
Alimentação para bebê
Os benefícios do microbioma para a saúde
Os benefícios da amamentação não podem ser negados. Estudos mostram que o leite materno é a nutrição ideal para lactentes, e é crucial para a saúde a curto e longo prazo do bebé, promovendo a equidade na saúde1, reduzindo o risco de diarreia e mortalidade por pneumonia2, e afetando a asma3 e o IMC4. Num mundo ideal, todas as novas mães seriam capazes de amamentar enquanto quisessem. Quando a amamentação não é possível devido a nascimento prematuro, doença ou separação (especialmente quando as mães regressam ao trabalho), as bombas tira-leite garantem que os bebés ainda tiram proveito do leite materno. As bombas tira-leite também são uma ferramenta útil para apoiar a amamentação, ajudando a iniciar o fluxo de leite e a manter (ou aumentar) os níveis de produção de leite.5 Muitas bombas tira-leite baseiam-se apenas na sucção, variando em níveis de frequência e intensidade. Mas será que isso é suficiente? Fazer com que as bombas tira-leite consigam o que o bebé faz naturalmente exige um exame atento de como o corpo da mãe responde a esse estímulo.
A ocitocina provoca a contração das células alveolares, resultando no fluxo de leite dentro da mama.6-9 O leite flui então dos alvéolos através dos ductos das glândulas mamárias para a abertura dos ductos no mamilo. Este processo – o reflexo de ejeção do leite (REL) – é vital para a lactação.10,11 O REL também é sensível aos ativadores psicossociais.
O mamar do bebé ativa as terminações nervosas aferentes na área da aréola e do mamilo, o que sinaliza ao sistema nervoso central a libertação de prolactina (para produção de leite) e de ocitocina (para ejeção de leite) para a corrente sanguínea.
Estudos sugerem que o REL é ativado muito mais rapidamente por bebés do que pelos padrões de sucção das bombas tira-leite convencionais. Esta informação inspirou a investigação sobre os efeitos da adição de um componente de compressão (tátil) ao design de uma bomba tira-leite. Estes estudos focaram principalmente a compressão mecânica e não a estimulação de recetores sensoriais. 12-14 A Philips Avent baseou o design da sua nova gama de bombas tira-leite nessa investigação, desenvolvendo a tecnologia Natural Motion, que combina a sucção com a estimulação tátil das tetinas através de compressão. Durante um ensaio clínico comunitário realizado nos Países Baixos em 2019, a Philips Avent reuniu conhecimentos fisiológicos sobre estimulação tátil e padrões de mamar do bebé. Os resultados oferecem uma prova clínica de que a bomba tira-leite elétrica Philips Avent recentemente desenvolvida é confortável e eficaz, e de que as mães alcançaram um fluxo de leite mais rápido com a Philips Avent do que com as bombas tira-leite convencionais apenas com sucção. A ejeção de leite levou apenas 46 segundos para ocorrer. Para além de aumentar a confiança das novas mães, um fluxo de leite mais rápido também reduz o tempo necessário de utilização da bomba, para que tenham mais tempo para desfrutar do seu novo filho.
Mantenha-se a par dos produtos Philips Avent e da Academia Philips Avent para parteiras. Incluindo artigos, formação e eventos, e novos Webinars e Talks da Academia Philips Avent. Basta preencher o formulário e enviar-lhe-emos um e-mail de confirmação. Aguardamos o seu contacto!
Referências