mar 25, 2021

Philips vende a Domestic Appliances à Hillhouse Capital, uma empresa global de investimentos.

• A Domestic Appliances foi avaliada em cerca de 3,7 mil milhões de euros para esta operação.

• Com esta venda, deduzindo os impostos e os custos associados à operação, a Philips espera arrecadar cerca de 3 mil milhões de euros no terceiro trimestre.

• A este valor acresce um contrato de licença comercial de 15 anos, com pagamentos anuais, que representa um valor atual líquido estimado de aproximadamente 0,7 mil milhões de euros, o que perfaz um valor negocial total de cerca de 4,4 mil milhões de euros

• Prevê-se que a operação fique concluída no terceiro trimestre de 2021, estando sujeita às condições habituais de processos desta natureza.

• A Domestic Appliances será apresentada como uma operação descontinuada nas demonstrações financeiras da Philips a partir do primeiro trimestre de 2021.

Amesterdão, Holanda  –  A Royal Philips (NYSE: PHG; AEX: PHIA), um líder global em tecnologia associada à prestação de cuidados de saúde, anunciou hoje que assinou um contrato para a venda da Domestic Appliances, um líder mundial com 2,2 mil milhões de euros de vendas em 2020, em equipamentos de cozinha e café e tratamento de vestuário e do lar, à Hillhouse Capital, uma empresa global de investimentos especializada em ajudar empresas a atingir um crescimento sustentável a longo prazo através da inovação e capacitação digitais. Prevê-se que a operação fique concluída no terceiro trimestre de 2021, sujeita às condições habituais de processos desta natureza, incluindo as aprovações regulamentares pertinentes.

A Domestic Appliances foi avaliada em cerca de 3,7 mil milhões de euros para esta operação. Após a conclusão da operação, e deduzindo os impostos e os custos associados à operação, a Philips espera arrecadar cerca de 3 mil milhões de euros. Além disso, a Philips e a Domestic Appliances irão celebrar um contrato exclusivo de licença comercial para a utilização da marca Philips e de mais algumas marcas de eletrodomésticos da Philips, para o fabrico, venda e comercialização de produtos da Domestic Appliances em todo o mundo, durante um período de 15 anos, renovável e sujeito aos termos do contrato de licença comercial. Os pagamentos anuais ao longo deste período representam um valor atual líquido estimado de aproximadamente 0,7 mil milhões de euros, o que perfaz um valor negocial total de aproximadamente 4,4 mil milhões de euros. Na sequência do contrato celebrado, a Domestic Appliances será apresentada como uma operação descontinuada nas demonstrações financeiras da Philips a partir do primeiro trimestre de 2021.

Congratulo-me por a Domestic Appliances passar a integrar a Hillhouse Capital, o que nos permitirá reforçar ainda mais a sua posição de liderança no mercado, como marca pujante e inovadora".

Frans van Houten

CEO of Royal Philips

"Congratulo-me por a Domestic Appliances passar a integrar a Hillhouse Capital, o que nos permitirá reforçar ainda mais a sua posição de liderança no mercado, como marca pujante e inovadora", afirmou Frans van Houten, CEO da Royal Philips. "Esta operação representa um ponto final nos nossos principais desinvestimentos. Daqui para a frente, pretendemos reforçar a nossa posição de liderança na tecnologia associada à prestação de cuidados de saúde e continuar a transformar-nos numa empresa de soluções que ajuda os clientes profissionais do setor da saúde a alcançar o Quádruplo Objetivo e os utentes a obter melhores cuidados de saúde.”

A Philips é um dos principais fornecedores de soluções integradas que permitem melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas e otimizar a produtividade dos prestadores de cuidados de saúde em todo o setor, desde a vida saudável e prevenção até ao diagnóstico, tratamento e cuidados domésticos. Os 3,2 mil milhões de euros das empresas de saúde pessoal da Philips desempenham um papel importante na abordagem integrada de todo o setor por parte da empresa, através da inovação de produtos e soluções orientadas para o consumidor em áreas como a saúde oral, cuidados pessoais e saúde materno-infantil.

A Hillhouse Capital investe globalmente com o objetivo de trabalhar com empresários e equipas de gestão para construir negócios de alta qualidade que proporcionem um crescimento sustentável a longo prazo. A Hillhouse possui grande experiência na integração de tecnologias e arquiteturas baseadas em dados para impulsionar a inovação digital e a expansão de negócios. A empresa tem trabalhado com sucesso com muitas empresas globais de consumo e de retalho para aprofundar o envolvimento dos consumidores e introduzir modelos inovadores diretamente junto dos consumidores, contribuindo para o crescimento de novos segmentos de clientes e mercados.

"Aguardamos com expetativa esta união de esforços com a Philips, a qual nos permitirá entrar em novos mercados e aproveitar mais oportunidades de crescimento a nível global", afirmou Lei Zhang, fundador e CEO da Hillhouse Capital. "Estamos em sintonia com a missão da Philips de fornecer produtos de elevada qualidade ao setor, que permitam fomentar um estilo de vida saudável e gratificante junto dos consumidores em todo o mundo.”

A Domestic Appliances, que continuará a estar sediada na Holanda, está presente em mais de 100 países, onde se tem pautado pela sua inovação e pela sua capacidade de fabrico e comercialização. Entre os seus produtos de sucesso, encontram-se a Airfryer, a Fully Automatic Espresso Machine com LatteGo, o gerador de vapor Perfect Care Elite, o Air Purifier e o aspirador SpeedPro Max. A empresa emprega cerca de 7.000 pessoas em todo o mundo.

"Estou convencido de que, juntos, com a forte experiência da Hillhouse Capital em comércio eletrónico, cadeia de abastecimentos e digitalização, estaremos numa ótima posição para continuar a proporcionar inovações significativas ao consumidor doméstico", afirmou Henk de Jong, CEO da Philips Domestic Appliances. "Graças ao nosso leque de produtos líderes de mercado, à nossa vasta carteira de clientes e consumidores e às nossas capacidades de I&D, iremos continuar a ajudar as famílias e as pessoas a terem uma vida mais saudável e mais feliz. Estamos ansiosos por trabalhar com a Hillhouse para aproveitar novas oportunidades de crescimento.”

A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHI) é uma empresa líder em tecnologia de saúde, dedicada a melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas e a facilitar melhores resultados ao longo do ciclo de vida da saúde, desde hábitos saudáveis e prevenção até ao diagnóstico, tratamento e cuidados domiciliários. A Philips aproveita a sua tecnologia avançada e os seus profundos conhecimentos clínicos e de consumo para fornecer soluções integradas. Com sede nos Países Baixos, a empresa é líder em diagnóstico por imagem, terapia guiada por imagem, monitorização de pacientes e informática clínica, bem como em inovações para a saúde dos consumidores e cuidados domiciliários. A Philips comunicou vendas de 19,5 mil milhões de euros em 2020 e emprega aproximadamente 82.000 empregados, com operações comerciais e serviços em mais de 100 países. Todas as notícias sobre a Philips podem ser encontradas em Centro de notícias

Media assets

Get our press releases by e-mail

Share on social media