A Cruz Vermelha representa o maior movimento humanitário, e de cidadania, independente do mundo que há 155 anos trabalha com entidades públicas e privadas para garantir que a humanidade e a dignidade cheguem a todas as pessoas, em qualquer lugar, a qualquer momento e em qualquer circunstância. Desde o início da crise da COVID19, a Cruz Vermelha tem estado ativa em todos os países afetados no mundo, representando a maior mobilização de recursos, capacidades e pessoas da sua história em prol dos mais vulneráveis - a população em geral.
A Cruz Vermelha Portuguesa tem mais de 10.000 voluntários e 160 Estruturas Locais distribuídas pelo país, prestando atendimento a mais de 1 milhão de pessoas por ano.
A Cruz Vermelha Portuguesa pertence ao Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, que está presente em 192 países. Atua sempre segundo os seus sete Princípios Fundamentais: Humanidade, Imparcialidade, Neutralidade, Independência, Carácter Voluntário, Unidade e Universalidade.