Centro de notícias | Portugal

mai 24, 2023

O Centro Hospitalar e Universitário do Algarve vai ter o mais avançado TC espectral em Portugal

 

Faro, 24 de maio de 2023 - Como parte do processo de renovação tecnológica que está a ser levado a cabo através do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (SAICT), o Centro Hospitalar Universitário do Algarve EPE e o ABC – Algarve Biomedical Center, vai ter o TC Spectral CT 7500 da Philips, o mais avançado TC espectral em Portugal, tornando-se na referência tecnológica ao poder fornecer imagens e resultados de alta qualidade, em cada exame e em qualquer momento, com baixa dose em todos os exames e em todo o tipo de pacientes.

O objetivo é podermos estar a par daquilo que de melhor se faz na Europa. Permite fazer projetos de investigação, nas mais diversas áreas do conhecimento, e achamos que este tipo de investimentos também atrai mais gente, não só profissionais de saúde para a região como outros investigadores”.

Ana Varges Gomes

Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA)

Nova solução de deteção espectral

 

O Philips Spectral CT 7500 dispõe de um sistema inteligente que fornece imagens espectrais de alta qualidade, que reduz o número de exames necessários, melhorando a precisão do diagnóstico e o conforto e bem-estar dos pacientes, tudo isto com igual ou menor dose do que os exames convencionais.

Outro ponto forte é um fluxo de trabalho totalmente integrado que poupa tempo, permite ao técnico posicionar o paciente rapidamente (a aquisição de exames de tórax e cabeça demora menos de um segundo e um exame do tórax, abdómen e pélvis demora menos de 2 segundos) e, ao mesmo tempo, fornece imagens de alta qualidade que permitem ao médico fornecer instantaneamente um diagnóstico seguro e um plano de tratamento eficaz para cada paciente.


Este equipamento permite efetuar diagnósticos mais quantitativos e com maior precisão graças à informação espectral disponível em todo o tipo de estudos e pacientes (cardíacos, pediátricos e bariátricos) com a mínima dose de radiação. Gera 512 cortes em cada rotação e é o único disponível com um detetor espectral de dupla camada de 8 cm capaz de discriminar altas e baixas energias, obtendo a máxima informação e qualidade em poucos segundos, por exemplo, em estudos tóraco-abdomino-pélvicos em apenas dois segundos.

Custo humano e económico dos erros de diagnóstico

 

Entre as muitas vantagens e aplicações deste novo TC, destaca-se a maior resolução de baixo contraste: deteção muito mais precoce das lesões, redução da dose de radiação e de contraste, análise quantitativa da captação de contraste das lesões, análise da perfusão pulmonar, cerebral ou miocárdica, estudos coronários em pacientes que, devido aos elevados níveis de cálcio e frequência cardíaca alta, não eram anteriormente candidatos a estudos de TC cardiológicos e análise da fibrose miocárdica num único estudo.


Permite ainda a caracterização de placas de ateroma em estudos arteriais, a caracterização de litíase renal (cálculos): ácido úrico ou oxalato, a deteção de edema ósseo em fraturas ósseas, a caracterização da deposição de cristais na gota, a eliminação de artefactos em próteses metálicas e a redução do número de estudos de seguimento ou de exames complementares de elevado custo.

Com o custo humano e financeiro do diagnóstico incorreto tão elevado, o nosso sistema estabelece um novo padrão de cuidados em que a qualidade da imagem, a dose e o fluxo de trabalho se juntam para fornecer informações clínicas valiosas”.

André Cabral

Director Geral da Philips em Portugal

 

"Este mais recente sistema inteligente ajuda a clarificar os momentos críticos dos cuidados de saúde, oferecendo segurança, simplicidade e fiabilidade em todas as áreas clínicas, desde os cuidados cardíacos à radiologia de emergência, diagnóstico oncológico, intervenção e oncologia por radiação", afirma ainda André Cabral.


Saiba mais sobre o Philips Spectral CT 7500 e demais soluções avançadas em TC Philips.

Sobre a Royal Philips 

Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHI) é uma empresa líder em tecnologias de saúde que se dedica a melhorar a vida das pessoas e o seu bem-estar através de inovação significativa. A inovação da Philips centrada no paciente e nas pessoas utiliza tecnologia avançada e perceções clínicas e de consumo profundas para oferecer soluções de saúde pessoal para consumidores e soluções de saúde profissional para profissionais de saúde e os seus pacientes no hospital e em casa. Com sede na Holanda, a empresa é líder em diagnóstico por imagem, ultrassons, terapia guiada por imagem, monitorização e informática empresarial, bem como em saúde pessoal. A Philips gerou vendas de 17,8 mil milhões de euros em 2022 e emprega aproximadamente 74.000 funcionários com vendas e serviços em mais de 100 países. Notícias sobre a Philips podem ser encontradas em www.philips.com/newscenter

Ler maisLer menos

Temas

Contactos

cesar garcia

César García Requena

Brand & Communications Manager

Health System

Philips Ibérica

Tel : +34 91 566 95 25

You are about to visit a Philips global content page

Continue

Material gráfico

Compartir en redes sociales

You are about to visit a Philips global content page

Continue

Nosso site pode ser melhor visualizado com a versão mais recente do Microsoft Edge, Google Chrome ou Firefox.