A saúde do coração é uma preocupação cada vez mais latente nos dias de hoje, sendo as doenças cardiovasculares a principal causa de morte em Portugal e no mundo. Segundo dados do INE*, cada ano morrem cerca de 31.000 pessoas em Portugal devido a doenças cardiovasculares, aproximadamente 30% do total de óbitos, e o ataque cardíaco é responsável pela morte de cerca de quatro mil portugueses todos os anos. Um factor determinante na taxa de sobrevivência a uma paragem cardíaca é o tempo que decorre desde que esta acontece até à desfibrilhação, uma vez que a vítima vai perdendo capacidades por cada minuto que passa. O acesso rápido a um equipamento de desfibrilhação pode aumentar a sobrevivência para 3 em cada 4 casos de paragem cardíaca.
Para sensibilizar para a importância do acesso rápido a equipamentos de desfibrilhação portáteis, cinco bicicletas equipadas com um desfibrilador Philips vão acompanhar os participantes em todas as etapas do circuito de corridas Running Wonders EDP. O objetivo é assegurar que há um desfibrilador móvel a menos de 10 minutos de distância de qualquer corredor, uma vez que é o tempo máximo que deve decorrer entre uma paragem cardíaca e a consequente desfibrilhação.
Os operadores que vão de bicicleta acompanhar os atletas durante as corridas estão devidamente certificados para o uso do dispositivo portátil de desfibrilhação e actuarão em coordenação com o serviço de emergência no local, como previsto no Decreto-Lei 188/2009, de 12 de agosto (alterado posteriormente pelo Decreto-Lei 184 / 2012, de 8 de Agosto), que regula a instalação de equipamentos deste tipo em locais de acesso público, bem como a desfibrilhação automática externa (DAE) efetuada por operadores certificados, sob supervisão médica. Segundo dados do INEM*, estima-se que em Portugal são mais de 10.000 o número de operadores certificados para a prática de DAE nos mais de 800 espaços públicos equipados para proporcionar auxílios em caso de paragem cardiorrespiratória.
De acordo com Manuel Eugénio, Country Manager da Philips Portugal, a associação da empresa a este circuito de corridas reforça “a presença da Philips em todo o ciclo de saúde das pessoas, neste caso ligada mais concretamente à promoção de hábitos de vida saudáveis, à prevenção e ao tratamento dos problemas do coração.” Sob o lema “em menos de 10” (minutos), Manuel Eugénio afirma que a Philips pretende “sensibilizar para a importância da existência de dispositivos de desfibrilhação e de pessoas qualificadas para os utilizar, de modo a aumentar a rapidez e eficácia de resposta a paragens cardiorrespiratórias.”
O desfibrilhador integrado nas bicicletas é pequeno e leve, tornando mais fácil o transporte até à vítima. Guia passo a passo tanto o processo de desfibrilhação como a Reanimação Cardio Pulmonar (RCP) através de um sistema de voz em português, capaz de adaptar as instruções a seguir aos diferentes níveis de habilidade do usuário. Os elétrodos integrados no equipamento são colocados sobre a pele da vítima para analisar o seu ritmo cardíaco e transferir esta informação ao desfibrilhador, de modo que o uso do dispositivo é totalmente seguro para o paciente. Ainda que haja um descuido, o botão através do qual a descarga é aplicada não será ativado se a frequência cardíaca detetada não for suscetível de descarga.
O circuito de corridas Running Wonders, organizado pela Global Sport, é um conjunto de etapas de Norte a Sul de Portugal que visa promover as regiões consideradas pela UNESCO de Património Mundial. De Guimarães a Évora, passando pelo Douro, Viseu, Guarda e Coimbra, estas provas prometem pôr o coração dos participantes a bater de forma acelerada, não só pelo esforço mas também pela emoção de estar a percorrer territórios reconhecidos internacionalmente pela sua beleza natural.
*1 - Fonte: INE – Publicação “Causas de Morte 2014”, Edição 2016
*2 - Fonte: INEM – Plano Estratégico 2014/2016