1
Artigo

De que forma o biberão certo pode ajudar a reduzir as cólicas


Biberões e tetinas

Cólicas. É um mistério parental desconcertante para pais de todo o mundo. Embora não haja forma de as fazer desaparecer completamente (são temporárias e normais), avaliar o tipo de biberão que está a utilizar pode ajudar a reduzir o desconforto do bebé.

A história por detrás das cólicas

Antes de entrarmos no universo dos biberões, concentremo-nos por alguns momentos nas cólicas. Eis o que sabemos: as cólicas são uma fase temporária de choro inconsolável em bebés saudáveis que tende a acontecer desde as 2 semanas até, aproximadamente, aos 3 a 4 meses de idade. E a verdade é esta: é normal.

Todos os bebés passam por isso!

 

Alimentação com biberão anticólicas

Então o que é que as cólicas têm a ver com a alimentação com biberão? Apesar de o choro inconsolável ser uma fase conhecida do desenvolvimento inicial do bebé, a causa pode variar de bebé para bebé.

 

Uma das coisas que pode piorar as cólicas é um sistema digestivo imaturo (é tudo tão novo!) e ar na barriga.

 

É especialmente importante ter isto em mente se estiver a fazer alimentação com biberão, porque os bebés alimentados com biberão podem sofrer cólicas um pouco mais cedo do que os bebés alimentados através da amamentação. Porquê? Pode entrar excesso de ar acidentalmente enquanto o bebé suga a tetina, causando desconforto.

 

O importante são os detalhes

Assim, como pode ajudar o seu bebé se suspeitar que está a inalar ar adicional durante a alimentação com biberão?

 

Apesar de não poder mudar a forma como o bebé bebe naturalmente de um biberão, pode melhorar a forma como o biberão foi concebido. Por isso, criámos uma válvula única na tetina que flexiona à medida que o bebé se alimenta para evitar a criação de vácuo, e que liberta o ar para a parte de trás do biberão. Mantém o ar no biberão e longe da barriga do bebé para ajudar a reduzir a flatulência, o bolçar e o arrotar.

 

Os estudos demonstram que este design anticólicas pode realmente marcar a diferença em termos de conforto do bebé durante e após as refeições. Um estudo observacional de 145 bebés saudáveis, com gestação completa, estudados com 2 e 6 semanas de idade pelo Childhood Nutrition Research Centre, em Londres, concluiu que os bebés que foram alimentados com biberões Philips Avent anticólicas sofriam menos cólicas do que aqueles que foram alimentados com um biberão convencional.

 

Além disso, os bebés que foram alimentados com biberões Philips Avent anticólicas também passaram muito menos tempo agitados, especialmente durante a noite, em comparação com aqueles que foram alimentados com biberões de design normal.

 

Assim, embora possa não conseguir livrar-se das cólicas por completo (é uma fase normal e temporária), pode ajudar a reduzir os sintomas utilizando um biberão especialmente concebido para reduzir as cólicas. Um brinde à redução dos soluções à refeição.

 

Quer saber mais sobre os nossos biberões e tetinas? Clique aqui para explorar a gama.

Leia mais sobre este tópico

Gama de biberões Natural da Philips Avent

Explorar todos os biberões e tetinas ›

Parentalidade. Não existe nenhum guia, mas existe uma equipa de apoio

Pretende receber aconselhamento personalizado e gratuito e descontos directamente na sua caixa de entrada?
Ícone de correio