Radiologia

Tempo estimado de leitura: 7 a 8 minutos

E se a equipa acedessem a assistência especializada sempre que necessário?

Já há falta de técnicos de imagiologia e gestores técnicos qualificados, e a previsão para satisfazer a procura crescente não é otimista.1 Para piorar a situação, os programas de formação não têm candidatos suficientes.

 

A American Society of Radiologic Technologists (ASRT) comunicou em 2017 que 50% dos programas de radiografia não estavam totalmente preenchidos.2 Em toda a Europa, a crescente procura por estudos de imagiologia e a escassez de mão de obra têm afetado os serviços de radiologia, sendo que a procura continua a aumentar.3

 

Vivemos isto diariamente. O aumento das exigências dos sistemas de cuidados colocou uma pressão adicional nas equipas de imagiologia já sobrecarregadas. E a crescente complexidade da tecnologia e dos casos torna os desafios com pessoal, variabilidade de competências e normalização da qualidade mais evidentes do que nunca.

 

E se pudesse prestar o apoio especializado de que a sua equipa necessita, a pedido, e exatamente quando é necessária? E se pudesse oferecer um maior acesso aos cuidados ao aproveitar a sua equipa em vez de a expandir? E se pudesse tirar partido de consultas clínicas especializadas em ambientes fechados, como as enfermarias de COVID, sem recorrer a esses especialistas altamente requisitados para a cabeceira?

Médico a monitorizar o paciente

Resumo

Desafio


Os protocolos complexos e os casos avançados de imagiologia requerem uma assistência técnica experiente. Mas a experiência especializada nem sempre se encontra nas instalações, ou a trabalhar, quando é necessária. A distância física não só separa as equipas de imagiologia da orientação especializada, como também impede que os pacientes acedam a cuidados especializados. Dado o valor da experiência e dos conhecimentos, as equipas de imagiologia precisam de formas de desenvolver as competências.

Soluções


Centro de comando de operações de radiologia da Philips para imagiologia avançada de TC e RM

Philips Collaboration Live para ultrassom

Resultados

 

  • Mais assistência e orientação especializadas e formação acelerada a pedido para as equipas de imagiologia
  • Maior acesso aos cuidados prestados aos pacientes
  • Cuidados mais uniformizados e consistentes em vários locais
  • Mais capacidade para as equipas de prestação de cuidados

Quão necessário é o apoio especializado em imagiologia atualmente?


3 em cada 5 técnicos querem mais formação prática4

 

3 em cada 5 técnicos-chefe quem mais uniformização dos protocolos de imagiologia4

 

4 em cada 5 inquiridos de imagiologia acreditam que uma solução de telepresença em imagiologia poderia acrescentar valor4

 

Os técnicos estão a pedir mais formação. Os técnicos-chefe querem uma maior uniformização dos protocolos. E os radiologistas querem imagens mais uniformizadas e de maior qualidade. É evidente que são necessárias soluções de telepresença em imagiologia para beneficiar as equipas e os pacientes e para cumprir os objetivos operacionais.

A COVID-19 aumentou a necessidade de colaboração e apoio remotos


Antes da pandemia, os serviços de diagnóstico já estavam sobrecarregados com uma procura elevada, falta de pessoal e fluxos de trabalho ineficientes, levando a altas taxas de stresse e esgotamento. Se as equipas de imagiologia enfrentavam desafios de pessoal e fluxo de trabalho antes da pandemia, a COVID-19 evidenciou ainda mais esses desafios. Com os encargos adicionais do equipamento de proteção pessoal (EPP) e dos novos protocolos de desinfeção, a necessidade de maior eficiência e apoio do pessoal tornou-se ainda mais urgente. Os serviços remotos e virtualizados oferecem uma forma poderosa de aumentar o alcance dos cuidados e permitir que sejam prestados, apesar dos inevitáveis choques e surtos dos sistemas e das agendas.
Representação de artista do Philips Radiology Operations Command Center (ROCC) que mostra especialistas a fornecerem assistência virtual remota
A aquisição de imagens torna-se virtual com um centro de comando central

O que acontece quando a distância física já não é um obstáculo?


