Dúvidas sobre apneia do sono?

As suas respostas estão aqui.

Bem-vindo ao centro de informações sobre tudo relacionado com a Philips e a apneia do sono.

Tem questões sobre a apneia do sono?

 

As suas respostas estão aqui.

Bem-vindo ao centro de informações sobre tudo relacionado com a Philips e a apneia do sono.

Apneia do sono, equipamentos de tratamento, serviços

Apneia obstrutiva do sono

Entre a população geral casos de apneia-hipopneia variam de 1% a 8% em homens e de 1,2% a 2,5% em mulheres, subindo para 10% da população acima de 65 anos e para 46% entre motoristas profissionais.

 

Preencha o nosso questionário de sintomas para saber se está em risco de ter apneia do sono.

O que é Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS)?

AOS é uma condição em que a pessoa pára de respirar repetidamente durante a noite. A respiração pára, pois a garganta ou as "vias aéreas" se fecham e evitam que o ar chegue aos pulmões. Os padrões de sono são interrompidos, resultando em sonolência excessiva ou fadiga durante o dia.

O que faz com que as vias aéreas se fechem durante o sono?

Tecido em excesso na parte posterior das vias aéreas, como amígdalas grandes, redução no tónus dos músculos que mantêm as vias aéreas abertas, recuo da língua e encerramento das vias aéreas.

 

O que fazer caso suspeite ter apneia obstrutiva do sono?

Recomenda-se a avaliação por um médico especializado em distúrbios do sono. Faça um estudo do sono. Um estudo do sono pode oferecer ao médico informações sobre como dorme e respira. Essas informações ajudarão o médico a determinar o seu diagnóstico e as opções de tratamento.

Quais são as potenciais consequências da SAOS não tratada?

Há risco potencial para:

 - Elevada pressão sanguínea

 - Doença coronária e ataque cardíaco

 - Acidentes vasculares cerebrais

 - Acidentes de trânsito e de trabalho relacionados com a fadiga

 - Redução da qualidade de vida

 

Qual é o tratamento para a apneia obstrutiva do sono?

Habitualmente, a pressão positiva nas vias aéreas (PAP) é a opção de tratamento para a SAOS. É não invasiva e pode aliviar os sintomas da SAOS quando utilizada conforme prescrito. Menos comum, são as cirurgias ou uso de dispositivos orais, os quais podem ser eficazes em alguns casos. Qualquer plano de tratamento deve incluir perda de peso se necessário, exercícios e abstinência de álcool, sedativos e narcóticos.

Como o tratamento PAP ou "CPAP" funciona?

CPAP (pressão positiva contínua nas vias aéreas) trata a SAOS fornecendo um fluxo suave de pressão positiva de ar por uma máscara na face para manter as vias aéreas abertas durante o sono. Como resultado:

-A respiração torna-se regular durante o sono

-O ressonar é eliminado

-Um sono relaxante é restaurado

-A qualidade de vida é melhorada

-O risco de hipertensão, doenças coronárias, enfartes, acidentes vasculares cerebrais e acidentes de trânsito e de trabalho, reduz-se

Quais são os sintomas noturnos da SAOS?

 - Ressonar alto ou perturbador

 - Pausas perceptíveis na respiração

 - Engasgar ou sentir falta de ar ao dormir

 - Sono sem descanso

 - Visitas frequentes à casa de banho

 

Quais são os sintomas diurnos da SAOS?

 - Dores de cabeça pela manhã

 - Fadiga diurna excessiva

 - Baixa concentração

 - Depressão ou irritabilidade

 - Adormecer durante as atividades de rotina

 

O que pode aumentar o seu risco de SAOS?

 - Sobrepeso/obesidade

 - Pescoço largo ou língua grande

 - Tecido extra ou acumulado nas vias aéreas

 

Quais são os benefícios do uso regular do tratamento com PAP?

 - A maioria dos utilizadores de PAP que permanecem aderentes ao tratamento observa:

 - Aumento de energia e de atenção

 - Menos dores de cabeça pela manhã

 - Redução de irritabilidade

 - Melhora na memória

 - Maior capacidade de se exercitar

 - Redução na pressão sanguínea

 - Redução no risco de acidentes vasculares cerebrais e enfartes

 - Aumento na eficiência em casa e no trabalho

 - Aumento na qualidade de vida geral

Como é um episódio de apneia do sono?
Dicas sobre o tratamento com equipamento

Quando vou sentir melhoras após iniciar o tratamento com CPAP?

