A grande maioria dos homens (62%) barbeiam-se pelo menos uma vez por semana, contra os 6% que o fazem diariamente e 28,9% que se barbeia uma vez por mês. A frequência com que os homens cuidam do seu barbear aumenta quando estes vivem com alguém. 1 em cada 3 homens que vive em casal faz a barba várias vezes por semana, enquanto que aqueles que não vivem em casal têm um percentual mais baixo (23,5%).
No que se refere ao uso de produtos de barbear não houve evolução como era de esperar: o aftershave, loções e a espuma continuam a ser os complementos mais utilizados para ajudar no barbear. Surpreendentemente neste campo 27% dos homens não utiliza nenhum produto na sua rotina de barbear. De novo, no que se refere a cosméticos, os homens que vivem em casal utilizam, em maior parte, loções e espuma ao contrário dos que não vivem em casal, que optam por gel de barbear.
Segundo este estudo, desenvolvido pela Philips com homens entre os 18 e 35 anos, 71% dos jovens do sexo masculino afirmam que utilizam aparelhos elétricos para se barbear, unicamente combinados com outras opções manuais. Em média, os homens utilizam dois utensílios para se barbear. Os três produtos mais utilizados por eles são aparadores elétricos (37%), lâmina descartável (34,6%) e máquina de barbear elétrica (31,7%).
Esta última é significativamente mais utilizada pelos homens mais jovens (18 a 25 anos). Praticamente todas as mulheres gostam que os homens utilizem aparelhos elétricos para o barbear ou depilar e 47% já ofereceram, em alguma ocasião especial, utensílios para a depilação ou para o barbear. A estrela: a máquina de barbear elétrica.