Centro de notícias | Portugal

dez 10, 2020

Philips apresenta soluções integradas de radiologia assistida por IA no congresso RSNA 2020 

   

  • As soluções integradas de fluxo de trabalho de radiologia baseadas em dados são a principal proposta apresentada pela Philips no congresso RSNA 2020. Esta solução liga pessoas, dados e tecnologia para permitir avanços nos diagnósticos de precisão, através de caminhos de atendimento claros e resultados previsíveis

 

  • Os sistemas de diagnóstico inteligente Philips proporcionam aos pacientes e aos profissionais de saúde ferramentas mais poderosas de diagnóstico por imagem e de radiologia de intervenção, fluxos de trabalho simplificados e uma maior excelência operacional.

 

  • O objetivo é tornar o processo de diagnóstico por radiologia mais rápido, integrado, colaborativo e previsível”, explica o diretor de Diagnóstico de Precisão da Philips Ibérica, Luis Cuevas

Lisboa, 10 de dezembro de 2020 – A Royal Philips, líder mundial em tecnologia de saúde, apresentou no congresso virtual da Sociedade Radiológica da América do Norte (RSNA 2020) a sua visão em relação ao futuro da radiologia e a sua proposta de soluções desenhadas para otimizar o fluxo de trabalho dos serviços de radiologia mediante a digitalização, a integração, a colaboração e a aplicação da inteligência artificial (IA).

 

Para isso, a companhia apresentou neste congresso, pela primeira vez na sua história, um conjunto coordenado de soluções e equipamentos integrados que abordam os desafios operacionais mais urgentes em radiologia de diagnóstico e de intervenção, com o objetivo de progredir no diagnóstico de precisão.

“O diagnóstico de precisão é o processo para o qual estamos a dar passos importantes. O primeiro deles é contar com sistemas de diagnóstico inteligentes e sustentáveis” , que participou num webinar organizado pela empresa para explicar as novidades apresentadas no congresso RSNA 2020.

Luis Cuevas

diretor de Diagnóstico de Precisão da Philips Ibérica,

Cuevas refere ainda que “Também devemos proporcionar aos radiologistas os fluxos de trabalho otimizados de forma a que, se necessitarem de informação complementar para fazer o relatório, a tenham de forma simples e rápida”.

 

A recolha, a análise e o relatório de dados encontram-se atualmente no centro dos sistemas modernos de diagnóstico e isso está a incentivar hospitais e centros médicos a implementar sistemas integrados que melhorem a experiência dos profissionais de saúde e dos pacientes, chegando a melhores resultados e reduzindo o custo em cuidados de saúde. É possível sentir o impacto em todo o sistema, já que 97% dos departamentos de radiologia não podem cumprir com os seus requisitos de elaboração de formulários [1] e os exames de imagens repetidos, de baixo valor e desnecessários, custam até 12 mil milhões de euros por ano [2].

“A necessidade de exames radiológicos aumentou de forma exponencial em todo o mundo nos últimos anos e isso trouxe um enorme volume de trabalho para os radiologistas, ineficiências na realização de exames e atraso na tomada de decisões por parte dos clínicos”, 

Kees Wesdorp

responsável da unidade de negócio de Diagnóstico de Precisão na Philips.

A situação agravou-se ainda mais com a pandemia de COVID-19. Para gerir os atrasos depois de uma redução estimada de 59-70% no volume de exames durante o pico da pandemia, os departamentos de radiologia enfrentam agora o desafio de agendar exames e procedimentos para pacientes com cancro, doenças cardíacas e outras patologias, enquanto apoiam as unidades de cuidados intensivos.

 

Tudo isto aliado à crescente escassez global de radiologistas [3] e ao facto de os volumes de trabalho de diagnóstico e tratamento guiado por imagem estarem a aumentar tanto em volume como em complexidade, faz com que os departamentos de radiologia estejam sob uma grande pressão para proporcionar um diagnóstico e tratamento mais precisos, minimizando simultaneamente os tempos de espera dos pacientes.