A maioria das pessoas começa a sentir-se melhor na primeira semana de uso, embora outras possam demorar um pouco mais.

 

E se eu ressonar ao utilizar CPAP?

Não deve ressonar ao utilizar CPAP. Caso isso ocorra, entre em contato com seu médico. Pode ser necessário ajustar seu nível de pressão.

 

E se eu perder ou ganhar peso durante o meu tratamento ou se os meus antigos sintomas reaparecerem?

Pode ser necessário ajustar o seu nível de pressão de CPAP. Entre em contato com seu médico.

 

 

Caso eu precise de ser hospitalizado por qualquer motivo, devo levar o meu equipamento comigo e utilizá-lo durante a noite?

Sim. Além disso, caso vá ser submetido a cirurgia, é importante informar o cirurgião e o anestesista que utiliza CPAP em casa. Informe também o seu médico que o trata da apneia do sono, que irá para o hospital.

 

Não me consigo habituar ao tratamento com CPAP. O que devo fazer?

A maioria das pessoas adapta-se numa ou duas semanas. Ocasionalmente, poderá levar mais tempo se, por exemplo, você for muito sensível à máscara ou ao ruído do equipamento. Ligue para o seu serviço de cuidados respiratórios no domicílio ou para o médico que prescreveu o tratamento caso continue a ter problemas após duas semanas. Pergunte se pode tentar um equipamento Bi-nível ou de ajuste automático.

 

Qual a finalidade de utilizar um humidificador com o equipamento de tratamento?

Os humidificadores foram concebidos para humidificar o ar fornecido pelo equipamento de tratamento. Há dois tipos de humidificadores: aquecidos e não aquecidos. Os aquecidos não "aquecem o ar", mas irão aumentar a quantidade de humidade no ar fornecido. Os humidificadores podem ajudar a reduzir alguns dos efeitos colaterais da terapia, como o nariz seco.

 

Qual o papel dos tubos usados com um equipamento de tratamento?

Os tubos são usados para transportar o ar do equipamento de tratamento para a máscara. É necessário limpar e verificar os tubos, no mínimo, uma vez por semana para garantir que estejam limpos, flexíveis e sem danos. Caso considere que os tubos devem ser substituídos, entre em contato com seu serviço de cuidados respiratórios no domicílio.

 

Qual o papel dos filtros usados com um equipamento de tratamento?

Os equipamentos de tratamento são fornecidos com filtros. Alguns equipamentos vêm com um filtro de ar comum e outros vêm com dois: um filtro comum e um filtro ultrafino. Consulte o manual do seu equipamento para uma manutenção adequada dos filtros.

 

Posso passar o meu CPAP pela segurança do aeroporto?

CPAP e BiPAPs podem passar por verificações de segurança após serem analisados. Poderá ser necessário remover o dispositivo da mala de transporte. A máscara e os tubos poderão permanecer na mala de transporte. Para saber se seu dispositivo pode ser usado a bordo de um avião, a parte inferior de seu dispositivo possui uma observação informando que é um equipamento médico e terá uma imagem de um avião com um círculo em seu redor. Caso o seu dispositivo não possua essa imagem, não será permitido que o utilize a bordo de um avião. O seu dispositivo médico não conta como bagagem de mão. Não é recomendado que faça o check-in do equipamento médico com a sua bagagem normal, pois a mala de transporte não foi projetada para proteger o equipamento. Recomenda-se sempre que leve uma cópia da prescrição no caso de surgirem dúvidas.

Dicas de tratamento com System One

O meu tubo acumula água durante a noite. O que devo fazer?

A condensação acumula-se, pois o ar no quarto pode estar mais frio do que o ar que vem do equipamento. Para evitar que essa condensação se forme, tente colocar os tubos sob os cobertores para aquecê-los. Também pode solicitar ao seu serviço de cuidados respiratórios no domicílio uma proteção para os tubos.

 

O que devo fazer se tiver dificuldade em expirar contra o fluxo de ar constante? Essa sensação pode melhorar com o passar do tempo conforme se vai adaptando à pressão positiva nas vias aéreas. Pergunte ao seu médico sobre funcionalidades de conforto, como tecnologia de alívio de pressão ou terapia Bi-nível, que facilita expirar contra a pressão.

 

O que fazer se os tubos me atrapalharem enquanto estou a dormir?

