A solução de tele-ultrassons portátil Lumify com tecnologia Reacts permite aos médicos de todo o mundo colaborar de forma remota em tempo real. Durante a monitorização de um paciente, a câmara, a voz e a imagem de ultrassonografia do dispositivo podem ser transmitidas remotamente e em direto a um profissional de saúde. A câmara frontal do smartphone pode ser utilizada para mostrar a posição do transdutor juntamente com o ultrassons resultante.
O sistema de tele-ultrassons pode permitir às parteiras em centros de saúde rurais de África, consultar um especialista em ultrassons, independentemente da distância, que lhes pode proporcionar uma perspetiva e orientação como se estivessem ao seu lado. Durante um projeto de 2019 em colaboração com a Imaging the World (ITW) no Uganda, as mães e os recém-nascidos beneficiaram deste sistema. Em 30% dos casos, os exames pré-natais detetaram problemas de elevado risco que permitiram um tratamento adequado e ajudaram a evitar situações mais graves.
“Devemos destacar a importância da elevada qualidade das imagens de ultrassons do Lumify. Sem uma imagem clara não podemos fazer diagnósticos corretos e, consequentemente, tratar os pacientes de forma adequada. Essa fiabilidade é ainda mais relevante em zonas remotas onde a distância geográfica é um fator determinante na luta entre a vida e a morte de mulheres grávidas”, refere a Dra. Kristen DeStigter, professora de Radiologia e cofundadora da Imaging the World. “O Lumify não contribui apenas nesse sentido, mas também cumpre as especificações técnicas necessárias para a prática remota em zonas com menos recursos. A portabilidade e a facilidade de uso do sistema Lumify promovem um melhor acesso que contribui positivamente para o bem-estar das mulheres, crianças, das suas famílias e comunidades ".
"É uma honra ser premiado pela IEEE Spectrum pelo nosso sistema de ultrassons portátil Philips Lumify", assinala Bich Le, Vice-Presidente e Diretor-Geral de Ultrassons na Philips. "O sistema Lumify é uma prova clara da dedicação da Philips em aumentar o acesso aos cuidados médicos ao fazer com que o ultrassons seja menos dispendioso e mais fácil de utilizar".