunto com o profissional de saúde, baseia-se neste número. Deve utilizar sempre o mesmo medidor de fluxo de pico e registar as leituras na tabela de fluxos de pico. Em seguida, continue a medir as leituras do fluxo de pico todas as manhãs. As leituras diárias vão ajudá-lo a reconhecer precocemente as diminuições do fluxo de ar e as alterações ao controlo da asma.
Para descobrir o valor do seu melhor fluxo de pico, faça leituras do fluxo de pico:
Duas vezes por dia, durante duas a três semanas, quando a asma estiver sob controlo
À mesma hora de manhã e ao final do dia
Conforme indicado pelo seu profissional de saúde
É melhor se os valores de pico de fluxo forem verificados todos os dias à mesma hora, preferivelmente uma vez de manhã e outra à noite3. Pergunte ao seu profissional de saúde com que frequência deve verificar o seu fluxo de pico.
Se a leitura obtida ficar por cima da marca de cor verde, o seu plano de medicação regular com medicação de controlo deve ser seguido.
Se a leitura ficar entre os marcadores amarelos, a asma pode estar a piorar. Siga as instruções do seu plano de ação contra a asma para saber como utilizar a medicação de alívio e voltar à zona verde.
Se a leitura for inferior à marca vermelha, deve procurar apoio médico de imediato.
1. Remova a cobertura superior
2. Dobre a cobertura articulada para baixo e encaixe as metades de modo a formar uma pega
3. Faça deslizar o indicador vermelho para a parte inferior da escala
4. Levante-se e inspire o máximo que puder. Coloque a boca à volta do bocal para o vedar bem. Sopre com a maior força e rapidez possível
5. O número onde o indicador para constitui o seu valor de fluxo de pico. Repita a partir do passo 3 e efetue 3 medições
6. Registe a medição mais elevada na tabela de registo diário, anotando a data e a hora
Registe-se para se manter informado
RENÚNCIA DE RESPONSABILIDADE:
As informações deste website são apenas informativas e não devem substituir o parecer de um médico.
NOTAS DE RODAPÉ: [2] Asthma.org.uk. All_about_asthma/controlling_your_asthma/resources_to_help_you/peak_flow_diary. Acedido em outubro de 2017. [3] Webmd.com. Asthma/guide/peak-flow-meter. Acedido em outubro de 2017.
[1] aaaai.org. Conditions-and-treatments/library/at-a-glance/peak-flow-meter. Acedido em outubro de 2017.
You are about to visit a Philips global content page
Continue