Pode ajustar a maneira como os tubos estão posicionados na sua cama colocando-os sob a extremidade da sua almofada, de forma a que não se deite sobre eles bloqueando o fluxo de ar. Pode posicionar os tubos sobre a parte superior de sua cabeceira ou através da cabeceira se a sua estrutura permitir. Se possui a máscara Nuance ou Wisp, estas têm uma presilha no topo do arnês que permite aos tubos serem posicionados apontados para cima.

Como lidar com os tubos CPAP durante a noite?

Não parece fluir ar suficiente para mim. O que devo fazer?

Verifique se o ar do equipamento está a ser enviado. Depois, verifique se há obstrução ou poeira acumulada na entrada de ar e no filtro. Inspecione o tubo em busca de furos. Caso ainda esteja com problemas, peça assistência ao seu serviço de cuidados respiratórios no domicílio ou ao seu médico.

 

O equipamento parece não estar a funcionar. O que devo fazer?

Verifique o cabo de alimentação para garantir que está inserido firmemente no equipamento e na tomada elétrica. Caso esse não seja o problema, entre em contato com seu serviço de cuidados respiratórios domiciliários. Não tente reparar a turbina sozinho.

 

O que é um equipamento de tratamento CPAP System One?

Os equipamentos de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) oferecem um fluxo de ar constante e suave durante a noite e são bastante eficazes no tratamento da apneia do sono. O seu médico prescreve uma pressão para abrir as suas vias aéreas e é essa pressão que o seu equipamento depois de ajustado fornece durante a noite. Os dispositivos estão equipados com várias funcionalidades que ajudam a tornar a terapia mais confortável.

E se eu acordar com o nariz seco depois de utilizar o CPAP System One?

O que é a rampa nos equipamentos System One?

Permite adormecer com umapressão mais baixa. Pode escolher o período de tempo em que a pressão aumenta gradualmente até atingir o seu nível prescrito de pressão.

 

O que é a tecnologia A-Flex nos equipamentos System One?

É uma tecnologia exclusiva que suaviza a transição na pressão da inspiração para expiração para aumentar o conforto. A tecnologia A-Flex facilita a respiração, tornando-a mais natural em comparação com um equipamento PAP standard (pressão positiva nas vias aéreas).

 

O que é a tecnologia C-Flex nos equipamentos System One?

É uma tecnologia que ajuda a reduzir a quantidade de pressão ao exalar, tornando a expiração mais confortável comparativamente com um equipamento PAP standard.

 

O que é a tecnologia Bi-Flex nos equipamentos System One?

É uma tecnologia de conforto que torna mais confortáveis a inalação e a exalação comparativamente com um equipamento Bi-nível.

 

Como preparo o meu equipamento PAP System One para o poder utilizar?

Coloque o equipamento numa superfície nivelada e sólida próximo do local onde vai dormir. Ligue-o a uma tomada elétrica.

 - Verifique o filtro de entrada de ar para garantir que esteja bem colocado e livre de poeira.

 - Caso esteja a utilizar um humidificador, adicione água destilada à câmara de água fora do equipamento, depois utilize de acordo com as instruções do fabricante.

 - Conecte uma extremidade do tubo na saída de fluxo de ar do equipamento e a outra extremidade à máscara (ou válvula). Ligue o equipamento, coloque o arnês sobre a sua cabeça e a máscara no seu rosto. Verifique se o ar está a fluir continuamente para a máscara.

 - Caso a máscara tenha sido ajustada adequadamente sob pressão PAP, poderá não haver necessidade de mais ajustes. Não deve haver fugas de ar entre o rosto e a máscara. No entanto, haverá sempre uma pequena fuga de ar da máscara pela válvula de exalação e isso é considerado normal. A pressão da máscara no rosto deve ser mínima. Apertar muito a máscara não só é desconfortável, como também pode causar fugas.

 

Como limpo meu equipamento CPAP System One?

Para limpar seu equipamento, certifique-se de:

 - Retirar o equipamento da tomada.

 - Limpar a parte externa do dispositivo com um pano levemente humedecido com água e detergente neutro.

 - Deixar o equipamento secar completamente antes de conectar o cabo de alimentação.

O que preciso fazer para ligar o meu equipamento CPAP System One enquanto viajo internacionalmente?

