Centro de notícias | Portugal

mar 15, 2023

A Fundação Champalimaud estabeleceu uma parceria com a Philips para reduzir a sua pegada carbónica no diagnóstico por imagem em 50% ao longo de cinco anos

Lisboa, Portugal e Amesterdão, Holanda - Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA), líder mundial em tecnologia de saúde, e a Fundação Champalimaud, líder português em investigação biomédica translacional e prestação de cuidados clínicos, anunciaram hoje a assinatura de uma parceria estratégica destinada a reduzir para metade a pegada carbónica resultante da utilização por parte da Champalimaud de equipamento de diagnóstico e imagiologia interventiva até 2028.


A transformação da tecnologia de diagnóstico por imagem da Fundação Champalimaud será possibilitada por um conjunto de medidas e inovações práticas e escaláveis, incluindo atualizações de equipamento, prolongamento da vida útil, digitalização de processos, soluções de financiamento circulares com recolha de dados, e fornecimento de energia elétrica renovável. Ajudará a impulsionar a qualidade e a eficiência da prestação de cuidados de saúde, enquanto realizará cuidados de saúde mais sustentáveis. Como resultado, espera-se que muito mais pacientes possam beneficiar dos serviços de cuidados de saúde de diagnóstico do hospital.


Os sistemas de saúde globais representam 4,4% das emissões globais CO₂ [1] - mais do que a aviação ou a indústria naval [2]. A cooperação entre a Fundação Champalimaud e a Philips baseia-se num compromisso partilhado para ajudar a mitigar as alterações climáticas - com base na reconhecida experiência da Philips como uma empresa de tecnologia de saúde que está a conduzir uma mudança sistémica no sentido de uma prestação de cuidados de saúde mais sustentável e equitativa através da aplicação de EcoDesign (incorporando a sustentabilidade no processo de inovação), princípios de economia circular, fontes de energia renováveis, e melhoria do fluxo de trabalho através da digitalização.


Após efetuar uma avaliação de referência das emissões atuais de CO₂ da Champalimaud Foundation, a Philips trabalhará com a organização para atualizar e renovar as suas capacidades de tecnologia de diagnóstico por imagem, mantendo-a atualizada com as últimas inovações da Philips em matéria de diagnóstico por imagem, tais como os sistemas de TC e RM, reduzindo ao mesmo tempo a procura de recursos, aumentando a utilização de materiais reciclados, e prolongando a vida útil do equipamento. Como resultado, os pacientes e o pessoal da Fundação Champalimaud poderão usufruir dos benefícios dos resultados de imagens de diagnóstico avançadas, juntamente com melhores experiências dos pacientes e do pessoal e uma prestação de cuidados de saúde mais sustentável.

Esta parceria permitir-nos-á continuar a assegurar os melhores cuidados aos nossos pacientes e, ao mesmo tempo, ajudar a reduzir o impacto ambiental do sector da saúde.”

Leonor Beleza

Presidente da Fundação Champalimaud

"O sector da saúde é um contribuinte significativo para as emissões de CO₂ e, portanto, tem um papel importante a desempenhar na mitigação das alterações climáticas", disse Leonor Beleza, Presidente da Fundação Champalimaud. "Esta parceria permitir-nos-á continuar a assegurar os melhores cuidados aos nossos pacientes, ao mesmo tempo que ajuda a reduzir o impacto ambiental do sector dos cuidados de saúde".


"Para além de melhorar os resultados dos pacientes e aumentar a eficiência, os prestadores de cuidados de saúde estão cada vez mais concentrados em mitigar o seu impacto no clima e em fazer escolhas mais sustentáveis", disse Peter Vullinghs, Market Leader Western Europe da Philips. "Temos um forte historial na incorporação da sustentabilidade nas nossas soluções, nas nossas operações, e em toda a nossa cadeia de fornecimento". Alavancando essa profunda especialização, estamos a estabelecer uma parceria com a Fundação Champalimaud para fazer uma mudança radical no seu impacto ambiental, enquanto lhes permitimos prosseguir o seu objetivo de avançar na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do cancro".


