Quando vou sentir melhoras após iniciar o tratamento com CPAP?

A maioria das pessoas começa a sentir-se melhor na primeira semana de uso, embora outras possam demorar um pouco mais.

 

E se eu ressonar ao utilizar CPAP?

Não deve ressonar ao utilizar CPAP. Caso isso ocorra, entre em contato com seu médico. Pode ser necessário ajustar seu nível de pressão.

 

E se eu perder ou ganhar peso durante o meu tratamento ou se os meus antigos sintomas reaparecerem?

Pode ser necessário ajustar o seu nível de pressão de CPAP. Entre em contato com seu médico.

 

 

Caso eu precise de ser hospitalizado por qualquer motivo, devo levar o meu equipamento comigo e utilizá-lo durante a noite?

Sim. Além disso, caso vá ser submetido a cirurgia, é importante informar o cirurgião e o anestesista que utiliza CPAP em casa. Informe também o seu médico que o trata da apneia do sono, que irá para o hospital.

 

Não me consigo habituar ao tratamento com CPAP. O que devo fazer?

A maioria das pessoas adapta-se numa ou duas semanas. Ocasionalmente, poderá levar mais tempo se, por exemplo, você for muito sensível à máscara ou ao ruído do equipamento. Ligue para o seu serviço de cuidados respiratórios no domicílio ou para o médico que prescreveu o tratamento caso continue a ter problemas após duas semanas. Pergunte se pode tentar um equipamento Bi-nível ou de ajuste automático.

 

Qual a finalidade de utilizar um humidificador com o equipamento de tratamento?

Os humidificadores foram concebidos para humidificar o ar fornecido pelo equipamento de tratamento. Há dois tipos de humidificadores: aquecidos e não aquecidos. Os aquecidos não "aquecem o ar", mas irão aumentar a quantidade de humidade no ar fornecido. Os humidificadores podem ajudar a reduzir alguns dos efeitos colaterais da terapia, como o nariz seco.

 

Qual o papel dos tubos usados com um equipamento de tratamento?

Os tubos são usados para transportar o ar do equipamento de tratamento para a máscara. É necessário limpar e verificar os tubos, no mínimo, uma vez por semana para garantir que estejam limpos, flexíveis e sem danos. Caso considere que os tubos devem ser substituídos, entre em contato com seu serviço de cuidados respiratórios no domicílio.

 

Qual o papel dos filtros usados com um equipamento de tratamento?

Os equipamentos de tratamento são fornecidos com filtros. Alguns equipamentos vêm com um filtro de ar comum e outros vêm com dois: um filtro comum e um filtro ultrafino. Consulte o manual do seu equipamento para uma manutenção adequada dos filtros.

 

Posso passar o meu CPAP pela segurança do aeroporto?

CPAP e BiPAPs podem passar por verificações de segurança após serem analisados. Poderá ser necessário remover o dispositivo da mala de transporte. A máscara e os tubos poderão permanecer na mala de transporte. Para saber se seu dispositivo pode ser usado a bordo de um avião, a parte inferior de seu dispositivo possui uma observação informando que é um equipamento médico e terá uma imagem de um avião com um círculo em seu redor. Caso o seu dispositivo não possua essa imagem, não será permitido que o utilize a bordo de um avião. O seu dispositivo médico não conta como bagagem de mão. Não é recomendado que faça o check-in do equipamento médico com a sua bagagem normal, pois a mala de transporte não foi projetada para proteger o equipamento. Recomenda-se sempre que leve uma cópia da prescrição no caso de surgirem dúvidas.