Ao fazer uma viagem internacional, poderá ser necessário um transformador ou conversor de tensão para o seu equipamento PAP System One da Philips Respironics, pois ele possui uma fonte de alimentação internacional que se ajusta a diferentes tensões. É muito provável que precise comprar um adaptador para tomadas. Muitos países possuem mais do que uma configuração, pelo que poderá ser necessário mais do que um adaptador. As tabelas de conversão de eletricidade estão disponíveis na internet para identificar qual o adaptador necessário para o país para o qual vai viajar.

 

Posso usar o meu equipamento CPAP System One num avião?

Caso precise utilizar o seu equipamento PAP num avião, as companhias aéreas exigem que lhes comunique antecipadamente. A alimentação elétrica nas cadeiras do avião estão disponíveis num número limitado de aviões, pelo que é necessário verificar com a companhia aérea e informar-se sobre quaisquer requisitos e restrições aplicáveis. Caso uma fonte de alimentação esteja disponível, poderá utilizaro seu equipamento PAP a bordo do avião. A companhia aérea informará qual o tipo de tomada elétrica que estará disponível no seu voo e, se necessário, deverá adquirir os adaptadores adequados.

Observação: atualmente, a tipologia mais comum de tomada elétrica nos aviões denomina-se EmPower. Pode adquirir um adaptador EmPower para 12 V e conectar o seu equipamento PAP usando o Cabo CC da Philips, Referência 1097568 para a série 60, e Referência 1001956 para a série 50 e anteriores.

Como viajo com meu equipamento CPAP System One?
Como instalo o tubo aquecido no meu equipamento de tratamento do sono System One?
Como configuro o controle de resistência no meu equipamento de tratamento do sono System One?
Como configuro a funcionalidade rampa no meu equipamento de tratamento do sono System One?

Conselhos sobre as máscaras para a terapia

Dicas sobre a máscara de terapia

Como posso saber se minha máscara precisa de ser trocada?

Como as máscaras são descartáveis, a sua substituição é necessária quando a máscara exibe sinais de desgaste e danos. Verifique se a máscara está rígida, possui fendas ou outros danos. Verifique também com o seu serviço de cuidados respiratórios no domicílio quais são as opções de substituição de acordo com a sua política de assistência médica.

 

O que devo fazer se os meus olhos ficarem secos, irritados ou inchados?

A máscara pode estar mal ajustada havendo fuga de ar para os seus olhos. Tente afastar a máscara do rosto e reposicione-a. A máscara pode também estar muito apertada, tente reajustar o arnês.

 

O que devo fazer se a minha pele ficar irritada, ferida ou com marcas no rosto?

A sua máscara pode estar muito apertada. Caso a máscara possua um apoio na testa ou uma forma de ajuste, tente reajustar esses pontos primeiro. Depois, se necessário, reajuste o arnês da cabeça. Também pode estar com uma máscara de tamanho inadequado. Consulte o seu serviço de cuidados respiratórios no domicílio para lhe ajustarem a máscara. Almofadas nasais ou uma máscara facial podem proporcionar uma melhor adaptação.

 

O que devo fazer se o meu nariz e garganta ficarem secos, se o meu nariz ficar congestionado ou se apresentar sangramentos nasais?

Essa condição pode melhorar com o tempo. Consulte o seu médico para prescrição de um humidificador e para ver se um spray nasal é aconselhável. Consulte seu médico caso a condição persista.

 

A minha boca está seca. O que devo fazer?

Você pode estar a dormir com a boca aberta. Tente um suporte para o queixo. Caso o suporte para o queixo não ajude, uma máscara facial pode ser a solução ou então consulte seu médico sobre a possibilidade de lhe prescrever humidificação aquecida.

 

Sinto gases e inchaço quando acordo de manhã. O que devo fazer?

Tente dormir com sua cabeça elevada ou tente utilizar um suporte para o queixo para evitar respirar pela boca. Essa condição pode melhorar com o tempo.

 

Parece estar a haver fuga pela máscara. O que devo fazer?

Verifique todas as conexões. Caso a máscara possua um apoio frontal ou um recurso de ajuste, tente reajustar esses pontos primeiro para corrigir a fuga. Se não houver melhora com os passos acima, reajuste o arnês da cabeça. A máscara deverá estar tão solta quanto possível mas garantindo vedação. Uma máscara muito apertada contra o rosto pode causar fugas ao criar dobras no material. Fale com o serviço de cuidados respiratórios no domicílio para testar outro tamanho ou tipo de máscara.

 

A minha máscara parece suja. Como posso limpá-la?