A Philips apoiará os objetivos de sustentabilidade da Fundação Champalimaud através de uma gama de tecnologias de saúde e inovações concebidas para reduzir a dependência da fundação dos recursos naturais e do consumo de energia. Isto inclui a instalação do Philips Spectral CT 7500 que consome 62,5% menos energia [3]. A instalação do sistema de operações sem hélio da Philips, Philips MR - Ingenia Ambition 1.5T, que utiliza um design inovador em que os componentes magnéticos são completamente selados e necessitam apenas de sete litros de hélio durante a sua vida útil, em comparação com cerca de 1.500 litros com outros sistemas da Philips.

 

A Philips também ajudará a Fundação Champalimaud a implementar soluções de sala de operações híbridas, fornecendo aos seus especialistas uma vasta gama de procedimentos de intervenção minimamente invasivos guiados por imagem com maior precisão e segurança do paciente, resultando numa hospitalização mais curta em comparação com as intervenções cirúrgicas tradicionais.


Como líder mundial em inovação científica e tecnológica, a Fundação Champalimaud está empenhada em investir em tecnologia de ponta, incluindo inteligência artificial e realidade virtual/aumentada, para assegurar a melhor qualidade do serviço prestado aos pacientes, contribuindo simultaneamente para uma indústria de cuidados de saúde mais forte e mais sustentável.

 

[1] Health Care Without Harm (2019). A pegada climática dos cuidados de saúde: Como o sector da saúde contribui para a crise climática global e oportunidades de acção (p.22). https://noharm-global.org/documents/health-care-climatefootprint-report Âmbito 1 emissões directas têm origem nas próprias operações dos hospitais: emissões do edifício e transportes. As emissões indirectas do âmbito 2 são geradas pela produção e distribuição de energia que é consumida pelo hospital. Âmbito 3 são emissões indirectas de CO2 causadas pela produção e transporte de bens e serviços necessários aos hospitais, tais como medicamentos, alimentos, equipamento, vestuário e tratamento de resíduos.

[2] https://www.bmj.com/content/366/bmj.l5560

[3] Dados de arquivo

Sobre a Royal Philips

A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHI) é uma empresa líder em tecnologias de Saúde que se dedica a melhorar a vida das pessoas e a facilitar a obtenção de melhores desfechos no continuum de saúde, desde os hábitos saudáveis e prevenção até ao diagnóstico, tratamento e cuidados domiciliários. A Philips utiliza a sua tecnologia avançada e o seu profundo conhecimento clínico e do consumidor para oferecer soluções integradas. Com sede na Holanda, a empresa é líder em imagiologia de diagnóstico, terapia guiada por imagem, monitorização e informática da saúde, bem como saúde do consumidor e cuidados domiciliários. A Philips registou um volume de vendas de 17.800 milhões de euros em 2022 e emprega cerca de 77.000 pessoas, com operações comerciais e serviços em mais de 100 países. Poderá encontrar todas as notícias sobre a Philips em https://www.philips.pt/a-w/about/news/home

Ler maisLer menos

Sobre a Fundação Champalimaud 

A Fundação Champalimaud foi criada em 2004 pela última vontade do empresário português António Champalimaud. É uma das maiores fundações europeias dedicadas à investigação científica na área da medicina. A Fundação Champalimaud apoia principalmente a investigação em neurociência, cancro e visão.

A missão do Centro Clínico Champalimaud (CCC) é desenvolver activamente programas avançados de investigação e inovação tecnológica, juntamente com a prestação interdisciplinar de cuidados clínicos na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do cancro. A sua actividade clínica está centrada no paciente, através da personalização dos cuidados e da promoção da qualidade de vida, prestando excelentes cuidados, baseados em equipas multidisciplinares, e dando aos pacientes a oportunidade de participar em programas inovadores de diagnóstico e tratamento.

Ler maisLer menos

Temas

Contactos

cesar garcia

César García Requena

Brand & Communications Manager

Health System

Philips Ibérica

Tel : +34 91 566 95 25

You are about to visit a Philips global content page

Continue

Material gráfico

Philips MR – Ingenia Ambition 1.5T

Philips Spectral CT 7500

Philips Champalimaud partnership signing

Compartir en redes sociales

You are about to visit a Philips global content page

Continue

Nosso site pode ser melhor visualizado com a versão mais recente do Microsoft Edge, Google Chrome ou Firefox.