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Artigos automóveis

D5S: a entrada na primeira liga da iluminação para automóveis


Os primeiros veículos com iluminação de xénon de 25 W circulam na estrada desde 2013. Saiba mais sobre as novas lâmpadas de xénon, sobre o que estas podem fazer e sobre onde são utilizadas.

 

Em veículos a partir da gama média, as novas luzes de xénon substituem frequentemente as lâmpadas de halogéneo que eram utilizadas anteriormente por norma, o que melhora significativamente a iluminação. Para a gama de veículos pequenos e classes compactas, na qual a iluminação de xénon padrão de 35 W ainda não foi disponibilizada ou apresenta uma procura muito reduzida, a versão de 25 W é uma opção alternativa a um preço muito atractivo.

 

Controlo automático do alcance dos faróis e sistema de lavagem de faróis?

 

Existe uma percepção generalizada de que o controlo automático do alcance dos faróis e o sistema de lavagem dos faróis são necessários para automóveis com luzes de xénon, mas isto está apenas parcialmente correcto. Os regulamentos internacionais definidos pela ECE R48 não se referem especificamente ao tipo de lâmpada, mas sim ao feixe de luz emitido pela fonte de luz dos médios. Se o feixe de luz for superior a 2000 lúmens, o automóvel tem de ser equipado com o controlo automático do alcance dos faróis e com um sistema de lavagem dos faróis.

 

Esta era uma questão relativamente simples no passado. As lâmpadas de halogéneo eram sempre inferiores a este limite e as lâmpadas de xénon, com cerca de 3200 lúmens, eram sempre superiores. Isto deu origem à primeira referência à tecnologia de xénon da mesma forma como continua a ser referida na StVZO (Straßenverkehrs-Zulassungs-Ordnung – Regulamento alemão relativo à admissão à circulação rodoviária). A característica especial da solução de 25 W é o seu feixe de luz que tem agora "apenas" 2000 lúmens.

 

Isto significa que o controlo automático do alcance dos faróis e o sistema de lavagem dos faróis podem ser omitidos, apesar de a sua inclusão ser permitida. No entanto, muitos fabricantes de automóveis estão a optar por manter o controlo automático do alcance dos faróis e omitir apenas o sistema de lavagem. Isto maximiza as vantagens para os fabricantes, pois necessitam de apenas um depósito de água pequeno, poupando espaço e peso.

 

Philips D5S com sistema electrónico totalmente integrado

Figure 1: Xenon D5S
Figure 1: Xenon D5S

A solução de 25 W da Philips é denominada D5S e, para além de integrar o arrancador tal como a D1 e a D3, esta também possui o balastro completo no encaixe. Não são necessários sistemas electrónicos adicionais. A D5S possui um arco de luz optimizado e é instalada num módulo de projecção concebido especificamente para esta.

 

O objectivo é concentrar o máximo possível dos 2000 lúmens disponíveis na estrada, aproximando-se ao máximo do nível de iluminação da estrada proporcionado pela lâmpada de xénon clássica de 35 W.

 

D5S comparada com D3S

 

De acordo com os valores, a D5S com os seus 2000 lúmens aproxima-se mais de uma H7 (1500 lúmens) do que de uma lâmpada de xénon padrão. As imagens de comparação seguintes do laboratório de aplicação da Philips demonstram que esta percepção é ilusória.

A lâmpada D5S possui um arco de luz optimizado e mais compacto com uma luminância mais elevada. Esta é a medição relativa à intensidade do brilho de uma "superfície" luminosa. Em conjunto com a lente especialmente adaptada, a luz disponível é utilizada de forma mais eficiente e é projectada para a estrada com maior eficácia. A lâmpada também possui uma temperatura da cor mais elevada de 4800 kelvins em comparação com os 4100 kelvins para uma lâmpada padrão.

 

Figure 2: D5S in the Citroën C4 Picasso 2013
Figura 2: D5S no Citroën C4 Picasso 2013
Figure 3: H7 in the Audi Q5 2010
Figura 3: H7 no Audi Q5 2010
Figure 4: D3S in the Audi A4 2010
Figura 4: D3S no Audi A4 2010
A D5S está instalada nos modelos base dos novos Audi A4, A6, Q3, Q7 e TT, nos Maserati Ghibli e no Alfa Romeo 4C. Está disponível como equipamento opcional nos Vauxhall Corsa, Citroën C4 Picasso, Skoda Rapid, Alfa Romeo Gulia, Fiat 500X e no Jeep Renegade.

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