Com a COVID-19 enquanto catalisador de mudança, os líderes clínicos de todo o mundo mostraram grande engenho na utilização de soluções de teleaquisição e colaboração remota para obter acesso, ampliar o conhecimento e impulsionar a consistência das operações de imagiologia. Agora, um técnico pode obter orientação especializada em tempo real durante um procedimento, mesmo que o técnico e o especialista estejam em pisos diferentes, em edifícios diferentes, ou mesmo a milhares de quilómetros de distância. Para os especialistas clínicos, quanto menos tempo passarem a viajar entre os locais onde prestam apoio, mais tempo poderão dedicar à realização das competências especializadas para as quais se formaram.

O que significam estas soluções para os pacientes?


Para além das vantagens para as equipas de imagiologia, os pacientes, sejam em áreas rurais, em condições de quarentena ou com mobilidade limitada, podem beneficiar de um maior acesso a cuidados especializados, já que a distância física deixa de ser um fator.

 

Ter um centro de comando central permite aos fornecedores de imagiologia oferecer procedimentos complexos em mais locais, mais próximos do local onde os pacientes vivem e em horas mais flexíveis. Para os pacientes, isso significa menos problemas e mais conveniência, com a tranquilidade de que um especialista está disponível a pedido para prestar apoio como se estivesse fisicamente presente.

Centro de Comando de Operações de Radiologia da Philips: uma nova e poderosa opção de acesso ao apoio especializado

Otimize a rede de imagiologia

Este Centro de Comando de Operações de Radiologia é uma capacidade revolucionária....

Adoro o facto de que, sempre que vejo uma ligação, sei que estou a melhorar a qualidade e a consistência e o princípio fundamental de "vamos fazer o exame bem à primeira". Esta é, provavelmente, uma das ferramentas mais relevantes e focadas na qualidade que já tivemos."

Dr. Lawrence Tanenbaum

Diretor de tecnologia e diretor de Advanced Imaging e VP, RadNet Inc., EUA

Aproveitar a tecnologia de colaboração remota para ampliar as capacidades dos ultrassons


A ultrassonografia já é uma das principais modalidades na expansão do acesso aos cuidados, com tantos pacientes a beneficiarem da portabilidade, segurança e acessibilidade. Mas e se também pudesse "contactar" e partilhar o ecrã com especialistas clínicos e de ultrassonografia onde quer que utilize o sistema de ultrassons?


Em vários ambientes de cuidados de saúde, a experiência em ultrassons está distribuída entre departamentos e instalações. As equipas estão a utilizar o Philips Collaboration Live para ultrassons para estabelecerem uma ligação segura com os colegas sempre que necessário, melhorando os cuidados, apoiando os resultados, melhorando a satisfação da equipa e reduzindo os custos.

Os colegas de profissão podem ver uma transmissão do monitor e dos controlos do sistema e observar o ambiente do exame através de webcams. Todas as partes podem comunicar através de mensagem de texto, por voz e/ou vídeo para partilharem orientações durante os exames. Isso é que é acesso aos cuidados de saúde!

Michael S. Ruma
Michael S. Ruma, MD, MPH, FACOG, usa o Collaboration Live para desfrutar de telemedicina em ultrassons, transformando a prestação de cuidados de saúde no Perinatal Associates of New Mexico.
Veja como o Collaboration Live pode ser usado para aceder a apoio especializado
Veja como o Collaboration Live pode ser usado para aceder a apoio especializado, formar e orientar a equipa e aumentar o alcance dos cuidados por toda a organização

Resultados


O Centro de Comando de Operações de Radiologia e o Collaboration Live estão a mudar o que é possível fazer atualmente em imagiologia.

 

  • Um estudo recente constatou que o Collaboration Live permitiu que 100% das consultas aos pacientes fossem realizadas através da telessaúde5
  • 100% dos pacientes sentiram que tiveram um melhor acesso aos cuidados de saúde através da telessaúde realizada com o Collaboration Live5
  • A avaliação dos médicos constatou que 90% das consultas do Collaboration Live foram equivalentes a uma consulta presencial5
A COVID-19 causou danos incalculáveis. Mas também acelerou o uso de inovações críticas na telessaúde. Uma maior e melhor colaboração remota pode trazer maior orientação à equipa de imagiologia e um maior acesso dos pacientes aos cuidados prestados. Poderá esta maior colaboração ajudar a sua equipa de imagiologia a trabalhar de forma mais confiante e eficiente, e a expandir o acesso aos cuidados de saúde para mais pacientes em mais locais? Acreditamos que pode e que vai.

