
Alimentação para bebê
Os benefícios do microbioma para a saúde
Não será surpresa para as parteiras que os peitos e mamilos tenham várias formas e tamanhos. Mas nem sempre é algo em que uma mãe pela primeira vez pensa quando começa a utilizar uma bomba tira-leite. Pode não perceber a importância de escolher o tamanho certo do funil, que a maioria das bombas tira-leite exige. Ou que os peitos podem continuar a mudar de forma e tamanho durante a amamentação, o que exige verificações frequentes para garantir que o ajuste continua correto. Caso contrário, corre o risco de irritação, dor ou outras complicações.
Os dados incluíram a forma do mamilo e as diferenças de tamanho entre países e continentes. Concluímos uma mera probabilidade de 00,02% de mamilos maiores que 30 mm de diâmetro. Partindo do princípio de que os dados são normais, 99,98% dos mamilos teriam um diâmetro de 30 mm ou inferior.
O ajuste inadequado da proteção pode causar trauma no peito.1 Para descobrir mais sobre formas e tamanhos do mamilo durante a lactação, a Philips Avent investigou os dados relevantes existentes.2-4 Isso incluiu literatura e vídeos de peitos de mulheres durante a extração de leite. O objetivo era desenvolver uma proteção da mama que se adapte ao maior número possível de tamanhos e formas, sem que as mães tenham de medir os seus mamilos ou mudar as proteções para encontrar o ajuste certo.
Apenas 00,02% dos mamilos são maiores que 30 mm
As nossas descobertas? Em média, os mamilos aumentaram 9x em volume em comparação com o volume inicial. Ao aplicar vácuo, a maior parte do alongamento ocorreu no primeiro minuto de extração. Um alongamento relativamente pequeno ocorreu durante os minutos finais de utilização da bomba. A forma do alongamento depende principalmente da flexibilidade do tecido e não do tamanho do mamilo antes da extração.
Com base no conhecimento de que os mamilos se esticam substancialmente durante a extração, foram feitos vídeos durante a sucção e a utilização da bomba. Isto ajudou a fornecer informações claras sobre até que ponto os mamilos aumentam durante o seu estado esticado (±2 mm).
Estudo observacional: aumento do volume ±9x
Estudos posteriores constataram que, ao tocar adequadamente até nos mamilos mais pequenos, a nova proteção da bomba tira-leite resultou num melhor estímulo e numa extração mais eficaz.
Olhando mais de perto para o tamanho do mamilo e para os dados relativos ao alongamento, os designers da Philips Avent conseguiram desenvolver uma nova "tecnologia de colapso". Eles determinaram como, quando e quanto a proteção da mama deve colapsar em direção ao mamilo. A estimulação ideal da mama durante a extração é conseguida utilizando vácuo combinado com massagem, para suportar o REL.
A tecnologia de colapso adapta-se a 99,98% dos mamilos e aumenta a estimulação
Foi criada uma inovadora proteção mamária que não só massaja a mama como o bebé, como também tem em conta o tamanho, a elasticidade e a forma do mamilo. O resultado é um novo tipo de bomba tira-leite, com uma proteção feita com um único pedaço de silicone, que se dobra e se adapta ao tamanho e forma do mamilo da mãe, concebida para se adaptar confortavelmente a 99,88% dos tamanhos dos mamilos (até 30 mm de diâmetro).
Uma proteção mamária bem ajustada ajuda as mães a evitar a dor e as complicações médicas. O mamilo deve estar centrado, não deve haver forças abrasivas que pressionem o mamilo (causadas por uma proteção demasiado grande ou pequena). Isto conduziu aos designs mais recentes da bomba tira-leite da Philips Avent.
Mantenha-se a par dos produtos Philips Avent e da Academia Philips Avent para parteiras. Incluindo artigos, formação e eventos, e novos Webinars e Talks da Academia Philips Avent. Basta preencher o formulário e enviar-lhe-emos um e-mail de confirmação. Aguardamos o seu contacto!
1https://abm.memberclicks.net/assets/DOCUMENTS/PROTOCOLS/26-persistent-pain-protocol-english.pdf 2Based on: Mangel et al. Breastfeeding Medicine, 26 April 2019, (109 participants, Israel); 3Ziemer et al. Journal of Obstetric, Gynecologic & Neonatal Nursing, May 1993, (20 participants (Caucasian), USA); 4Ramsay et al. 2005, (28 participants, Australia).