 

Soluções de fluxo de trabalho integradas

 

As soluções Philips conectam os diferentes fluxos de trabalho (gestão do doente, aquisição de imagens, interpretação das mesmas e colaboração nas decisões de diagnóstico e tratamento) para obter melhores resultados e melhorar a eficiência e a experiência de trabalho de radiologistas, técnicos e administradores hospitalares.

Para além disso, o Radiology Worflow Suite permite trabalhar com equipas de diferentes fornecedores e pode implementar-se em qualquer departamento de radiologia do mundo. O portefólio de soluções integradas da Philips disponíveis no Radiology Worlflow Suite inclui  tecnologias otimizadas de aquisição de imagem e soluções informáticas para o controlo de doenças e gestão de pacientes.

“O diagnóstico de precisão é hoje mais importante do que nunca e, para facilitá-lo, mudámos o nosso foco de produtos e soluções independentes para o foco em soluções e sistemas integrados baseados na utilização de dados e na inteligência artificial para aumentar a eficiência operacional num ambiente mais automatizado”, acrescenta o responsável da unidade de Diagnóstico de Precisão da Philips

Entre as soluções que fazem parte do Radiology Worflow Suite encontram-se:

 

  • Programação e preparação: Philips Patient Management é uma solução para a gestão de marcações com pacientes que lhes proporciona apoio e assistência, assim como instruções personalizadas e lembretes de marcações através de SMS.

 

  • A aquisição de imagens: o Centro de Comando de Operações Radiológicas da Philips é uma solução pioneira que permite aos radiologistas efetuar uma digitalização correta à primeira, através de assistência remota de especialistas. Para além disso, o Collaboration Live da Philips, que já está disponível nos melhores sistemas de ecografia da empresa, também conecta os radiologistas com colegas e especialistas quando e onde seja necessário. Para otimizar a configuração do paciente, o MR SmartWorkflow reduz e simplifica a quantidade de passos necessários a realizar numa ressonância magnética convencional, utilizando tecnologia automatizada onde seja possível. E, por último, a Radiology Imaging Suite que proporciona ao radiologista uma plataforma de imagens comuns e fluxos de trabalho otimizados para integrar a informação do paciente e a visualização e a análise avançadas num painel fácil de visualizar.

 

  • Interpretação de imagens e dados: os radiologistas, que enfrentam um número cada vez maior de imagens para ler, podem agora receber uma lista de trabalho priorizada através do Worflow Orchestrator, que integra o uso de inteligência artificial. A solução de visualização avançada IntelliSpace Portal permite a diferentes departamentos aceder aos dados dos pacientes para uma maior inteligência e eficiência na análise clínica com o apoio de ferramentas de inteligência artificial como, por exemplo, um algoritmo de deteção de lesões de COVID-19.

 

  • Relatórios e comunicação de resultados: para simplificar a elaboração de relatórios dos exames de radiologia, o módulo de relatórios multimédia interativos da plataforma de colaboração clínica da Philips, com capacidade de reconhecimento de voz incorporada, ajuda os radiologistas a reduzir o tempo de resposta ao eliminar por completo a necessidade de escrever o contexto clínico e do paciente. Os dados dos exames podem ser inseridos diretamente nos relatórios, o que permite aos radiologistas rever e aprovar rapidamente os relatórios finais e, ao mesmo tempo, agregar contexto clínico para os médicos remetentes.

 

  • Colaboração na tomada de decisões e seleção de tratamentos: para os médicos remetentes que necessitam de dar recomendações sobre as opções de tratamento de um paciente, a solução Oncology Collaborator da Philips integra os dados de radiologia, genómica, laboratório, tratamento e outros num único ecrã,  de forma a que os radiologistas e oncologistas, juntamente com as suas equipas médicas, possam ver o perfil do paciente por completo de uma só vez e decidir o tratamento de forma mais eficiente e colaborativa.

