Como posso saber se minha máscara precisa de ser trocada?

Como as máscaras são descartáveis, a sua substituição é necessária quando a máscara exibe sinais de desgaste e danos. Verifique se a máscara está rígida, possui fendas ou outros danos. Verifique também com o seu serviço de cuidados respiratórios no domicílio quais são as opções de substituição de acordo com a sua política de assistência médica.

 

O que devo fazer se os meus olhos ficarem secos, irritados ou inchados?

A máscara pode estar mal ajustada havendo fuga de ar para os seus olhos. Tente afastar a máscara do rosto e reposicione-a. A máscara pode também estar muito apertada, tente reajustar o arnês.

 

O que devo fazer se a minha pele ficar irritada, ferida ou com marcas no rosto?

A sua máscara pode estar muito apertada. Caso a máscara possua um apoio na testa ou uma forma de ajuste, tente reajustar esses pontos primeiro. Depois, se necessário, reajuste o arnês da cabeça. Também pode estar com uma máscara de tamanho inadequado. Consulte o seu serviço de cuidados respiratórios no domicílio para lhe ajustarem a máscara. Almofadas nasais ou uma máscara facial podem proporcionar uma melhor adaptação.

 

O que devo fazer se o meu nariz e garganta ficarem secos, se o meu nariz ficar congestionado ou se apresentar sangramentos nasais?

Essa condição pode melhorar com o tempo. Consulte o seu médico para prescrição de um humidificador e para ver se um spray nasal é aconselhável. Consulte seu médico caso a condição persista.

 

A minha boca está seca. O que devo fazer?

Você pode estar a dormir com a boca aberta. Tente um suporte para o queixo. Caso o suporte para o queixo não ajude, uma máscara facial pode ser a solução ou então consulte seu médico sobre a possibilidade de lhe prescrever humidificação aquecida.

 

Sinto gases e inchaço quando acordo de manhã. O que devo fazer?

Tente dormir com sua cabeça elevada ou tente utilizar um suporte para o queixo para evitar respirar pela boca. Essa condição pode melhorar com o tempo.

 

Parece estar a haver fuga pela máscara. O que devo fazer?

Verifique todas as conexões. Caso a máscara possua um apoio frontal ou um recurso de ajuste, tente reajustar esses pontos primeiro para corrigir a fuga. Se não houver melhora com os passos acima, reajuste o arnês da cabeça. A máscara deverá estar tão solta quanto possível mas garantindo vedação. Uma máscara muito apertada contra o rosto pode causar fugas ao criar dobras no material. Fale com o serviço de cuidados respiratórios no domicílio para testar outro tamanho ou tipo de máscara.

 

A minha máscara parece suja. Como posso limpá-la?

A limpeza da máscara é um passo fundamental para a sua manutenção. Veja como manter a máscara limpa:

  - A máscara deve ser desmontada de acordo com as Instruções de Uso. Lave os componentes da máscara em água morna com sabão neutro e deixe secar. Evite sabonetes com hidratante. Não utilize lixívia, álcool ou soluções de limpeza que contenham álcool.

 - Limpe bem o rosto antes de usar a máscara. Evite usar cremes de rosto antes de colocá-la.

 - Observe a máscara. Substitua-a caso a almofada esteja endurecida ou se alguma peça estiver danificada.

 

Qual é o papel da máscara quando utilizada com um equipamento de tratamento?

As máscaras são usadas para lhe fornecer o ar enviado pelo equipamento. O conforto da máscara é o fator chave para aderir ao tratamento diariamente. Portanto, é importante encontrar uma máscara que se ajuste a si e ao seu estilo de vida. A maioria das máscaras possui válvulas exalatórias que ventilam o ar exalado. Fale com seu serviço de cuidados respiratórios no domicílio sobre as diferentes máscaras e os diferentes arneses disponíveis.

 

Qual a função da cinta para o queixo usado com a máscara?

A cinta para o queixo é um acessório opcional que pode ser usado com uma variedade de máscaras nasais e máscaras com almofadas nasais. Elas atam-se à volta da parte superior da cabeça e abaixo do queixo para evitar que a boca se abra durante a noite.

Como saber qual é o momento de substituir a minha máscara?

Substituir a sua máscara é determinante para o sucesso do tratamento. Há diversos fatores que precisam ser observados em relação à substituição da sua máscara:

 - vedação deteriorada na máscara,

 - máscara com encaixe inadequado e

 - máscara danificada por limpeza indevida.

Quais os produtos de limpeza que não devo utilizar ao limpar a minha máscara?

Evite sabonetes com condicionadores e hidratantes. Não utilize lixívia, álcool ou soluções de limpeza que contenham álcool.

 

Como posso limpar o arnês da máscara?

O arnês não necessita de ser removido para a limpeza diária. No entanto, deverá ser lavado semanalmente ou conforme necessário. Pode ser lavado à mão em água morna com sabão. Deixe secar sobre uma superfície ou num estendal. Não coloque na secadora.

O que devo fazer se a minha máscara me causar irritação na pele?

A sua máscara pode estar muito apertada. Caso a máscara possua um apoio na testa ou um recurso de ajuste, tente reajustar esses pontos primeiro. Depois, se necessário, reajuste o arnês. Apertar excessivamente esse suporte pode causar desconforto desnecessário e fugas. Lembre-se de que nem todas as fugas precisam de ser corrigidas, assim a máscara não precisa de estar completamente vedada.

 

E se eu me sentir claustrofóbico com a máscara?

Tente usar a máscara em casa durante a noite ao realizar atividades normais. Isso pode ajudá-lo a sentir-se mais confortável com a máscara. Caso continue a sentir-se claustrofóbico, o seu terapeuta respiratório poderá ajudar a encontrar a máscara mais confortável para si.

 

O que devo fazer se a máscara repuxar o meu bigode ou a minha barba?

O que devo fazer se minhas narinas ficarem doridas após o tratamento?
O que devo fazer se eu apresentar marcas ou irritação após usar a máscara?
E se eu acordar e perceber que removi a máscara enquanto estava a dormir?
Como posso aliviar a congestão nasal enquanto uso um humidificador com o equipamento CPAP?
Como posso aliviar a congestão nasal enquanto uso um equipamento CPAP?
E se eu ficar com o nariz húmido enquanto uso meu equipamento CPAP System One?
E se eu me sentir com gases ou inchaço abdominal após o tratamento com CPAP?
Como corrijo as marcas ou irritação no meu lábio superior após o tratamento?Como corrijo as marcas ou irritação no meu lábio superior após o tratamento?
Como corrijo as marcas dos suportes da máscara no meu rosto após o tratamento?