A limpeza da máscara é um passo fundamental para a sua manutenção. Veja como manter a máscara limpa:

  - A máscara deve ser desmontada de acordo com as Instruções de Uso. Lave os componentes da máscara em água morna com sabão neutro e deixe secar. Evite sabonetes com hidratante. Não utilize lixívia, álcool ou soluções de limpeza que contenham álcool.

 - Limpe bem o rosto antes de usar a máscara. Evite usar cremes de rosto antes de colocá-la.

 - Observe a máscara. Substitua-a caso a almofada esteja endurecida ou se alguma peça estiver danificada.

 

Qual é o papel da máscara quando utilizada com um equipamento de tratamento?

As máscaras são usadas para lhe fornecer o ar enviado pelo equipamento. O conforto da máscara é o fator chave para aderir ao tratamento diariamente. Portanto, é importante encontrar uma máscara que se ajuste a si e ao seu estilo de vida. A maioria das máscaras possui válvulas exalatórias que ventilam o ar exalado. Fale com seu serviço de cuidados respiratórios no domicílio sobre as diferentes máscaras e os diferentes arneses disponíveis.

 

Qual a função da cinta para o queixo usado com a máscara?

A cinta para o queixo é um acessório opcional que pode ser usado com uma variedade de máscaras nasais e máscaras com almofadas nasais. Elas atam-se à volta da parte superior da cabeça e abaixo do queixo para evitar que a boca se abra durante a noite.

Como saber qual é o momento de substituir a minha máscara?

Substituir a sua máscara é determinante para o sucesso do tratamento. Há diversos fatores que precisam ser observados em relação à substituição da sua máscara:

 - vedação deteriorada na máscara,

 - máscara com encaixe inadequado e

 - máscara danificada por limpeza indevida.

Quais os produtos de limpeza que não devo utilizar ao limpar a minha máscara?

Evite sabonetes com condicionadores e hidratantes. Não utilize lixívia, álcool ou soluções de limpeza que contenham álcool.

 

Como posso limpar o arnês da máscara?

O arnês não necessita de ser removido para a limpeza diária. No entanto, deverá ser lavado semanalmente ou conforme necessário. Pode ser lavado à mão em água morna com sabão. Deixe secar sobre uma superfície ou num estendal. Não coloque na secadora.

O que devo fazer se a minha máscara me causar irritação na pele?

A sua máscara pode estar muito apertada. Caso a máscara possua um apoio na testa ou um recurso de ajuste, tente reajustar esses pontos primeiro. Depois, se necessário, reajuste o arnês. Apertar excessivamente esse suporte pode causar desconforto desnecessário e fugas. Lembre-se de que nem todas as fugas precisam de ser corrigidas, assim a máscara não precisa de estar completamente vedada.

 

E se eu me sentir claustrofóbico com a máscara?

Tente usar a máscara em casa durante a noite ao realizar atividades normais. Isso pode ajudá-lo a sentir-se mais confortável com a máscara. Caso continue a sentir-se claustrofóbico, o seu terapeuta respiratório poderá ajudar a encontrar a máscara mais confortável para si.

 

O que devo fazer se a máscara repuxar o meu bigode ou a minha barba?

O que devo fazer se minhas narinas ficarem doridas após o tratamento?
O que devo fazer se eu apresentar marcas ou irritação após usar a máscara?
E se eu acordar e perceber que removi a máscara enquanto estava a dormir?
Como posso aliviar a congestão nasal enquanto uso um humidificador com o equipamento CPAP?
Como posso aliviar a congestão nasal enquanto uso um equipamento CPAP?
E se eu ficar com o nariz húmido enquanto uso meu equipamento CPAP System One?
E se eu me sentir com gases ou inchaço abdominal após o tratamento com CPAP?
Como corrijo as marcas ou irritação no meu lábio superior após o tratamento?Como corrijo as marcas ou irritação no meu lábio superior após o tratamento?
Como corrijo as marcas dos suportes da máscara no meu rosto após o tratamento?
Dicas da máscara Amara

 

Como ajusto a máscara Amara ao meu rosto?

Como limpo a máscara Amara?
Como corrijo as fugas da máscara Amara?
Dicas da máscara Nuance

 

Como ajusto a máscara Nuance ao meu rosto?

Como limpo a máscara Nuance?
Como corrijo as fugas da máscara Nuance?
Dicas da máscara Wisp

 

Como ajusto a máscara Wisp ao meu rosto?

Como limpo a máscara Wisp?
Como corrijo as fugas da máscara Wisp?