Alimentação para bebê
Os benefícios do microbioma para a saúde
O leite materno é intricadamente equilibrado com nutrientes, anticorpos e muito mais. Tudo para proteger, nutrir e preparar o bebé para um futuro saudável. A Organização Mundial de Saúde e a UNICEF recomendam vivamente que as mães alimentem os seus bebés apenas com leite materno durante os primeiros 6 meses, a partir de 1 hora após o nascimento. Um olhar mais atento sobre a composição do leite materno, a partir dessa primeira alimentação de colostro, mostra-nos quão intricadamente equilibrada é realmente a composição do leite materno. Para proteger, nutrir e preparar o bebé para o futuro.
O interesse científico no estudo da composição do leite materno está a crescer – e cada vez mais componentes estão a ser encontrados. Uma das conclusões da ciência é que o leite materno não é todo igual. A composição do colostro difere da composição do leite maduro, e a composição do leite maduro muda de amamentação para amamentação, e mesmo durante uma única amamentação. Na verdade, acredita-se que o leite materno seja alterado um pouco pela mãe para se ajustar especialmente às necessidades do seu bebé.1 Por exemplo, quando um bebé nasce prematuro, o leite materno "tende a ter mais proteínas e gordura."2 Por outro lado, estudos mostram3 que a composição do leite materno não é muito afetada por diferenças na raça, idade, dieta ou se as mães já deram à luz antes.
A evolução ajustou com precisão o leite materno às necessidades dos bebés. Desde o início, os bebés recebem uma dose saudável de anticorpos no colostro, para os proteger logo que começam a viver no mundo fora do útero. O colostro é rico em outros nutrientes - entre os quais, sódio, cloreto e magnésio, bem como vitaminas A, C e E. A primeira semana de amamentação também fornece níveis cada vez mais elevados de lípidos.
Para satisfazer as necessidades evolutivas de um bebé em crescimento, a composição do leite materno muda à medida que as semanas passam - e a natureza garante que os bebés obtêm os anticorpos e nutrientes específicos que necessitam de desenvolver. Os componentes bioativos do leite materno - entre os quais, imunoglobulina e macrófagos - protegem os bebés das infeções, melhoram o seu sistema imunitário e lidam com as inflamações2. Têm mesmo células estaminais, para reparar quaisquer danos.
Do ferro, cobre e zinco às vitaminas A, C, D, E, K e vitaminas B - o bebé recebe um impulso de micronutrientes no início, começando pelo colostro. Trata-se de vitaminas e minerais que os nossos corpos não conseguem produzir (à exceção da vitamina D, que é sintetizada pela pele a partir da luz solar). Os macronutrientes – hidratos de carbono, proteínas e gorduras – constituem uma grande parte do leite materno. Dos mais de 200 ácidos gordos presentes, a maioria é constituída por triacilglicerídeos, que libertam energia à medida que se desfazem. Na verdade, há 3-5 g de gordura em cada 100 ml de leite materno, o que representa 40-55% das calorias do leite materno. O leite materno também contém mais de 400 proteínas diferentes. As proteínas e outros macronutrientes são essenciais para o crescimento do trato gastrointestinal, e agem como probiótico para promover um microbioma intestinal saudável - outro impulso para a capacidade do bebé de combater as infeções e manter um metabolismo saudável. Mesmo na idade adulta! Os estudos acerca do leite materno enchem volume e as suas complexidades ainda estão a ser descobertas pela ciência. À medida que refletimos - e aprendemos mais - sobre as complexidades e benefícios do leite materno, as mães e os profissionais de saúde têm uma base forte a partir da qual tomar decisões sobre a saúde dos bebés.
Mantenha-se a par dos produtos Philips Avent e da Academia Philips Avent para parteiras. Incluindo artigos, formação e eventos, e novos Webinars e Talks da Academia Philips Avent. Basta preencher o formulário e enviar-lhe-emos um e-mail de confirmação. Aguardamos o seu contacto!
Referências 1 Human breast milk: A review on its composition and bioactivity, Nicholas J Andreas, Beate Kampmann, Kirsty Mehring Le-Doare, 2015 2 Human Milk Composition: Nutrients and Bioactive Factors, Olivia Ballard, JD, PhD (candidate) and Ardythe L. Morrow, PhD, MSc 3 Jenness R. The composition of human milk. Semin Perinatol. 1979 Jul;3(3):225-39. PMID: 392766