Síndrome de Down e amamentação

Bebés com síndrome de Down e amamentação

Os bebés nascidos com síndrome de Down podem beneficiar muito da amamentação. No entanto, os pais enfrentam frequentemente enormes barreiras e precisam de apoio adicional.

Síndrome de Down e amamentação

Quando os bebés nascem com síndrome de Down enfrentam desafios únicos, incluindo um risco acrescido de problemas de saúde, e podem beneficiar da amamentação exclusiva durante os 6 meses recomendados pela Organização Mundial de Saúde.

No entanto, amamentar bebés com síndrome de Down podem ser desafiante. Isto deve-se a uma combinação de fatores específicos da síndrome de Down, como tónus muscular mais fraco (hipotonia) e malformações de estruturas da boca e da garganta, o que pode dificultar a sucção e a deglutição.

 

Embora os pais de bebés com síndrome de Down possam começar a amamentar, muitas vezes param mais cedo do que as mães de bebés que não têm síndrome de Down. Para compreender melhor as barreiras que enfrentam, e descobrir formas de permitir uma amamentação mais bem-sucedida neste grupo, investigadores da James Cook University na Austrália analisaram 16 estudos.

Barreiras à amamentação


O facto de um bebé nascer com síndrome de Down é, por si só, uma barreira à amamentação. Os pais relataram vários problemas de saúde específicos, variando do nascimento prematuro aos defeitos cardíacos. Os bebés com síndrome de Down são frequentemente incapazes de oferecer indicações de alimentação claras e podem ser extremamente sonolentos e difíceis de acordar para uma alimentação. Além disso, estes bebés podem nascer com problemas de saúde imediatos que requerem hospitalização, resultando na separação da pessoa que amamenta.

Todas as mães enfrentam um conjunto de barreiras à amamentação, por isso, não é surpreendente encontrar problemas semelhantes relatados pelas mães de bebés com síndrome de Down. Estas incluíram a perceção de produção insuficiente de leite, doença pós-natal, problemas de saúde mental (depressão, stress, fadiga, etc.) e falta de conhecimento sobre a amamentação. Os autores de um estudo sugeriram até que a sensação de produção insuficiente de leite de uma mãe pudesse resultar dos problemas de sucção do bebé com síndrome de Down.

Falta de ajuda prática


Infelizmente, alguns pais não sabiam sequer que é possível amamentar o seu bebé com síndrome de Down, enquanto outros não conheciam as técnicas certas para uma amamentação bem-sucedida.

Os profissionais de saúde também criaram uma barreira à amamentação, especialmente quando não apoiavam, nem promoviam a amamentação ou não acreditavam que os bebés com síndrome de Down pudessem ser amamentados de forma bem-sucedida.

Algumas mães sentiram que não estavam a ser incentivadas nem a receber ajuda prática, e que os profissionais de saúde as encaminharam para a alimentação com biberão. Depois, existe o risco de bebés com síndrome de Down serem alimentados com uma sonda nasogástrica. Se isso acontecer durante os primeiros 6 meses, existe uma menor possibilidade de 6 meses de amamentação exclusiva.

Apoio profissional


A boa notícia é que existem formas de ajudar a aumentar as possibilidades de que um bebé com síndrome de Down seja amamentado. Oferecer apoio profissional é fundamental. Quando os profissionais de saúde começam atempadamente, podem cortar alguns problemas pela raiz.

Deve prestar-se especial atenção ao agarrar e à extração do leite materno, bem como continuar a incentivar as mães para continuarem a tentar, mesmo quando a situação é difícil. E, se necessário, pedir a ajuda de um especialista em lactação com experiência em síndrome de Down.

 

Outro fator importante para o sucesso é compreender como funciona a amamentação. Isto pode explicar o motivo pelo qual as mães com experiência de amamentação parecem gerir melhor esta situação. Mais importante ainda, os pais devem ser incentivados a continuar a tentar se estiverem a lidar com barreiras, e devem saber que há ajuda disponível se necessário. E não esqueçamos o poder da família e de amigos empáticos. O apoio pode ajudar a tranquilizar os pais, sabendo que têm ajuda quando necessário.

Perceção de produção insuficiente de leite

Mais de 40% das mães que têm problemas na amamentação pensam que não estão a produzir leite suficiente e param. Está provado que as consultas de lactação ajudam.

Referências


Zhen L, Moxon J, Gorton S, Hook D. Can I breastfeed my baby with Down syndrome? A scoping review. J Paediatr Child Health. 2021 Sep 29.

You are about to visit a Philips global content page

Continue

Nosso site pode ser melhor visualizado com a versão mais recente do Microsoft Edge, Google Chrome ou Firefox.