Notícias e atualizações > À conversa com David Ferguson, Líder empresarial, Sleep & Respiratory Care (Cuidados respiratórios e do sono)

À conversa com David Ferguson, Líder empresarial, Sleep & Respiratory Care (Cuidados respiratórios e do sono)

13 de junho de 2023

David Ferguson, Líder empresarial, Sleep & Respiratory Care, juntou-se à Philips em março de 2021. Desde então, liderou a organização através de avisos de segurança de dispositivo médico voluntários de determinados dispositivos de CPAP, BiPAP e ventiladores mecânicos. Com o abrangente programa de testes e investigação para os dispositivos de terapia do sono CPAP/BiPAP afetados1 agora concluído, perguntamos-lhe o que mudou desde o início do aviso de segurança, o que significam os resultados do teste para os pacientes e o que esperar da Philips Respironics no futuro.

Juntou-se à Philips Respironics no início do aviso de segurança. Como caracterizaria o progresso que viu? Na sua perspetiva, quais são algumas das alterações significativas que a Philips Respironics fez nessa altura?

 

Foi certamente uma altura interessante para entrar na empresa. A nossa principal prioridade continua a ser o foco incansável na segurança e na qualidade dos pacientes, garantindo simultaneamente a conclusão da ação corretiva. Para tal, estamos a transformar os processos e a forma como trabalhamos, para que possamos fornecer o que mais importa aos nossos pacientes – uma terapia segura e eficaz.


A responsabilidade de tomar as decisões certas, especialmente decisões difíceis, e ser guiado pela ciência são dois dos componentes mais importantes da segurança dos pacientes. 


Implementámos um novo programa de formação e sensibilização para garantir que todos os funcionários da Philips recebem formação sobre o seu papel na qualidade e segurança dos pacientes. Enquanto o programa estava em vigor (antes do aviso de segurança), fortalecemo-lo, para que todos compreendam o impacto do seu trabalho nos cuidados prestados aos pacientes. A Philips também nomeou recentemente um novo Diretor de Qualidade e Segurança dos Pacientes, Steve C. De Baca, para impulsionar a segurança e a qualidade dos pacientes em toda a Philips. Steve foi um excelente parceiro na transformação da unidade Sleep & Respiratory Care. O nosso objetivo é elevar constantemente a qualidade dos nossos produtos, para que os pacientes estejam seguros de que estão a receber os melhores cuidados possíveis e creio que estas alterações reforçam essa ideia.

Em maio, a Philips Respironics informou que o programa de testes e investigação descobriu que os problemas relacionados com os dispositivos de terapia do sono CPAP/BiPAP afetados não eram suscetíveis de causar danos consideráveis à saúde. Além de ser o Líder empresarial da Sleep & Respiratory Care, também tem um doutoramento em química. Olhando para os resultados sob o prisma do estudo científico, o que o faz sentir-se seguro nestes resultados e por que são importantes?

 

O abrangente programa de testes e investigação realizou-se em conjunto com cinco laboratórios de testes certificados independentes e os resultados foram revistos e avaliados por especialistas qualificados externos e pela Philips Respironics, bem como por um painel médico externo, o que significa que foram revistos e avaliados por organizações fora da Philips. Em maio, anunciámos que as avaliações de risco foram concluídas para os dispositivos de terapia do sono CPAP/BiPAP, incluindo os dispositivos DreamStation, System One e DreamStation GO de primeira geração. Estes dispositivos representam aproximadamente 95% dos dispositivos afetados registados globalmente. 


Existe uma afirmação no relatório que creio que capta a razão pela qual a investigação é tão importante. Explica que, na altura do aviso de segurança, baseamo-nos numa base de dados inicial e limitada e numa avaliação de risco toxicológico. Os resultados dessa avaliação foram então extrapolados em todas as plataformas de dispositivos e, com muito cuidado, foi considerado um pior cenário razoável. "Base de dados limitada" são as palavras-chave que destacaria. Com a conclusão da parte dos dispositivos de terapia do sono domésticos do programa de testes e investigação, os pacientes e os respetivos médicos podem ter a clareza necessária sobre o potencial impacto na saúde dos seus dispositivos afetados.

Como é que a Philips Respironics ajuda os pacientes que ainda estão à espera de um dispositivo reparado?

 

Muitos pacientes já estão a aguardar há muito tempo pelo seu dispositivo de substituição porque obter um dispositivo exigiu a resolução de circunstâncias únicas e, em grande parte, sem precedentes. Quero que estes pacientes saibam que lamentamos as frustrações causadas pelos atrasos. Fazer com que a terapia seja segura e eficaz continuará a ser a nossa principal prioridade. Temos dispositivos prontos para os pacientes e estamos a envidar todos os esforços para garantir que chegam a quem está à espera deles.  Para tal, trabalhámos com clientes e médicos para apoiar e garantir o progresso da ação corretiva, fornecendo opções alternativas de dispositivos de substituição e, em alguns casos, pagamento financeiro.

O que é que os pacientes podem esperar da Philips Respironics a partir de agora?

 

Continuamos totalmente focados na conclusão do programa da ação corretiva e os pacientes podem esperar que os mantenhamos informados com atualizações regulares sobre o progresso. Também podem esperar que as futuras decisões relacionadas com os nossos produtos continuem a ser tomadas tendo como principal prioridade a segurança dos pacientes. 


Por fim, e acima de tudo, podem esperar que continuemos a criar uma mais responsabilidade internamente, ao mesmo tempo que procuramos externamente terceiros independentes para validar os nossos esforços em apoiar os pacientes com problemas respiratórios e de sono. Continuamos a testar os restantes dispositivos, incluindo os dispositivos Trilogy 100/200 e OmniLab Advanced Plus, e esperamos fornecer uma atualização nos próximos meses. Também continuaremos a trabalhar em conjunto com organizações industriais, prestadores de cuidados e clientes para garantir que somos os melhores a apoiar os pacientes com problemas respiratórios e de sono.

Se tiver perguntas específicas que não foram abordadas aqui ou que não estão no website, entre em contacto connosco.

David Ferguson, Líder empresarial, Sleep & Respiratory Care

David Ferguson
Líder empresarial, Sleep & Respiratory Care

* A Philips Respironics forneceu os dados e as análises à FDA e a outras autoridades competentes. A FDA ainda se encontra a ponderar os dados e as análises fornecidos pela Philips Respironics e pode ou não chegar a conclusões diferentes. Os prestadores de cuidados de saúde, os pacientes e outros interessados devem utilizar a atualização completa, incluindo informações sobre as limitações dos testes, para a tomada informada de qualquer decisão e não devem apoiar-se apenas no resumo aqui apresentado. A recomendação por parte da Philips Respironics para prestadores de cuidados de saúde e pacientes permanece inalterada. A Philips Respironics vai continuar com o programa de ação corretiva.


1 Dispositivos DreamStation, System One e DreamStation Go de primeira geração

You are about to visit a Philips global content page

Continue

Nosso site pode ser melhor visualizado com a versão mais recente do Microsoft Edge, Google Chrome ou Firefox.