Saiba mais sobre estas soluções

Centro de Comando de Operações de Radiologia da Philips (ROCC)


Ligue os especialistas num um centro de comando a técnicos em locais de exames com esta solução de imagiologia virtualizada para vários fornecedores, várias modalidades e vários locais.

Philips Collaboration Live


Aumente o alcance da sua equipa sem a expandir. Fale, envie mensagens de texto, partilhe o ecrã e transmita vídeo de forma rápida e segura, diretamente do sistema de ultrassons para onde quer que esteja.

Saiba mais


Tem interesse em saber mais sobre como estas soluções podem ajudar a abordar os seus desafios?
Webinar

Os primeiros utilizadores partilham o respetivo sucesso em "Going Remote". Assista a "Going Remote: How collaborative and virtual capabilities are transforming Radiology”
Perspetiva de liderança

Sete inovações no fluxo de trabalho de radiologia que estão a melhorar a eficiência e a qualidade dos cuidados
Podcast

O anfitrião, Dr. Chip Truwitt, e o convidado, Vijay Parthasarathy, discutem sobre como o ROCC ajudará a aumentar a produtividade da mão de obra em RM e TC
Partilhe este artigo

Resumo

Desafio

Os protocolos complexos e os casos avançados de imagiologia requerem uma assistência técnica experiente. Mas a experiência especializada nem sempre se encontra nas instalações, ou a trabalhar, quando é necessária. A distância física não só separa as equipas de imagiologia da orientação especializada, como também impede que os pacientes acedam a cuidados especializados. Dado o valor da experiência e dos conhecimentos, as equipas de imagiologia precisam de formas de desenvolver as competências.

Soluções

Centro de comando de operações de radiologia da Philips para imagiologia avançada de TC e RM

 

Philips Collaboration Live para ultrassom

Resultados

  • Mais assistência e orientação especializadas e formação acelerada a pedido para as equipas de imagiologia
  • Maior acesso aos cuidados prestados aos pacientes
  • Cuidados mais uniformizados e consistentes em vários locais
  • Mais capacidade para as equipas de prestação de cuidados
Pessoas a conversar

Vamos continuar a conversa

Partilhe este artigo
Integração de fluxos de trabalho de radiologia

Integração de fluxos de trabalho de radiologia para acelerar o diagnóstico de precisão

A Philips ajuda a integrar fluxos de trabalho de radiologia para que chegue mais rapidamente a um diagnóstico de precisão. Melhore e simplifique os fluxos de trabalho. Veja como.

Os resultados apresentados são apenas para fins ilustrativos e não são preditivos de resultados reais para a sua empresa.

 

1. Num estudo de 2016 realizado pelo Conselho Consultivo, 28% dos departamentos de imagiologia inquiridos comunicaram estar com falta de pessoal e com um aumento anual das taxas de vaga em todas as modalidades de imagiologia desde 2013. Vantagem do sistema de imagiologia: cinco objetivos para alcançar a sistematização na imagiologia, Empresa do Conselho Consultivo, 2016.

2. "Enrollment snapshot of Radiography, Radiation Therapy and Nuclear Medicine Technology Programs-2017." American Society of Radiologic Technologists.

3. C. Silvestrin. Europe’s looming radiology capacity challenge. TMC. November 9, 2016.

4. IDR Medical. "ROCC Concept Assessment." 05 May 2020.

5. Prospective study of 30 subjects undergoing routine obstetric ultrasound imaging, New Mexico, USA.  Michael S. Ruma, et al., The Use of a Novel Telemedicine Tool in Perinatology [abstract].  30th ISUOG World Congress, 2020. 

1
Selecione a sua área de interesse
2
Detalhes do contato

Estamos sempre interessados em colaborar

Diga-nos como podemos ajudar

1
2
Detalhes do contato

Nosso site pode ser melhor visualizado com a versão mais recente do Microsoft Edge, Google Chrome ou Firefox.