Notícias e atualizações > Atualização sobre o conjunto concluído de resultados de testes dos dispositivos de terapia do sono domésticos

Atualização sobre o conjunto concluído de resultados de testes dos dispositivos de terapia do sono domésticos

16 de maio de 2023

A segurança dos pacientes é a nossa principal prioridade e é importante que os pacientes se sintam confiantes na utilização dos dispositivos Philips Respironics. Desde que anunciámos a notificação de recolha/aviso de segurança em junho de 2021, temos realizado um programa de testes e investigações abrangentes e fornecemos atualizações à medida que os testes avançaram em dezembro de 2021, junho de 2022 e dezembro de 2022.
 
Com base em relatórios anteriores, as avaliações de risco foram concluídas para os dispositivos de terapia do sono CPAP/BiPAP, incluindo os dispositivos DreamStation, System One e DreamStation Go de primeira geração. Estes dispositivos representam, aproximadamente, 95% dos dispositivos registados a nível global. Além disso, concluíram-se os testes e as análises dos dispositivos DreamStation de primeira geração que foram expostos à limpeza do ozono.

Resultados dos testes e das análises dos dispositivos de terapia do sono

As avaliações de risco, que foram agora concluídas para os dispositivos de terapia do sono CPAP/BiPAP, indicam que é improvável que a potencial exposição do paciente a partículas de espuma e compostos orgânicos voláteis (COV), presentes na espuma de poliuretano à base de poliéster (PE-PUR) no percurso do gás respiratório destes dispositivos, resulte num perigo considerável para a saúde dos pacientes.*

O programa de testes e investigações realizou-se em conjunto com cinco laboratórios de teste certificados independentes e os resultados foram revistos e avaliados por especialistas qualificados externos e pela Philips Respironics, bem como por um painel de médicos externo.

Resumo dos testes em curso

 

A Philips Respironics está a terminar de realizar vários testes e várias análises. As avaliações de risco relativas aos dispositivos System One e DreamStation Go (que contêm a mesma espuma que os dispositivos DreamStation de primeira geração) tratados com ozono estão em fase de conclusão. Nos dispositivos de ventilação Trilogy 100/200 e OmniLab Advanced Plus, os testes de COV e PM continuam, bem como a avaliação química e a avaliação do risco toxicológico. Estes dispositivos contêm um tipo diferente de espuma PE-PUR do que os dispositivos DreamStation de primeira geração.1 A Philips Respironics prevê fornecer uma atualização sobre esta situação no 3.º trimestre de 2023.

Orientações para prestadores de cuidados de saúde e pacientes

 

Os pacientes, que utilizam atualmente um dispositivo de terapia do sono afetado que ainda não foi reparado e registado, devem registar os respetivos dispositivos para facilitar a reparação. 


A Philips Respironics continua a aconselhar os pacientes que utilizam dispositivos de terapia do sono afetados, que ainda não foram reparados, a contactarem o seu médico ou prestador de cuidados de saúde para escolher um tratamento adequado para o sua patologia, que pode incluir a interrupção da utilização do dispositivo, a continuação da utilização do dispositivo afetado, a utilização de outro dispositivo semelhante que não faça parte da recolha ou a utilização de tratamentos alternativos para a apneia do sono. Além disso, os pacientes são aconselhados a seguir as instruções da Philips Respironics e as diretrizes de limpeza e substituição recomendadas para o seu dispositivo e acessórios de terapia do sono. Os produtos de limpeza com ozono e luz ultravioleta não são, atualmente, métodos de limpeza aprovados para dispositivos ou máscaras de terapia do sono e não devem ser utilizados. 


A Philips Respironics também continua a aconselhar os utilizadores de dispositivos de ventilação a contactarem os seus prestadores de cuidados de saúde antes de efetuarem quaisquer alterações à sua terapia. 
Os resultados completos dos testes também estão disponíveis para os médicos.

*A Philips Respironics forneceu o conjunto completo dos dados e das análises dos dispositivos de terapia CPAP/BiPAP à FDA e a outras autoridades competentes. A FDA ainda se encontra a ponderar os dados e as análises fornecidos pela Philips Respironics e pode chegar a conclusões diferentes. 


Os prestadores de cuidados de saúde, os pacientes e outros interessados devem utilizar a atualização completa (incluindo informações sobre as limitações dos testes) para a tomada informada de qualquer decisão e não devem apoiar-se apenas no resumo do comunicado de imprensa. 


A conclusão do programa de testes e investigações, bem como do programa de reparação, continuam a ser uma das prioridades mais elevadas da Philips Respironics. Conforme descrito mais adiante, as orientações da Philips Respironics para os prestadores de cuidados de saúde e pacientes que utilizam dispositivos que ainda não foram reparados permanece inalterada.


Até à data, um total de cerca de 4,3 milhões de dispositivos foram reparados em todo o mundo, dos quais cerca de 2,3 milhões de dispositivos nos EUA. Os pacientes com qualquer dispositivo de terapia do sono que ainda não tenha sido atualmente reparado e que ainda não tenha sido registado devem registar o seu produto para facilitar a reparação dos seus dispositivos. 

 

1. Os dispositivos DreamStation, System One e DreamStation Go de primeira geração contêm espuma PE-PUR do tipo A, enquanto os dispositivos Trilogy 100/200 contêm espuma PE-PUR do tipo B e os dispositivos OmniLab Advanced Plus contêm espumas PE-PUR do tipo A e B. As diferenças conhecidas entre as espumas de tipo A e de tipo B são: a espuma de tipo B pode ser utilizada com um adesivo acrílico sensível à pressão, tem uma densidade mais baixa, tem uma espessura diferente e também contém um aditivo para reduzir a potencial inflamabilidade.

You are about to visit a Philips global content page

Continue

Nosso site pode ser melhor visualizado com a versão mais recente do Microsoft Edge, Google Chrome ou Firefox.