 

  • Avaliação de resultados e acompanhamento dos pacientes: os administradores dos serviços de radiologia podem ajudar os pacientes a cumprir com os seus planos de tratamento ao mesmo tempo que melhoram a eficiência operacional graças às métricas de rendimento em tempo real que proporciona a PerformanceBridge da Philips. Para além disso, o portal da empresa para pacientes permite que estes acedam à sua informação e que a partilhem com diferentes centros, especialistas e outros prestadores de assistência médica.

“Há três pilares para definir até onde vamos como companhia: velocidade nos exames  radiológicos, comodidade para pacientes e profissionais e confiança no diagnóstico” “O objetivo não é outro do que ser capaz de utilizar tecnologias como a inteligência artificial para ir mais além do que está a ser feito agora nos serviços de radiologia e fazer com que todo o processo seja mais rápido, integrado, mais colaborativo e mais previsível”, especificou o diretor de Diagnóstico de Precisão da Philips Ibérica.

Luis Cuevas

Director de Diagnóstico de Precisión de Philips Ibérica.

Philips Live! Plataforma virtual no RSNA 2020

 

Como novidade, este ano a Philips criou uma experiência única e imersiva para os participantes no congresso, com uma plataforma virtual que lhes permitiu participar em sessões em tempo real e visitar o stand da Philips entre 29 de novembro e 5 de dezembro. Os participantes puderam explorar o ambiente em 3D e ver demonstrações detalhadas de soluções das mais recentes e das inovações revolucionárias da Philips. Ao visitar Philips Live na RSNA 2020 foi possível obter mais informação sobre as soluções de fluxo de trabalho integrado da Philips para conectar dados, tecnologia e pessoas.

“Quisemos ter uma presença tão importante como sempre no congresso RSNA, ainda que de forma virtual. Organizámos uma série de encontros e webinars nos quais analisámos temas da atualidade entre os quais o papel da inteligência artificial e da virtualização na radiologia”

Juan Sanabria

presidente da Philips Ibérica.

“Também preparámos um tour virtual no qual explicámos em detalhe soluções que temos nas áreas da radiologia, informática clínica e diagnóstico e tratamento guiado por imagem”, concluiu o presidente da Philips Ibérica.

 

Referências:

1] https://www.cqc.org.uk/sites/default/files/20180718-radiology-reporting-review-report-final-for-web.pdf.

[2] https://reactiondata.com/wp-content/uploads/2015/02/peer60:unnesentialimaging.pdf.

[3] https://www.aidoc.com/blog/is-radiologist-shortage-real/.

[4] Comparado com a Ingenia 1.5T ZBO.

[5] Em comparação com os exames Philips sem Compressed SENSE.

Sobre a Royal Philips  

Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHI) é uma empresa líder em tecnologias da saúde, centrada em melhorar a vida das pessoas e facilitar a obtenção contínua de melhores resultados na saúde, desde os hábitos saudáveis e a prevenção, ao diagnóstico, tratamento e cuidado no lar. A Philips faz uso da sua avançada tecnologia e dos seus profundos conhecimentos clínicos e do consumidor para oferecer soluções integradas. Com sede na Holanda, a companhia é líder em imagem diagnóstica, terapia guiada por imagem, monitorização e informática da saúde, assim como em saúde do consumidor e cuidado no lar. A Philips contabilizou vendas no âmbito do seu portefólio de tecnologias de saúde de 19.500 milhões em 2019 e emprega aproximadamente 80.000 pessoas, com operações comerciais e serviços em mais de 100 países. Todas as notícias de Philips encontram-se em Centro de notícias

Ler maisLer menos

Topics

Contacts

cesar garcia

César García Requena

Brand & Communications Manager

Health System

Philips Ibérica

Tel : +34 91 566 95 25

You are about to visit a Philips global content page

Continue

Media assets

Share on social media

You are about to visit a Philips global content page

Continue

Nosso site pode ser melhor visualizado com a versão mais recente do Microsoft Edge, Google Chrome ou Firefox.